fbpx




Os super SUV com motores potentes e desempenhos impressionantes sempre estiveram presentes nos mercados do Médio Oriente, dos Estados Unidos e, em certa medida, da Rússia, mas desde há alguns anos que este pequeno segmento também parece interessar à China.

De facto, os construtores chineses históricos, mas também as start-ups mais dinâmicas, começaram a apresentar 4×4 gigantescos que chegam a ter mais de 1.000 CV e podem deslocar-se em águas profundas. Sim, alguns deles são anfíbios.
Mas quais são estes veículos que desafiam modelos como o Mercedes-AMG G 63 ou os Range Rovers mais potentes, e será que alguma vez chegarão à Europa? Provavelmente sim, e até a Portugal, uma vez que a M-Hero vai ser uma das marcas chinesas que a Salvador Caetano vai importar. O U8 pertence à BYD, logo como a marca tem presença em Portugal, também poderá vir a ser comercializado… Descubra cinco que mexem com a consciência de cada um de nós.

Polestones 01
Começamos com um novo SUV chinês com uma potência elevada, mas não exagerada. Trata-se do Polestones 01, a primeira “criatura” da marca nascida em 2023 sob a alçada da start-up Rox Motor, que na China construiu a sua fortuna com o sucesso do aspirador robótico Roborock. O Polestones 01 é um elétrico de grande autonomia, também conhecido como híbrido plug-in de série, concebido pela Pininfarina, com 5,29 metros de comprimento, seis ou sete lugares e um peso de 2.580 kg. Este gigante é alimentado por um motor a gasolina de 1,5 litros, cuja única função é recarregar a bateria de 56 kWh, que alimenta os dois motores elétricos de 476 CV combinados.
A autonomia elétrica no ciclo de homologação CLTC é de 235 km, enquanto a autonomia combinada da bateria e do depósito de gasolina é de 1.338 km. O preço base na China para o Polestones 01 é de 349.900 yuan, o equivalente a cerca de 44.800 euros às taxas de câmbio atuais.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade