Teste - Voyah Courage RWD Exclusive 80 KWH:  Sem medo de arriscar - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Teste – Voyah Courage RWD Exclusive 80 KWH:  Sem medo de arriscar

Virgilio Machado by Virgilio Machado
08/11/2025
in Destaques, Ensaios
A A
Voyah Courage

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Novata em Portugal, a Voyah apresenta-se como marca orientada para o segmento premium, arriscando intrometer-se entre nomes grandes com mais passado e estatuto. Um dos seus primeiros modelos é o Courage, SUV de aspeto vanguardista, repleto de equipamento e com preço que pode dar que pensar…

Voyah Courage

Sucedem-se as marcas chinesas em Portugal. Pertencendo ao grupo Dongfeng Motor Corporation, também já no nosso mercado, a Voyah posiciona-se no complexo segmento premium, prontificando-se a combater marcas como a Audi, BMW ou Mercedes-Benz, além claro, das suas conterrâneas, como a Xpeng.

O Courage insere-se no segmento D com visual moderno e descomplicado, num conjunto robusto de 4,7 metros de comprimento e 2,9 m de distância entre eixos, destacando-se por pormenores como a grelha dianteira aerodinâmica com iluminação ‘Galaxy-Style’ (a imitar uma constelação através de logótipos diminutos iluminados), jantes de 20” ou pela secção traseira arredondada com luzes OLED horizontais.

Related Post

Lancia Fiat Panda Renata Zerbi

Depois do Fiat Panda, Roberta Zerbi vai renascer a Lancia

08/11/2025
maior bateria

Maior bateria térmica vem para Portugal, mas para fazer cerveja

08/11/2025
BMW-M4-Competition

BMW M vai terminar com mais versões, mas não há motivos para alarme 

08/11/2025
Alpine Atelier de Personalização A290

Alpine apresenta novas decorações exclusivas para o A290

07/11/2025

Voyah Courage

Tanta tecnologia

A bordo, o Courage sobressai de imediato pelo espaço oferecido tanto à frente, como atrás, não colocando entraves mesmo para adultos de estatura mais elevada. Uma benesse das plataformas dedicadas para os veículos 100% elétricos. O interior revela também abordagem cuidada e minimalista, com poucos comandos físicos, enquanto os materiais escolhidos são bastante bons, com pele sintética no tablier, no volante, nos bancos e na consola central.

Para se demarcar de outras propostas já no mercado, o Courage confia numa vertente tecnológica bastante forte, com painel de instrumentos LCD de 6”, que se limita a apresentar o essencial, tanto mais que é suportado ainda por um ‘head-up display’. Aqui, o protagonismo pertence ao ecrã tátil OLED de 15,05”, de rebordos laterais arredondados e com a capacidade de deslizar pelo tablier, por exemplo do centro para o lado do passageiro.

O sistema de infoentretenimento tem aspeto comum ao de outros elétricos, com menus por linhas do lado esquerdo, abrindo páginas dedicadas para várias funções – assistentes de segurança, iluminação ambiente, seleção dos modos de condução ou ajustes dos retrovisores (com recurso também aos comandos do volante) e dos bancos, sem esquecer o centro de jogos, de vídeo ou álbum de fotos. Os controlos por gestos e voz ajudam a destacar o Voyah no que respeita à tecnologia. Por outro lado, a unidade ensaiada suportava apenas Apple CarPlay, mas é de esperar que a ligação para Android Auto surja depois.

Voyah Courage
Voyah Courage

Neste ‘mundo’ digital, algumas soluções têm aplicação discutível, como a ‘caixa de sons’ que através do ecrã central permite soar aplausos, assobios, arrotos, miados e latidos por altifalante situado na traseira, o qual pode ser utilizado também para transmitir música. Os comandos invertidos dos vidros elétricos são de difícil habituação, mas começa a parecer um detalhe comum nos veículos chineses.

