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Teste – Hyundai Ioniq 5 N – Que comece o jogo

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
24/03/2025
in Ensaios
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Teste – Hyundai Ioniq 5 N – Que comece o jogo

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Bem-vindo à nova máquina de recreativa idealizada pela Hyundai. A insígnia N transforma o elétrico Ioniq 5 num “jogo” desportivo que simula as caraterísticas dos modelos térmicos mais competitivos do seu catálogo. Agarre-se bem porque a diversão está a chegar, e a da Hyundai é diferente de tudo o que existe no mercado.

Certamente que em grupos de amigos já discutiu várias vezes sobre um dos handicaps ou problemas, além da autonomia e do carregamento, inerentes aos carros elétricos: a falta de alma. Chame-lhe emoção, carisma, personalidade…

Em parte, isto poderia ser fácil de conseguir com a potência, e aí os elétricos vieram democratizar o acesso a potências que anteriormente eram exclusiva dos superdesportivos. O difícil é fazer com que essa entrega imediata de potência seja capaz de emocionar… até que apareceu a marca coreana para agitar o mercado.
Sob a égide da divisão desportiva da Hyundai, a N, o novo e em muitos aspetos transgressor Ioniq 5 N é uma mudança de paradigma. O espírito “racing” desta família, que foi tão bem recebido no i30N, i20 N e no anterior Kauai N, é transferido pela primeira vez para um dos seus modelos EV e, no processo, introduz toda uma série de caraterísticas específicas para proporcionar uma experiência de condução sem paralelo, mesmo em marcas premium.

Para começar contamos com dois motores (dianteiro, de 238 CV e traseiro de 412) capazes de fornecer um pico de 650 CV e até 770 Nm de binário limite durante um máximo de dez segundos, graças à função N Grin Boost que se ativa a partir do volante. Sem ela, fica-se por uns igualmente impressionantes 609 CV.
A partir daí, e logicamente após a afinação específica do Ioniq 5 (maior rigidez estrutural, coluna de direção reforçada, travões sobredimensionados de 400 mm à frente e 360 atrás, suspensão desportiva, carroçaria alargada, jantes forjadas de 21” com pneus de 275 mm…), começa a “festa”, com toda uma série de funções que convertem este carro numa máquina de pura diversão. Propõe diversões “jogos” ao volante, cada um mais dinâmico que o outro.

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Vamos concentrar-nos naqueles que para nós fazem a diferença em relação a alternativas do seu género. O primeiro é a tecnologia N e-shift que simula uma transmissão de dupla embraiagem com patilhas no volante. Enquanto nos outros modos de condução estas atuam sobre a travagem regenerativa (há cinco níveis, incluindo um i-pedal para circular quase sem tocar nos travões), como em muitos elétricos, com esta função a condução resulta mais emocionante e aproximada à de um N com motor de combustão. Funciona muito bem, porque não só controla a entrega do binário consoante a escala de rotações, como também provoca solavancos entre as relações ao estilo de uma caixa sequencial desportiva com corte de ignição simulado. E para que a experiência seja completa, é acompanhada por um sistema de som dentro e fora (oito altifalantes internos e dois externos) que até reproduzem os petardos caraterísticos de outros modelos N quando se reduz na “caixa”. Todo um espetáculo sensorial que permite ao condutor “saborear” o impulso dos seus motores.

Desempenho poderoso

Não se esqueça que falamos de apenas 3,4 segundos dos 0-100 km/h e de 260 km/h de velocidade máxima, registos de um superdesportivo. A energia que emana do Ioniq 5 N deixa-nos sem palavras e cola-nos às suas espetaculares baquet (não são uma tortura porque são muito macios) a cada pisar do acelerador. Para sentir essa explosão de potência, além do som simulado ao estilo de um 2.0 turbo de quatro cilindros, existem ainda duas sonoridades adicionais à escolha: Evolution (como o protótipo elétrico RN22e) ou Supersonic (turbina a jato).
Até o tato dos pedais (embora a travagem careça de alguma da consistência inicial de um desportivo térmico) é boa e está bem calibrada. A direção é ultra direta e o carro pisa com firmeza. Não espere a elevada dureza de um i30 N, aqui a proposta é muito mais benevolente (ajustável) dentro da sua conceção desportiva.
Numa condução mais agressiva, o peso acaba por se fazer sentir. A inércia à entrada da curva, apesar de não o tornar subvirador, é percetível, e acaba por limitá-lo na hora de passar de uma curva para outra. Não obstante, tudo tem de ser colocado no contexto de um carro elétrico que se comporta de forma extraordinária e oferece, por outro lado, uma tração muito eficaz.

