Teste – BMW i5 EDrive 40 Touring – Fez-se luz - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Teste – BMW i5 EDrive 40 Touring – Fez-se luz

Vitor Mendes by Vitor Mendes
21/04/2025
in Destaques, Ensaios
A A
Teste – BMW i5 EDrive 40 Touring – Fez-se luz

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Com mais mala que o SUV iX e melhor dinâmica, a primeira carrinha elétrica da história da BMW não belisca a longa tradição da marca neste formato mais familiar. Qualidade, versatilidade e espaço, com autonomias sem emissões de até 560 km. 

BMW i5 TouingApesar de as tendências desvalorizarem as carrinhas face aos SUV, ainda são estas que melhor compatibilizam espaço, conforto e dinâmica. Além de que é o formato familiar mais aerodinâmico, e por isso mais adequado aos desígnios da “eletromobilidade”.

Na BMW, ‘fez-se luz’ e a nova carrinha Série 5 (a 6ª desde 1991!) passou a apresentar-se no mercado com motores para todas as necessidades e gostos, a gasolina, Diesel e exclusivamente elétrica, sob a designação i5 Touring. Está disponível em Portugal por preços a partir de 79.000 €, pedidos por esta versão eDrive 40, com motor elétrico de 340 CV de potência, a permitir mais de 500 km de autonomia.

Related Post

Xiaomi diz que 10.000 contas falsas espalharam mentiras sobre os seus elétricos

Xiaomi diz que 10.000 contas falsas espalharam mentiras sobre os seus elétricos

21/05/2025
Scania apresenta novo motor Super 11 mais leve eficiente

Scania apresenta novo motor Super 11 mais leve eficiente

21/05/2025
Pirelli e Luna Rossa juntos para a 38ª Edição da America´s Cup

Pirelli e Luna Rossa juntos para a 38ª Edição da America´s Cup

21/05/2025
SEAT

SEAT avança na produção de veículos elétricos em Martorell

21/05/2025

BMW i5 TouringA bateria tem uma capacidade utilizável de 81,2 kWh e admite carregamentos rápidos até um máximo de 205 kW – neste caso, é possível aumentar a autonomia até 156 km em 10 minutos e carregar de 10 a 80% em 30 minutos. Existe ainda uma função apelidada de Max Range que permite incrementar a autonomia até 25%, reduzindo a potência, a velocidade máxima e os sistemas de conforto.

BMW i5 TouringMas não se pense que as virtudes deste agregado mecânico se esgotam na eficiência e no consumo baixo: os valores médios entre 14 e 16 kWh/100 km, sem grande zelo na condução, são mais do que satisfatórios para motor tão potente e uma massa rolante de mais de duas toneladas.

BMW i5 TouringA carrinha bávara também garante performances ótimas e impressiona pela estabilidade e sensibilidade do tato à estrada, ao qual não é alheia a precisão da direção e, claro, todo o recheio das mais modernas tecnologias de apoio ao condutor disponíveis na marca. A dinâmica é excelente, tal como a confiança que transmite ao volante, estabelecendo uma melhoria muito percetível face a outros elétricos, como os SUV da moda.

BMW i5 Touring

Estradista com espaço

No que diz respeito às dimensões da carroçaria, a carrinha Série 5 cresceu de forma assinalável face à geração anterior. Com 5,06 metros de comprimento, 1,90 m de largura e 1,52 m em altura, a nova Touring é maior (10 cm), mais larga (3 cm) e mais alta (2 cm), aumentando também a volumetria da mala para 570 litros (mais 70 litros que o SUV iX), ou 1.700 com o rebatimento da segunda fila. São números que a colocam ligeiramente acima da concorrência, Audi A6 Avant e-tron (529 litros) e VW ID.7 Tourer (545 litros).

BMW i5 TouringO ângulo de abertura do portão da mala pode ser ajustado para evitar bater em tetos baixos e o compartimento de carga possui um ponto de luz de cada lado. Há ainda uma tomada de 12 V, um gancho e duas patilhas para rebater os encostos dos bancos traseiros.

Leia também: BMW iX renova-se e traz xDrive 45 de entrada

Prático e com muito espaço. O i5 Touring, com o pack de baterias arrumado do piso, não só iguala a capacidade da bagageira das versões térmicas, como mantém intactas as cotas interiores. A habitabilidade é generosa e não apenas nos lugares posteriores (onde é mais valorizado o conceito familiar destes automóveis), como também nos bancos dianteiros, especialmente na largura ao nível dos ombros e na altura do assento ao tejadilho.