Ao nível do equipamento estamos perante um verdadeiro topo de gama. Assim, e para além dos muitos assistentes de segurança, pode contar com teto de abrir panorâmico, ar condicionado por bomba de calor, fragrâncias de habitáculo selecionáveis, bancos de ajuste elétrico com climatização e massagem, câmaras 360º, base de carregamento sem fios ao meio…

Voyah Courage
Voyah Courage

Desempenho acertado

A versão Exclusive (entrada de gama), com tração traseira, dispõe de motor elétrico de 292 CV (215 kW) e 429 Nm, alimentado por bateria LFP de 80 kWh, caracterizando-se por atuação competente na maioria das situações de condução, merecendo realce positivo pela suavidade na entrega da potência. Tanto mais que o Courage exibe um ligeiro atraso na forma como aplica a potência quando o acelerador é pressionado bruscamente, condição mais notória no modo “Sport” já que após essa ligeira “pausa” o impulso seguinte é mais intenso. No entanto, optando por abordagem mais suave no acelerador, o Courage sobe rápido e gradualmente de ritmo, variando também as prestações de acordo com os vários modos de condução: os “Eco” e “Eco+” acentuam a eficiência, em oposição ao “Sport”, mais desportivo. Este SUV adota ainda modos “Snow” e “Outing” para outras abordagens fora de estrada. A regeneração também é variável, ajudando a manter os consumos num patamar comedido, como os 15,4 kWh/100 km obtidos neste ensaio. O carregamento máximo em corrente contínua (CC) faz-se a 145 kW, algo aquém do que muitos rivais oferecem.

Dinamicamente, se não tem aspirações desportivas, o Voyah Courage revela reações seguras e postura muito confortável, com controlo de movimentos bastante eficaz. Em autoestrada, a insonorização poderia ser melhor.

Voyah Courage

Em Portugal, decorre a fase de pré-reserva limitada a 25 unidades, com preço a partir dos 47.900 €.

Texto Miguel Silva Fotos Paulo Calisto

Voyah Courage

Conclusão

A abordagem tecnológica muito rica e a lista extensa de equipamento são argumentos usuais dos novos fabricantes chineses na Europa, pelo que o Courage não é exceção. Alia a isso a condução refinada, boas prestações, interior espaçoso e, sobretudo, o preço que pode apelar a quem está disposto a arriscar em novas abordagens no mundo premium.

 

FICHA TÉCNICA

VOYAH COURAGE RWD EXCLUSIVE 80kWh

TIPO DE MOTOR                            Elétrico, síncrono de íman permanente

POTÊNCIA                                      292 CV (215 kW)

BINÁRIO MÁXIMO                         420 Nm

TRANSMISSÃO                              Traseira, caixa de relação única

BATERIA                                         Fosfato Ferro-Lítio (LFP), 80 kWh

AUTONOMIA (WLTP)                     476 km

TEMPO DE CARGA                        9h00 a 11 kW CA (0-100%)

35 min. a 145 kW CC (10-80%)

V. MÁXIMA                                   200 km/h

ACELERAÇÃO                                6,9 s (0 a 100 km/h)

CONSUMO (WLTP)                       18,9 kWh/100 km (misto)

EMISSÕES CO2 (WLTP)                 0 g/km

DIMENSÕES (C/L/A)                    4.725 / 1.900 / 1.650 mm

PNEUS                                         255/45 R20

PESO                                            2.143 kg

BAGAGEIRA                                  527-1.328 l

PREÇO                                          48.800 €

GAMA DESDE                               47.900 €

I. CIRCULAÇÃO (IUC)                    0 €

LANÇAMENTO                             Março de 2025

Tags: carros elétricosEnsaioTesteVoyahVoyah Courage
Virgilio Machado

Virgilio Machado

Related Posts

Lancia Fiat Panda Renata Zerbi
Atualidade

Depois do Fiat Panda, Roberta Zerbi vai renascer a Lancia

by Vitor Mendes
08/11/2025
maior bateria
Atualidade

Maior bateria térmica vem para Portugal, mas para fazer cerveja

by Vitor Mendes
08/11/2025
BMW-M4-Competition
Atualidade

BMW M vai terminar com mais versões, mas não há motivos para alarme 

by Virgilio Machado
08/11/2025
  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Voyah Courage

Teste – Voyah Courage RWD Exclusive 80 KWH:  Sem medo de arriscar

08/11/2025
Lancia Fiat Panda Renata Zerbi

Depois do Fiat Panda, Roberta Zerbi vai renascer a Lancia

08/11/2025
maior bateria

Maior bateria térmica vem para Portugal, mas para fazer cerveja

08/11/2025
BMW-M4-Competition

BMW M vai terminar com mais versões, mas não há motivos para alarme 

08/11/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elon Musk Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hyundai KIA Lamborghini Lexus Marcas Mazda Mercado Mercedes Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version