Gadgets desportivos

De facto, muitos dos seus sistemas foram concebidos para tirar o máximo partido em condução extrema, tanto dentro como fora de um circuito. Um deles é o N Race, que otimiza o consumo de energia de acordo com a utilização: o Sprint dá prioridade a entregas de potência máxima mais curtas e o Endurance prioriza a autonomia em pista. A este respeito, a gestão térmica da bateria também inclui o N Battery Pre-conditioning para se preparar antes do arranque segundo as exigências do desempenho.

Claro que, na autonomia, o Ioniq 5 não é diferente de um automóvel elétrico convencional. Equipa uma bateria de 84 kWh que anuncia 448 km, valor algo otimista quando se trata de andar rápido. O normal é andar sempre acima dos 23 kWh/100 km como ponto de partida do consumo. Como contrapartida, suporta um carregamento rápido de 350 kW.

Que mais “jogos” oferece este Ioniq 5 N? Por exemplo, um controlo de arranque com três níveis de tração, o N Pedal para melhorar a transferência de peso, apoiando-se na força de desaceleração, o N Drift Optimizer para facilitar o “drift”, o N Torque Distribution para distribuir o binário entre os eixos com um simples deslizar no ecrã (há dez etapas, entre um tração integral e um carro de propulsão), o N Brake Regen capaz de oferecer uma travagem regenerativa desportiva de até 0,6 G… Uma verdadeira demonstração de tecnologia e de como tudo trabalha bem.
Por fim, todo este conjunto “veste” um apelativo fato para o diferenciar do Ioniq 5 convencional, embora por dentro continue a ser um carro espaçoso (atrás, com bancos reguláveis em comprimento, muito espaço para as pernas e uma cota menor em altura), bagageira razoável, multimédia completo e acabamentos com bom aspeto.

Texto Juan Pablo Esteban
Fotos Paulo Calisto

CONCLUSÃO

Um Hyundai por 79.900 €? Sim, mas oferece algo que atualmente não tem correspondência no mercado: um elétrico com verdadeiras sensações desportivas e uma multiplicidade de tecnologias que funcionam. Além de um “super” equipamento de série.

FICHA TÉCNICA
HYUNDAI IONIQ 5 N

TIPO DE MOTOR                        Síncronos de ímanes permanentes, dianteiro e traseiro

POTÊNCIA                                   609 CV (650 CV c/ função overboost)

BINÁRIO MÁXIMO                     740 Nm (770 Nm c/ função overboost)

TRANSMISSÃO                            Integral, caixa de relação única

BATERIA                                       Iões de lítio, 84 kWh

AUTONOMIA (WLTP)                    448 km (589 km em cidade)

TEMPO DE CARGA                     11h a 7,4 kW CA (0-100%)

18 min. a 350 kW CC (10-80%)

VELOCIDADE MÁXIMA                260 km/h

ACELERAÇÃO                               3,4 s (0 a 100 km/h)

CONSUMO (WLTP)                    21,2 kWh/100 km (misto)

EMISSÕES CO2 (WLTP)             0 g/km

DIMENSÕES (C/L/A)                  4.715 / 1.940 / 1.585 mm

PNEUS                                           275/35 R21

PESO                                              2.275 kg

BAGAGEIRA                                 480-1.540 l

PREÇO                                           79.900 €

GAMA DESDE                              79.900 €

I.CIRCULAÇÃO (IUC)                  0 €

LANÇAMENTO                            Abril de 2024

Tags: Hyundai Ioniq 5 N
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

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