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Renovado em 2020, o Bentley Continental GT recebeu um motor V8 de 550 CV que faz esquecer o W12, reduzindo os consumos e o preço final, todavia o ADN da marca britânica está lá todo. Não lhe falta nada. Mais um teste pleno de emoções fortes, numa altura em que a marca continua a crescer de forma consolidada em Portugal.

Texto: Ricardo Carvalho
Fotos: Paulo Calisto

Conduzir um Bentley é um deleite, um momento de qualidade que não está ao alcance de todos, mas a verdade é que que pode ser concretizado por cada vez mais pessoas. Ao contrário de um Lamborghini ou de um Ferrari, qualquer modelo da Bentley pode ser conduzido no dia-a-dia com facilidade, ergonomia e conforto. Verdade que continuam a não ser automóveis para a carteira do comum dos mortais, mas, felizmente, continuam a ser automóveis com grandes motores a gasolina, e só isso já é muito bom.
O Continental GT Coupé é o mais mediático duas portas da marca britânica com alguns anos de ativo e uma popularidade elevada. Foi lançado em 2003 e desde então tem evoluído, sem perder as suas caraterísticas fundamentais: classe, conforto, requinte, qualidade e… potência.

Ajuda Porsche

O Bentley Continental GT Coupé V8 Azur que tivemos oportunidade de ensaiar é o “model year” de 2023 da geração lançada em 2020, que utiliza uma boa parte do chassis do Porsche Panamera, ao invés de uma plataforma Audi, como sucedia com o modelo anterior. Isto significa que a premissa principal era desenvolver um automóvel com um comportamento mais dinâmico do que aquele que tinha até então e que era um dos pontos mais criticados deste modelo.
Com esta ideia na mente, é fácil adivinhar que a Bentley não ficaria por aí e que acabaria por aproveitar o resto dos elementos encarregados de colocar no asfalto toda a potência do motor. Referimo-nos ao esquema de suspensões, incluindo as barras estabilizadoras ativas, mas também ao sistema de tração integral inteligente e até à caixa de velocidades automática de oito relações, que agora é de dupla embraiagem. É claro que os engenheiros da Bentley deram o seu toque pessoal. E o resultado? Numa só palavra: im-pre-ssio-nan-te! Que forma de curvar, que tração, que maneira de abordar as curvas uma atrás da outra… Convém relembrar que estamos perante um automóvel que mede 4,850 mm de comprimento, 2187 mm de largura e 1405 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2851 mm. Pesa 2165 kg (menos 305 kg que o anterior) e na verdade o seu habitat natural serão sempre as estradas mais largas, amplas, com várias faixas e poucas curvas.

V8 para os sentidos

Mas o Continental GT V8 surpreende. Se em autoestrada, estradas largas e sem curvas faz o seu trabalho de forma irrepreensível, em curva o coupé britânico sobressai. O efeito surpresa consegue-se com alguns truques que se juntam ao do peso “reduzido”: o motor está posicionado mais atrás, o que permite uma divisão de pesos mais equilibrada (55:45), o eixo traseiro direcional melhora a dinâmica a alta velocidade, a agilidade e a manobrabilidade, e o sistema Bentley Dynamic Ride (são as barras estabilizadoras ativas que funcionam com uma rede de 48V), fazem com que nas curvas mais apertadas este Continental GT não adorne.
O motor V8 também foi trabalhado e saiu da imaginação da Porsche (é o mesmo do Panamera Turbo). A partir de uma cilindrada de 3993 cc, este motor foi melhorado com detalhes técnicos, como um turbo duplo posicionado entre as duas bancadas de cilindros e um sistema de desativação de quatro cilindros para poupar combustível nos momentos em que se exerce pouca pressão no acelerador. Se não conhecessemos o funcionamento do sistema, nem sentiríamos quando funcionam os 4 ou os 8 cilindros. Mas, na verdade, quando se pisa o acelerador, aí sim. O som grave, rouco, obscuro, apenas mitigado pelo cuidado isolamento do habitáculo, nos diz que algo de muito sério está a acontecer debaixo do capô. E não é só o som que nos levanta os pelos do braço. O motor do Continental GT V8 entrega às quatro rodas 550 CV de potência às 6000 rpm e 770 Nm de binário disponíveis entre as 2000 e as 4000 rpm. Assim, o apreciado Coupé britânico chega dos 0 aos 100 km/h em 4 segundos e alcança os 318 km/h de velocidade máxima, e estamos em condições de garantir ao leitor que alcança este valor de forma rápida. Para alimentar tanto cavalo é preciso combustível, no caso gasolina, que, ainda assim, não será tanta como se poderia pensar. É possível alcançar valores de 14 l/100 km, isto a andar de forma serena e suave. Numa condução mais agressiva, os números sobem bastante, o que é normal, sempre estamos na presença de um V8 bem potenciado.

Luxo e requinte

Falar da vida a bordo num Bentley Continental GT V8 sem cair em redudâncias e lugares comuns não é fácil. Exótico e refinado para uns, ostensivo e com excesso de cromados para outros, mas que não existam quaisquer dúvidas que, apesar de tudo, qualquer um que se sente no habitáculo deste Bentley terá uma experiência inigualável. Em Crewe são especialistas em tornar nobre qualquer coisa em que tocam, por isso, quando um automóvel sai da sua linha de produção, o cliente pode ter a certeza de que na sua criação intervieram autênticos artesãos, formados durante anos. Cada pesponto da pele dos bancos ou do forro das portas, cada transição entre painéis à vista, foi executado com uma precisão micrométrica. No interior reina o luxo. Os bancos privilegiados são os dianteiros, onde condutor e passageiro gozam de um ambiente de alto nível. Bancos confortáveis, com massagem, climatização, múltiplos ajustes elétricos, e que envolvem o corpo quando chegam as curvas. Sendo uma marca de perfil conservador, não são de surpreender o elegante e sóbrio relógio Breitling analógico ou a abundância de botões na consola central, numa época em que a tendência é para a poupança dos mesmos.
A conclusão, depois de uma horas aos comandos deste GT, e nem vale a pena falar no preço, é a de que este é um dos melhores do mercado. Não porque seja o mais rápido,  o mais dinâmico, ou o mais luxuoso, mas pela envolvência de um conjunto completo que deixa qualquer um a sonhar.

FICHA TÉCNICA

Bentley Continental GT V8 Azure

TIPO DE MOTOR   Gasolina, 8 cilindros em V, turbo

CILINDRADA          3993 cm3

POTENCIA                       550 CV às 6000 rpm

BINÁRIO MÁXIMO           770 Nm entre as 2000 e as 4000 rpm

TRANSMISSÃO               Integral, Dupla embraiagem, 8 vel.

VELOCIDADE MÁXIMA 318 km/h

ACELERAÇÃO                 4,0 s (0 a 100 km/h)

CONSUMO (WLTP)                    12,1 l/100 km

EMISSÕES CO2 (WLTP)  275 g/km CO2

DIMENSÕES (C/L/A)        4850/1954/1405 mm

PNEUS                            295/30 R22 – 315/30 R22 (fr-tr)

PESO                              2165 kg

BAGAGEIRA                    358 litros

PREÇO                            320 388 €

GAMA DESDE                  273 875 €

IMPOSTO DE CIRCULAÇÃO (IUC) 964,27 €

LANÇAMENTO                 Agosto de 2022

Ricardo Carvalho

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