A indústria automóvel vive um momento de viragem, pressionada pela volatilidade dos preços do lítio e pela necessidade de diversificar tecnologias num mercado cada vez mais competitivo.
Neste contexto, e com o foco na caminhada para a mobilidade elétrica, a chinesa CATL anunciou que está a acelerar a sua estratégia de dupla via — lítio e sódio — preparando a entrada em força das baterias de iões de sódio no setor elétrico.
Ni Jun, diretor da CATL, revelou no Fórum Económico Mundial de Dalian que a empresa espera equipar entre 10.000 e 20.000 veículos elétricos com baterias de iões de sódio até ao final de 2026. O anúncio reforça a ambição da marca em democratizar uma tecnologia vista como alternativa mais estável e menos dependente de matérias‑primas críticas.
Recorde‑se que, esta semana, a CATL apresentou o Tener Sodium, um novo sistema de armazenamento de energia baseado em baterias de iões de sódio. As primeiras entregas na China estão previstas para setembro, enquanto as remessas globais deverão arrancar em junho de 2027.
A CATL investiu quase 10 mil milhões de yuans (cerca de 1,5 mil milhões de dólares) na investigação desta tecnologia ao longo da última década, reforçando a equipa de investigação e desenvolvimento com mais de 300 especialistas.
Segundo Gao Huan, diretor de tecnologia da CATL, os avanços alcançados com as baterias de iões de sódio permitiram aumentar a densidade energética em 50%, colocando os produtos num “estágio crucial” antes da produção em massa, prevista para o quarto trimestre deste ano.
Com a pressão sobre o lítio e a necessidade de soluções mais acessíveis e escaláveis, a corrida ao sódio ganha tração — e a CATL mostra que pretende liderar a próxima fase da mobilidade elétrica.
Leia também:
















