fbpx




A MAN TGE recebe uma série de novas atualizações tecnológicas e de segurança como parte do seu facelift para 2024. O furgão de grandes dimensões também será apresentado com uma versão de lançamento Next Level Edition para celebrar as alterações.

As mais recentes alterações concentram-se em tornar o veículo mais útil e seguro, em vez de atualizar o seu aspeto. Existem 11 novos sistemas de assistência ao condutor, elevando o total para 27, ao mesmo tempo que existem agora mais airbags na lista de equipamento de série.

Também existe mais equipamento no habitáculo, com um painel de instrumentos e um ecrã central drasticamente atualizados. Aliás, dois ecrãs de infoenternimento à escolha que são também mais funcionais. Este ecrã tátil tem dois tamanhos à escolha – 10,4 polegadas ou 12,9 polegadas. O primeiro é fornecido de série e oferece Apple CarPlay e Android Auto, o que pode muito bem ser tudo o que a maioria dos clientes precisa. É possível atualizar este sistema para incluir navegação ou dar mais um passo para o ecrã maior com mais funcionalidades.


Passa ainda a contar com quatro portas USB-C para carregar dispositivos e transferir dados, enquanto também pode adicionar o carregamento sem fios como opção pela primeira vez.
Uma modificação da alavanca de velocidades no modelo automático libertou mais espaço – Drive, Marcha-atrás e Park são agora selecionados através de uma alavanca no volante, não existindo uma alavanca no seu lugar tradicional, isto no caso da caixa ser automática. O travão de estacionamento também é elétrico, o que levou à eliminação da alavanca física junto ao banco do condutor.

As atualizações de segurança da MAN TGE 2024 dizem respeito a sistemas ativos e passivos, mas nem tudo é de série em todos os modelos.
O sistema de proteção ativa da faixa de rodagem, a assistência ao estacionamento, a deteção de fadiga, a informação sobre sinais de trânsito, a assistência inteligente à velocidade e o sistema de controlo da pressão dos pneus estão agora incluídos de série. O controlo da velocidade de cruzeiro, o limitador de velocidade e a assistência à travagem de emergência também fazem parte da lista de equipamento básico.


Os dispositivos de aviso de ângulo morto e de aviso de afastamento, que intervêm se a carrinha pensar que vai colidir com um automóvel ou uma bicicleta, são ambos de série, mas apenas nas versões N2 para veículos pesados – são opcionais nos comerciais ligeiros N1. O sistema de assistência à mudança de direção, que intervém quando existe o perigo de encostar à frente do tráfego em sentido contrário, também é uma opção, tal como o Cruise Assist Plus. O sistema de assistência ao estacionamento também foi ajustado.

Numa base mais física, os modelos N1 têm agora um airbag para o passageiro de série, bem como um sistema de registo de acidentes. A gama de motores da TGE mantém-se praticamente inalterada, mas foi ligeiramente reduzida – o versão de 102 CV de menor potência será descartada devido à falta de procura.
Há também uma nova TGE Next Level Edition que foi lançada como parte da atualização, com uma seleção de detalhes visuais. É apresentada com uma pintura “Pale Copper Metallic”, tem capas dos espelhos retrovisores pretas, frisos prateados no para-choques dianteiro, um emblema “Next” na grelha e jantes de liga leve de 17″ em prateado ou em preto como opção.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade