Estudo revela que a espuma dos bancos dos automóveis pode causar cancro - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Estudo revela que a espuma dos bancos dos automóveis pode causar cancro

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
09/05/2024
in Atualidade, Destaques
A A
Estudo revela que a espuma dos bancos dos automóveis pode causar cancro

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

De acordo com um estudo recente publicado pela American Chemical Society, aponta para um produto químico retardador de incêndios específico, utilizado na espuma dos bancos dos veículos, descoberto no ar das cabinas dos automóveis que pode aumentar o risco de cancro se for respirado.

O químico em questão é o fosfato de tris, conhecido simplesmente como TCIPP. Trata-se de um aditivo retardador de chama utilizado na espuma de poliuretano, que é habitualmente utilizada nos assentos de praticamente todos os carros que circulam atualmente. O estudo incluiu 155 participantes que conduziam veículos de 2015 ou mais recentes. Para determinar possíveis alterações relacionadas com as temperaturas, foram efetuados 101 testes no inverno e 54 no verão.

Os resultados foram bastante diretos. 99% dos veículos apresentaram vestígios de TCIPP no ar, o que corresponde a amostras de espuma de assento nas quais o aditivo estava presente. Em temperaturas quentes, a concentração de TCIPP no ar era duas a cinco vezes superior. Em suma, o calor promove a libertação de gases dos bancos, colocando mais do químico no ar.

Related Post

Renault e Nissan reajustam a sua aliança

5 anos bastaram. Luca de Meo deixa o Grupo Renault

15/06/2025
Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025

De que quantidade exata de TCIPP estamos a falar? O estudo encontrou entre 0,2 e 11.600 nanogramas por grama. Um nanograma é a bilionésima parte de um grama, pelo que se trata de uma quantidade extremamente pequena. No entanto, um relatório toxicológico de 2023 encontrou possíveis ligações cancerígenas entre o TCIPP e os ratos. Portanto, mesmo uma pequena exposição pode ser problemática.

Em parte, é isso que o estudo procura determinar. Os efeitos dos produtos químicos retardadores de chama foram avaliados em várias situações, mas os investigadores dizem que o reino automóvel é uma “fonte pouco estudada”. Segundo a AAA, o condutor americano médio passa uma hora por dia num automóvel e o ambiente de concentração pode ser agravado por temperaturas mais quentes. O estudo recomenda que se abram as janelas se o carro estiver estacionado no exterior para reduzir a temperatura interior e promover um melhor fluxo de ar. Utilizar o ar condicionado e evitar a regulação da recirculação interior também pode ajudar.

Em última análise, o estudo conclui dizendo que é necessária uma avaliação mais aprofundada para compreender plenamente o âmbito do potencial perigo relativamente ao TCIPP nos automóveis.

Tags: Bancos automóvelCancroEStudo
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Renault e Nissan reajustam a sua aliança
Atualidade

5 anos bastaram. Luca de Meo deixa o Grupo Renault

by Vitor Mendes
15/06/2025
Restyling do Tesla Model S e X está pronto
Atualidade

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?
Atualidade

O que muda no BMW XM para 2025?

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
Next Post
Este preparador colocou uma PDK num Porsche 911 arrefecido a ar

Este preparador colocou uma PDK num Porsche 911 arrefecido a ar

Hipercarros elétricos? A opinião curiosa do CEO da Rimac

Hipercarros elétricos? A opinião curiosa do CEO da Rimac

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Renault e Nissan reajustam a sua aliança

5 anos bastaram. Luca de Meo deixa o Grupo Renault

15/06/2025
Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version