Seat Leon ST Cupra R: a discreta rainha de Espanha - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Seat Leon ST Cupra R: a discreta rainha de Espanha

Henrique Lopes by Henrique Lopes
30/01/2020
in Ensaios
A A
Seat Leon ST Cupra R: a discreta rainha de Espanha

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

É rápida e real a performance da última Leon ST Cupra. A meses da apresentação da nova geração do Leon, a SEAT decidiu lançar uma edição especial (e final) de uma carrinha única e exclusiva.

Já depois de terem lançado a marca Cupra como divisão independente da SEAT, eis que os espanhóis de Martorell tomaram a decisão de dar um fim digno a um dos modelos SEAT Cupra mais populares, o Leon. Disponível na carroçaria de cinco portas e carrinha (ST), este último Leon Cupra recebe a designação R e traz algumas alterações mecânicas e estéticas. Se optarmos pela ST, acrescentamos um “plus” ao cinco portas através de uma bagageira com 587 litros e mais espaço atrás ao nível dos ombros. Ou seja, números perfeitos para desfrutar do ócio em família ou sozinho aos comandos desta discreta rainha espanhola. Mantém o motor 2.0 TSI de 300 CV, o diferencial autoblocante eletrónico, a suspensão adaptativa, a direção progressiva, a tração integral 4Drive e uma suspensão mais firme e rebaixada, moldada por umas belas jantes de 19” que passam quase sempre despercebidas tal é a suavidade com que desafiam a estrada, uma premissa que faz dela uma boa aposta até para adormecer as crianças. A acompanhar surgem novas afinações do eixo dianteiro (alteração do ângulo do camber negativo, tal como acontece no eixo traseiro), enquanto a travagem está a cargo de um sistema Brembo (opcional). A sensação com que ficamos ao volante é a de que estamos perante um dos melhores automóveis desportivos de tração integral da atualidade. Mas passemos dos factos às sensações.

Um fôlego que não acaba

O fôlego é infernal e o próprio som emitido pelas quatro generosas ponteiras de escape, de formato oval, é extremamente viciante. Porém, para atingir este patamar é preciso mudar o Dynamic Chassis Control (um pequeno botão com uma bandeira axadrezadas na consola) para o modo Cupra, onde usufruímos de uma resposta eletrónica mais rápida na caixa, no motor, no som do escape e na direção. O construtor do país vizinho trabalhou bem o efeito sonoro e, tanto em aceleração como em desaceleração, o ruído é sedutor. Cada reta parece imensa porque tudo o que queremos são curvas e ver até que ponto o diferencial autoblocante nos vai ajudando. Como é sabido, este utiliza os acelerómetros do ângulo da direção e do curso do acelerador para “prever” eventuais saídas de frente e, antes que tal aconteça, trava a roda do interior da curva, transferindo a potência para a roda oposta. Para ajudar á festa, bancos desportivos específicos num misto de pele e alcantara e uma intuição geral bastante elevada, pois, não obstante os 300 CV, a carrinha Cupra tem sempre boa motricidade, assumindo-se uma referência na condução desportiva. A caixa automática DSG de 7 velocidades fecha o leque, tornando a condução fácil e fluída. Em pleno ímpeto desportivo, os 20 litros de consumo podem ser uma realidade, mas no modo Comfort e numa utilização quotidiana sem grandes pressas não é difícil atingir médias na ordem dos 8,5 litros. Sem extras, a Leon ST Cupra R custa uns, também, exclusivos 56.595 euros. É o preço a pagar pelo último Cupra com símbolo SEAT.

Texto Ricardo Carvalho / Foto Paulo Calisto

Related Post

Teste – Voyah Free – Primeira aposta

Teste – Voyah Free – Primeira aposta

11/06/2025
Alpine

Teste – Alpine A290 GTS – Missão possível

02/06/2025
Contacto – Ford Kuga Active X 2.5 Duratec PHEV – Camuflado da moda

Contacto – Ford Kuga Active X 2.5 Duratec PHEV – Camuflado da moda

26/05/2025
Teste – Mini Aceman SE – O irmão do meio

Teste – Mini Aceman SE – O irmão do meio

10/05/2025

Seat Leon ST Cupra R

FICHA TÉCNICA

TIPO DE MOTORGasolina, 4 cilindros em linha, turbo
CILINDRADA1.984 cm3
POTÊNCIA300 CV entre as 5.300 e as 6.500 rpm
BINÁRIO MÁXIMO400 Nm entre as 2.000 e as 5.200 rpm
V. MÁXIMA250 km/h
ACELERAÇÃO4,9 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP)7,1 l/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP)161 g/km
DIMENSÕES (C/L/A)4.548 / 1.816 / 1.431 mm
PNEUS235/35 R19
PESO1.557 kg
BAGAGEIRA587 l
PREÇO56.595 €
GAMA DESDE56.595 €
IUC238,66
LANÇAMENTOJulho de 2019
Henrique Lopes

Henrique Lopes

Related Posts

Teste – Voyah Free – Primeira aposta
Destaques

Teste – Voyah Free – Primeira aposta

by Ricardo Carvalho
11/06/2025
Alpine
Destaques

Teste – Alpine A290 GTS – Missão possível

by Ricardo Carvalho
02/06/2025
Contacto – Ford Kuga Active X 2.5 Duratec PHEV – Camuflado da moda
Destaques

Contacto – Ford Kuga Active X 2.5 Duratec PHEV – Camuflado da moda

by Ricardo Carvalho
26/05/2025
Next Post
Abarth 500C 695 Rivale: o mais sofisticado

Abarth 500C 695 Rivale: o mais sofisticado

Mais de meio milhão de veículos produzidos pela Seat em 2019

Mais de meio milhão de veículos produzidos pela Seat em 2019

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025
GTI

Afinal o primeiro GTi elétrico é o Peugeot 208

13/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version