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A Honda, e apesar da toada mais eletrificada e hibridizada, ainda consegue surpreender e mostrou um CR-V híbrido transformado num verdadeiro automóvel de corridas inspirado num mundo das IndyCar Series.

Este laboratório ambulante conta com um motor V6 sobrealimentado debita um total de 811 CV, sendo que tudo foi desenvolvido pela Honda Performance Development, a divisão de competição da marca nos EUA. A ideia é retirar o máximo proveito do motor e da aerodinâmica.


O modelo foi construído no Centro de Desenvolvimento da Honda em Ohio, nos Estados Unidos da América, recorrendo a um sistema eletrificado com o motor V6 turbo de 2.2 litros e transmissão com especificações da IndyCar para o desenvolvimento continuado do sistema eletrificado da Honda e da HPD. Quanto a combustível, o CR-V Hybrid Racer utiliza gasolina 100% sustentável da Shell. A vertente elétrica fica a cargo de supercapacitadores e de um motor elétrico (MGU) da Empel.


O chassis tubular desenvolvido pela Chromoly é acompanhado de carroçaria desenvolvida pela NAAD, utilizando um misto de componentes: da linha de cintura para cima usa os elementos de produção em série do CR-V (vidros, janelas e até o teto de abrir), enquanto da linha de cintura para baixo usa elementos em carbono, incorporando um grande splitter na dianteira e cavas das rodas alargadas.


Usa também a suspensão dianteira desenvolvida para o Acura NSX GT3 Evo e suspensão traseira do carro de IndyCar Dallara IR-18, o mesmo se aplicando ao sistema de travões, com discos no eixo dianteiro de 380 mm do NSX GT3 Evo e discos no eixo traseiro de 355 mm adaptados do IR-18. As jantes são de 20″.

Ricardo Carvalho

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