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Nos últimos anos, os puxadores das portas que se escondem como por magia tornaram-se moda. Se assistirmos a esta coreografia, temos temos de admitir que tem piada.

No entanto, estes puxadores têm as suas armadilhas, para as quais a ADAC está agora a alertar. A Tesla começou a utilizá-las na produção em grande escala, e fabricantes como a Mercedes-Benz e a BMW, bem como muitos outros com carros elétricos, também seguiram o exemplo. Algumas puxadores podem ser acionados manualmente, pressionando a parte mais adiante, mas muitas dependem de atuadores elétricos que se acionam automaticamente.

O perigo surge se a alimentação elétrica for interrompida após um acidente, uma vez que a pega pode permanecer retraída e os serviços de salvamento podem não conseguir chegar aos ocupantes do carro, salienta o clube automóvel.
É importante que os bombeiros, os serviços do INEM ou qualquer pessoa que venha em auxílio de pessoas feridas num automóvel, consigam abrir o veículo de forma rápida, fácil e intuitiva a partir do exterior. Ainda mais em caso de incêndio.
A ADAC considera que estas puxadores retráteis, embutidos na carroçaria quando o veículo está estacionado e em andamento, podem tornar esta tarefa consideravelmente mais difícil, especialmente para os não profissionais. Mas mesmo as equipas de salvamento precisariam de mais tempo para chegar aos ocupantes.

Os testes de colisão do Euro NCAP também avaliam as forças de abertura das portas e verificam se o automóvel desbloqueia automaticamente as portas após um acidente, para que possam ser abertas a partir do exterior. Até agora, os puxadores retráteis das portas não revelaram quaisquer anomalias a este respeito. No entanto, no passado, registaram-se problemas em acidentes reais.

Do ponto de vista da ADAC, uma solução mecânica para estender os puxadores das portas garante a melhor hipótese de poder abrir o carro a partir do exterior após um acidente. Especialmente se a alimentação eléctrica falhar.
O ADAC aconselha os proprietários de veículos com abertura elétrica das portas pelo interior a familiarizarem-se com as opções de desbloqueio de emergência no manual do veículo. Idealmente, os passageiros também devem ser informados.
Em caso de dúvida, um martelo de emergência para janelas, que esteja à mão mas bem guardado, também pode ser útil. No entanto, também não é uma ajuda garantida numa emergência, uma vez que é difícil de utilizar contra vidros laminados.

Ricardo Carvalho

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