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Mais rápido nem sempre é melhor. Carregamento lento pode trazer grandes vantagens para o carro elétrico

Vitor Mendes by Vitor Mendes
20/05/2025
in Atualidade, Destaques
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Mais de 50% dos condutores esperam ter um carro elétrico até 2034, diz estudo

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Enquanto a maioria dos proprietários de veículos elétricos (VE) investe em carregadores domésticos rápidos, especialistas defendem que, para muitos condutores, o carregamento lento em tomadas comuns (conhecido como Level 1) é mais do que suficiente — e traz vantagens significativas, desde poupança de custos até menor pressão na rede elétrica.

O que são os níveis de carregamento?
-Level 1 (Tomada Doméstica – Lento)

Utiliza uma tomada normal de 120V (como as que temos em casa).

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Adiciona cerca de 6 km de autonomia por hora de carregamento.

Ideal para quem faz percursos curtos diários (menos de 60 km) e pode carregar durante a noite.

-Level 2 (Carregador Dedicado – Rápido)

Usa uma ligação de 240V (semelhante à de um fogão ou máquina de secar roupa).

Pode adicionar 30 a 50 km de autonomia por hora, carregando um VE totalmente em algumas horas.

Exige instalação profissional e pode custar milhares de euros.

-Level 3 (Carregamento Rápido em Postos Públicos – Ultra-Rápido)

Encontra-se em estações de carregamento públicas.

Pode adicionar 250 km em apenas 30 minutos, mas é mais caro e menos saudável para a bateria a longo prazo.

Por que o Level 1 pode ser suficiente?
Julia McNally, diretora de ação climática da Toronto Hydro, descobriu que o seu Mini EV raramente precisa de mais do que uma tomada normal.

— “Se fizer menos de 60 km por dia, provavelmente não precisa de um carregador Level 2”, explica.

Vantagens do Carregamento Lento:
-Economia – Evita custos altos com instalação de um carregador dedicado.
-Menos Pressão na Rede – Carregar lentamente distribui melhor o consumo de energia.
-Bateria Mais Durável – Carregamentos ultra-rápidos (Level 3) desgastam mais a bateria.

Quando é que o Level 2 começa a fazer sentido?
Para quem faz muitos quilómetros diários (como motoristas de TVDE ou entregadores).

Em zonas muito frias, onde o carregamento Level 1 pode ser mais lento.

Mudar a mentalidade do “Depósito Cheio”
Ali Mohazab, especialista em mobilidade elétrica, sublinha que muitos condutores ainda pensam como se estivessem a abastecer um carro a gasolina:

— “Com um elétrico, não é preciso ‘encher o depósito’ de uma vez. Basta carregar sempre que se estaciona, mesmo que seja lentamente.”

Se está a pensar comprar um VE, experimente primeiro o Level 1. Pode descobrir que é tudo o que precisa — sem custos extras.

Enquanto as marcas e governos promovem carregadores rápidos, a solução mais simples e acessível pode estar mesmo à sua frente: uma tomada normal.

Leia ainda: Teste – Mini Aceman SE – O irmão do meio

Tags: 100% elétricoCarregamentosCarro elétrico
Vitor Mendes

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