fbpx




A Audi acaba de apresentar o Q6L e-tron, uma variante alongada do seu novo SUV elétrico para o mercado chinês. O sufixo L representa, obviamente, a distância entre eixos mais longa. O início das primeiras entregas está previsto para 2025.

Vale a pena recordar que o Audi Q6 e-tron é o primeiro modelo Audi baseado na Plataforma Eléctrica Premium (PPE), desenvolvida em conjunto com a Porsche, que também é utilizada no novo Macan.
Esta arquitetura pretende ser mais um passo para a marca no caminho para se tornar uma empresa elétrica premium. Tal como os futuros modelos PPE de Ingolstadt para o mercado chinês, o Audi Q6L e-tron também será produzido numa nova fábrica em Changchun.

Com uma distância entre eixos alargada em 105 milímetros, o Q6L e-tron permite a instalação de uma bateria maior. De acordo com a Audi, a autonomia no ciclo de homologação chinês CLTC é superior a 700 quilómetros. A recém-desenvolvida bateria de iões de lítio, composta por 12 módulos e 192 células prismáticas com uma capacidade bruta total de 107 kWh, irá garantir isso.
Com tecnologia de 800 volts e uma capacidade máxima de carregamento em corrente contínua de 270 kW, deverão ser possíveis paragens de carregamento de 25 minutos para 10 a 80% da capacidade ou uma autonomia de 260 km em apenas dez minutos.

Em termos de potência, a versão com tração traseira debita 347 cv (255 kW), enquanto a opção com tração integral quattro debita 469 cv (345 kW).
A versão longa do SUV pretende oferecer mais espaço, conforto e adequação à utilização quotidiana. A distância entre eixos de 2,99 metros deverá mesmo garantir “espaço para as pernas de classe executiva” na traseira. O comprimento do Q6L e-tron aumenta de 4,77 metros para 4,88 metros. Com pouco menos de 1,69 metros, é quatro centímetros mais alto do que o Q6 de série.

No exterior, o Q6 da China destaca-se sobretudo pelos logótipos iluminados, uma frente redesenhada e jantes de 21 polegadas mais aerodinâmicas. Além disso, estará disponível em cores exclusivas, como o cinzento lilás.
Igualmente apelativos e novos são os puxadores das portas integrados quase à face na carroçaria, que são desbloqueados por um sensor de proximidade na parte inferior. Uma luz de comunicação melhora a assinatura luminosa do Q6L e-tron. Por exemplo, avisa os outros utentes da estrada de acidentes e avarias.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade