Após ter anunciado o reforço da sua estratégia na condução autónoma com uma parceria estabelecida com a Pony.ai, a Stellantis anunciou agora que vai desenvolver um serviço de ‘robotáxis’, em colaboração com a Nvidia, Uber e Foxconn
O grupo automóvel fala de “um marco importante” na sua estratégia na área dos táxis de condução autónoma. “Esta iniciativa constitui um progresso significativo na estratégia global de robotáxis da Stellantis, após o acordo recentemente anunciado co a Pony.ai para testes com veículos autónomos na Europa. Em conjunto, estes esforços posicionam a Stellantis para desempenhar um papel significativo na transição para um transporte autónomo seguro, eficiente e sustentável”, lê-se no comunicado da Stellantis.
A parceria agora anunciada vai permitir combinar os pontos fortes das quatro empresas, a experiência global da Stellantis em engenharia e fabricação de veículos, o software de condução autónoma e computação de IA da Nvidia, as capacidades de eletrónica e integração de sistemas da Foxconn e a liderança da Uber em operações de transporte – para explorar uma nova geração de veículos autónomos de Nível 4.
A colaboração será baseada nas Plataformas AV-Ready da Stellantis – especificamente o veículo comercial ligeiro “K0” e a STLA Small – equipadas com a arquitetura de veículos autónomos Nvidia Drive AGX Hyperion 10, que inclui o sistema operativo Nvidia DriveOS com certificação de segurança e o software Nvidia Drive AV (NDAS) completo, desenvolvido especificamente para uma autonomia de Nível 4. As Plataformas AV-Ready da Stellantis são projetadas para oferecer flexibilidade máxima e adaptar-se a vários casos de utilização de mobilidade comercial e de passageiros.
A Uber planeia integrar veículos autónomos da Stellantis em cidades selecionadas de todo o mundo, começando com 5.000 unidades, para operações iniciais nos EUA. Os programas-piloto e os testes deverão aumentar nos próximos anos, com o início da produção previsto para 2028.
“A mobilidade autónoma abre as portas para novas opções de transporte mais acessíveis para os clientes. Criámos Plataformas AV-Ready para atender à crescente procura e, em parceria com líderes em IA, eletrónica e serviços de mobilidade, pretendemos criar uma solução escalável que ofereça uma mobilidade mais inteligente, segura e eficiente para todos.”, disse Antonio Filosa, CEO, Stellantis, em comunicado.















