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A Kia anunciou as especificações técnicas das versões híbrida plug-in (PHEV) e elétrica (EV) do novo Niro. Uma das novidades no PHEV é a ausência da marcha-atrás na caixa de velocidades, sendo a manobra assegurada pelo motor elétrico.

Assim, o Kia Niro PHEV vai utilizar o mesmo motor a gasolina de 1,6 litros da versão híbrida. Em ambos os casos, este propulsor está acoplado a uma nova caixa de dupla embraiagem com seis relações, que está 2,3 kg mais leve graças à remoção da marcha-atrás.

A cadeia cinemática do Niro PHEV inclui um motor elétrico com 62 kWh em substituição do de 32 kWh que se encontra no Niro HEV. Como consequência a potência aumenta de 139 CV para 180 CV.

Enquanto o antigo Niro PHEV estava equipado com uma bateria de 8,9 kWh, o seu substituto vem com uma bateria ligeiramente maior de 11,1 kWh para assegurar uma autonomia de até 65 quilómetros em ciclo WLTP.

No que se refere ao Niro EV, recebe um motor elétrico que desenvolve uma potência de 201 CV e um binário de 255 Nm, permitindo acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,8 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 167 km/h. O motor elétrico é alimentado por uma bateria de 64,8 kWh, que permite uma autonomia de até 463 km.

O Niro EV é mais prático do que o seu antecessor ao oferecer um pequeno compartimento para bagagens na parte dianteira com uma capacidade de 20 litros. A bagageira convencional, por seu lado, cresceu 24 litros, disponibilizando agora um total de 475 litros. A bagageira da versão PHEV é ligeiramente menor, com apenas 348 litros. O primeiro Kia a utilizar a plataforma K3 deverá chegar à Europa nos próximos meses.

Ricardo Carvalho

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