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Os projetos automóveis cancelados têm um certo encanto, particularmente quando envolvem protótipos em tamanho real que permaneceram escondidos atrás de portas fechadas durante anos.

É o caso do Peugeot 208 Cabriolet que se vê na foto e que foi recentemente exposto em França. É um vislumbre do que poderia ter sido um descapotável, se os executivos da empresa lhe tivessem dado luz verde para a produção.

O único Peugeot 208 Cabriolet existente foi exibido pela primeira vez no Musée De L’Aventure Peugeot em Sochaux, França. O desenvolvimento do projeto “A97” começou em 2007, cinco anos antes da estreia do Peugeot 208 hatchback original, que chegou em 2012.

Ao contrário dos seus antecessores, o 206 CC e o 207 CC, que apresentavam capotas rígidas retráteis, a versão cabriolet do Peugeot 208 pretendia trazer de volta a configuração de capota flexível. A marca francesa reconheceu as vantagens desta solução em termos de embalagem, de economia de custos e de peso.

Como mostra o protótipo, uma capota de lona mais tradicional permitiria proporções mais equilibradas, dispensando as caraterísticas de coupé das versões anteriores. Permitiria também mais espaço para as cabeças e os joelhos dos passageiros traseiros, tornando o interior menos apertado.
O mecanismo do tejadilho terá sido desenvolvido pela empresa austríaca Magna Steyr, responsável pela produção do Peugeot RCZ. O tejadilho em lona vermelha do protótipo combinava com o interior estofado a couro, com uma janela traseira em vidro e uma terceira luz de travão integrada.

O resto da carroçaria parece ser largamente partilhada com o hatchback de três portas, reduzindo ainda mais os custos de desenvolvimento. Para além da ausência do tejadilho e das janelas sem moldura, o protótipo do Peugeot 208 Cabriolet apresenta uma traseira personalizada com uma porta traseira fortemente esculpida e um novo para-choques traseiro.

Ricardo Carvalho

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