Os europeus estão fartos da Tesla, exceto um país que não consegue parar de comprar. As entregas da Tesla explodiram na Noruega, ajudadas pelo novo Modelo Y, mas os países vizinhos mostraram-se menos entusiastas.
As vendas globais da Tesla podem estar a cair, mas nem todos os mercados estão a esfriar. Em alguns cantos do mundo, a marca ainda está a obter vitórias inesperadas. Na Noruega, por exemplo, onde nove em cada dez carros novos vendidos são elétricos, as vendas da Tesla dispararam, aumentando 213% em maio em comparação com o mesmo mês de 2024.
Um total de 2.600 veículos elétricos Tesla foram entregues na Noruega em maio, de acordo com o Conselho Norueguês de Informação sobre Tráfego Rodoviário (OFV). Sem surpresa, o boom foi liderado pelo lançamento do Modelo Y renovado, que estreou nesta primavera. O SUV compacto é o carro mais vendido do país há três anos consecutivos e, em maio deste ano, conquistou uma fatia significativa de 16,5% do mercado.
Isso foi mais do que o dobro dos 7% do segundo colocado, o bZ4X da Toyota, e quatro vezes mais do que o VW ID.4 (4,2%). O desempenho geral da Tesla na Noruega foi muito além do aumento saudável de 39% nas vendas de todos os carros vendidos no país no mês passado.
A postura pró-clima do governo norueguês, que remonta a 25 anos, apesar de ser um grande exportador de petróleo, ajudou a converter a sua população para carros elétricos, mesmo que o inverno do país mostre os veículos elétricos na sua pior luz. Fortes incentivos financeiros e um grande número de carregadores disponíveis criaram uma procura suficiente para que a Noruega esteja agora perto da meta de 100% de VE em 2025, estabelecida há oito anos. No entanto, os últimos resistentes aos motores a combustão serão difíceis de converter.
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Mas outros países europeus que também tiveram acesso ao Model Y renovado e já tinham visto o modelo antigo se tornar o carro mais vendido no seu país não repetiram os números da Noruega. Na Suécia, que faz fronteira com a Noruega, as vendas da Tesla caíram 54%, para apenas 503 veículos. Na França, elas caíram 67%, para 721 unidades, segundo dados da AAA.
As vendas europeias da Tesla caíram para metade, com os compradores a evitarem a marca que outrora dominava as tabelas de vendas, tornando-se a primeira a superar não só outros veículos elétricos, mas todos os carros com motor de combustão. A chegada de uma concorrência mais forte, tanto de marcas tradicionais como de recém-chegados chineses como a BYD, é um fator, assim como um certo nível de desapontamento com o facto de as remodelações da Tesla ao Model 3 e ao Model Y não terem ido suficientemente longe.
Mas outra razão importante para as vendas fracas da Tesla é a deterioração da imagem da marca e a repulsa do público pelo apoio de Musk a partidos políticos de direita, como o AfD da Alemanha. Numa sondagem realizada em março, 94% dos alemães afirmaram que nunca comprariam um Tesla.