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Com a Volvo a expandir a sua gama, o portefólio está a tornar-se um pouco confuso. Mas a marca já tem uma solução.

Assim, os seus modelos totalmente elétricos e híbridos plug-in deixarão de ter o sufixo “Recharge”. A empresa detida pela Geely está a simplificar a sua nomenclatura para facilitar a compreensão.

Como resultado, o XC40 Recharge e o C40 Recharge são agora substituídos pelo EX40 e EC40, respetivamente. Estes juntam-se aos outros EV da Volvo, incluindo o crossover EX30 mais pequeno, o SUV EX90 de tamanho normal e o monovolume EM90, exclusivo para a China.

Simultaneamente, os híbridos plug-in como o XC60 Recharge, o S60 Recharge e outros estão a adotar o sufixo “T6” ou “T8”, dependendo da potência combinada. Esta designação era anteriormente utilizada pelos modelos a gasolina, mas está a ser readaptada à medida que a Volvo transita para uma gama totalmente elétrica até 2030.

Por outro lado, a Volvo não está a deixar de lado os modelos que ainda têm motor de combustão interna. O XC60 e o XC90 recebem melhorias no motor B5 híbrido ligeiro que funciona de forma mais limpa. O mais pequeno dos dois SUV consome agora menos cerca de quatro por cento de combustível, enquanto as emissões de CO2 diminuem na mesma percentagem. O modelo maior reduz em cerca de dois por cento, graças a um ciclo de combustão do motor mais eficiente.

Ricardo Carvalho

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