Xiaomi YU7 é uma espécie de Ferrari chinês elétrico com 835 km de autonomia
Ricardo Carvalho
Coincidindo com o seu 15.º aniversário, a Xiaomi apresentou o seu primeiro SUV elétrico, o YU7, que marca mais um passo da empresa chinesa na sua transição para o setor automóvel, após o lançamento do sedã SU7. O preço do YU7 será anunciado oficialmente em julho, ou seja, dentro de alguns dias.
Construído sobre a plataforma Modena, o carro mede 4.999 mm de comprimento, 1.996 de largura e 1.608 de altura, com uma distância entre eixos de 3 metros. O peso varia entre 2.140 e 2.460 kg, dependendo da configuração. As jantes disponíveis medem 19 e 20 polegadas.
Estão disponíveis nove cores, incluindo opções metalizadas e uma pintura verde inspirada nas esmeraldas colombianas. Entre os destaques do exterior estão as maçanetas retráteis com iluminação ambiente e tecnologia UWB, que permite o acesso sem chave através de um smartphone, incluindo a abertura do porta-bagagens.
O interior oferece bancos dianteiros “gravidade zero” com acabamento em couro Nappa, reclináveis até 123° e com massagem em 10 pontos. Por sua vez, os bancos traseiros vêm com amplos ajustes elétricos e os ocupantes contam com um ecrã de 6,68 polegadas para controlar o ar condicionado, a música e a navegação. A plataforma eletrónica do YU7 utiliza um chip Snapdragon 8 Gen 3, que permite arranques em 1,35 segundos e atualizações OTA em até 15 minutos.
O SUV estará disponível em três configurações: YU7 RWD (tração traseira): motor traseiro com 320 cv e 528 Nm. Aceleração de 0 a 100 km/h em 5,88 s e velocidade máxima de 240 km/h; YU7 Pro AWD (tração total): dois motores com 496 cv e 690 Nm combinados. Aceleração em 4,27 s e velocidade máxima de 240 km/h; YU7 Max AWD: dois motores com 691 cv e 866 Nm combinados. Aceleração em 3,23 s e velocidade máxima de 253 km/h.
A versão Max conta com um motor dianteiro de 299 cv e outro traseiro de 401 cv. Todas as variantes dispõem de uma arquitetura elétrica de 800 volts, o que permite recargas ultrarrápidas: até 620 km de autonomia em apenas 15 minutos.
O YU7 em função das baterias e autonomias estimadas de acordo com o ciclo de homologação chinês CLTC:
RWD: bateria LFP de 96,3 kWh e autonomia de até 835 km
Pro AWD: mesma bateria LFP e autonomia de até 770 km
Max AWD: bateria NCM de 101,7 kWh e autonomia de até 760 km
O YU7 conta com sensores LiDAR, radar 4D de ondas milimétricas, câmaras com revestimento antirreflexo (ALD) e sistema de condução semiautónoma da própria Xiaomi, gerido pela plataforma Nvidia Drive AGX Thor.
Inicialmente previsto para o Salão de Xangai, o lançamento do YU7 foi adiado após um acidente que afetou um dos seus veículos autónomos de teste. Após uma revisão interna dos protocolos de segurança, a estreia oficial foi remarcada para este mês de julho.
O SUV será produzido na China e a sua comercialização está em fase de aceitação de reservas, com preços estimados entre 300.000 e 400.000 yuans (entre 35.700 e 47.700 euros à taxa de câmbio atual). Resta esperar para ver em que outros mercados, além do chinês, este SUV chegará.