BMW i5 TouringA BMW, como é imagem de marca, mima o condutor até nos automóveis mais familiares ao permitir-lhe definir uma posição ao volante mais baixa do que é habitual nestes carros (bastante correta e simples de regular) e direcionando-lhe levemente a zona central do tablier e da consola, onde se situa todo o aparato de instrumentos e controlos da condução. De igual forma, oferece uma impressão “premium” a bordo, combinando o digital e o analógico. O comando multifunções iDrive e o acesso direto aos diferentes modos de condução, tal como nos congéneres a combustão, permanecem na consola, permitindo operar o infoentretenimento, seja tocando no painel central, seja a partir deste comando.

BMW i5 TouringNão lhe falta nada

O painel de bordo é praticamente decalcado da berlina i5, com o Curved Display a combinar os ecrãs digitais da instrumentação (12,3’’) e do sistema multimédia Live Cockpit Plus (14,9’’), com a versão ID8.5 do sistema operativo da BMW, navegação e a denominada AirConsole (plataforma de videojogos). Para quem procura uma experiência ainda mais futurista está disponível o Live Cockpit Professional, que adiciona projeção de informações no para-brisas e navegação com função de realidade aumentada.

Como é habitual na BMW, as propostas na gama de opcionais para personalizar o i5 Touring são a perder de vista e incluem dois elementos de estilo que valorizam muitíssimo a apresentação da carrinha alemã: a grelha iluminada (BMW Iconic Glow) e a luz que percorre o painel (BMW Interaction Bar).

BMW i5 TouringTexto Vítor Mendes
Fotos Paulo Calisto

CONCLUSÃO

Apesar do formato familiar, a dinâmica é de topo com a vantagem de oferecer um consumo elétrico muito contido, sem perder em prestações, que são de grande nível. O menos convincente são os preços, antes e depois dos extras, que são a perder de vista, como é habitual na BMW. Seja como for, confirma-se, há vida para além dos SUV!

FICHA TÉCNICA
BMW I5 EDRIVE40 TOURING

TIPO DE MOTOR                        Elétrico, síncrono de íman permanente, traseiro

POTÊNCIA                                    340 CV (250 kW)

BINÁRIO MÁXIMO                     430 Nm

TRANSMISSÃO                             Traseira, caixa de relação única

BATERIA                                        Iões de lítio, 83,9 kWh (81,3 kWh úteis)

AUTONOMIA (WLTP)                556 km

TEMPO DE CARGA                     8,5h a 11 kW AC (0-100%)

30 min. a 205 kW CC (0-80%)

VELOCIDADE MÁXIMA                          193 km/h

ACELERAÇÃO                              6,1 s (0 a 100 km/h)

CONSUMO (WLTP)                    16,7 kWh/100 km (misto)

EMISSÕES CO2 (WLTP)             0 g/km

DIMENSÕES (C/L/A)                  5.060 / 1.900 / 1.515 mm

PNEUS                                           245/45 R19 (fre.)

275/40 R19 (tras.)

PESO                                              2.255 kg

BAGAGEIRA                                 570-1.700 l

PREÇO                                           79.000 €

GAMA DESDE                              79.000 €

I.CIRCULAÇÃO (IUC)                  0 €

LANÇAMENTO                            Agosto de 2024

Tags: BMW i5 TouringeDrive 40
Vitor Mendes

Vitor Mendes

Related Posts

Xiaomi diz que 10.000 contas falsas espalharam mentiras sobre os seus elétricos
Atualidade

Xiaomi diz que 10.000 contas falsas espalharam mentiras sobre os seus elétricos

by Ricardo Carvalho
21/05/2025
Scania apresenta novo motor Super 11 mais leve eficiente
Comerciais e Pesados

Scania apresenta novo motor Super 11 mais leve eficiente

by Ricardo Carvalho
21/05/2025
Pirelli e Luna Rossa juntos para a 38ª Edição da America´s Cup
Atualidade

Pirelli e Luna Rossa juntos para a 38ª Edição da America´s Cup

by Ricardo Carvalho
21/05/2025
Next Post
Este Porsche 911 GT3 RS único tem 200.000 euros em opcionais

Este Porsche 911 GT3 RS único tem 200.000 euros em opcionais

Marca chinesa da Stellantis revela o seu primeiro sedan

Marca chinesa da Stellantis revela o seu primeiro sedan

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Xiaomi diz que 10.000 contas falsas espalharam mentiras sobre os seus elétricos

Xiaomi diz que 10.000 contas falsas espalharam mentiras sobre os seus elétricos

21/05/2025
Scania apresenta novo motor Super 11 mais leve eficiente

Scania apresenta novo motor Super 11 mais leve eficiente

21/05/2025
Pirelli e Luna Rossa juntos para a 38ª Edição da America´s Cup

Pirelli e Luna Rossa juntos para a 38ª Edição da America´s Cup

21/05/2025
SEAT

SEAT avança na produção de veículos elétricos em Martorell

21/05/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version