Geely desafia os veículos elétricos apostando no metanol - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Geely desafia os veículos elétricos apostando no metanol

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
06/05/2025
in Atualidade, Destaques
A A
Geely desafia os veículos elétricos apostando no metanol

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

O visionário Li Shufu, fundador da Geely, quer ir além da eletrificação, adaptando veículos a combustão ao metanol e combustíveis bio/sintéticos.

Li Shufu construiu um império automóvel, a Geely, mas a sua estratégia tem sido mais internacional, expansionista e avançada do que a do gigante da moda BYD. Agora, a Geely quer ir além da eletrificação, apostando, primeiro na China e depois globalmente, no metanol e nos combustíveis bio/sintéticos, tudo isto combinado com a produção e lançamento dos seus próprios satélites para oferecer uma nova mobilidade tão diferente quanto sustentável.

No final dos anos 90, poucos apostariam um yuan naquele filho de camponeses de Taizhou que, sem formação em engenharia, sonhava em fabricar carros numa China onde a indústria automóvel era território exclusivo do Estado.

Leia também: Geely anuncia um motor híbrido a metanol

Related Post

carro elétrico iPhone

Firefly chega a Portugal com elétrico barato inspirado no iPhone

19/06/2025
Tesla Model Y

Novo Tesla Model Y com 6 lugares numa base 15 cm mais longa

19/06/2025
Bentley garagem

Luxo: Bentley reinventa o conceito de garagem… no 61º andar!

19/06/2025
Citroen

Citroën 2CV 2025: Já há quem sonhe com o regresso da lenda

19/06/2025

Li Shufu não só realizou o seu sonho, como também criou uma rede de marcas globais sob a alçada do Geely Group: Geely Auto, Volvo Cars, Lynk & Co, a premium chinesa Zeekr, Livan, Polestar, Proton, Smart (em conjunto com a Mercedes-Benz, detendo simultaneamente quase 10% do capital da marca da estrela), os London Taxi, Lotus e a nova Farizon de furgões.

GellyA expansão internacional da Geely é um dos capítulos mais impressionantes da indústria automóvel moderna. Em cada movimento, a receita foi a mesma: apostar onde outros duvidam, integrar o melhor do Oriente e do Ocidente e construir valor a longo prazo. Resultado? 3,34 milhões de veículos vendidos em 2024.

Desde o início, fabricando peças sobressalentes para frigoríficos usados em 1986, até criar o primeiro carro de produção privada na China, Li Shufu demonstrou uma habilidade única: ver oportunidades onde outros viam impossibilidades. Em 2010, surpreendeu o mundo ao comprar a Volvo Cars, a joia sueca que a Ford não soube rentabilizar e graças à qual surgiram mais tarde a Lynk&Co e a Polestar. Muitos previram o seu fracasso. Uma década depois, a Volvo está mais sólida do que nunca e a Polestar já está cotada na Nasdaq.

Agora, enquanto os gigantes do setor parecem concentrar-se exclusivamente no carro elétrico e híbrido plug-in — um exemplo é a também chinesa BYD, liderada pelo seu criador e presidente, Wang Chuanfu —, Li Shufu, além de se concentrar na eletrificação, lidera uma contraofensiva em várias frentes, onde a sua verdadeira revolução/originalidade passa por devolver o protagonismo ao motor de combustão com uma fórmula limpa e rentável, o metanol.

A China, decidida a reduzir a sua dependência energética do petróleo e do carvão externo porque o seu próprio carvão contém demasiado enxofre, selecionou o metanol – produz e consome mais de 60% do metanol mundial – como um dos três pilares estratégicos do transporte do futuro, juntamente com a eletricidade e o hidrogénio. Embora o metanol tenha uma densidade energética de 50% da gasolina, produz 40% menos CO₂ – e vai melhorar com novas soluções – e custa quase a metade.

E a Geely, já com mais de 40.000 carros a metanol em circulação, lidera esta frente silenciosa. Ao contrário da eletricidade, cuja origem na China continua a ser maioritariamente o carvão (60%), o metanol oferece uma via mais limpa e eficiente. Produzido a partir de excedentes de carvão não adequados para combustão direta, resíduos agrícolas ou hidrogénio verde, o metanol pode alimentar motores convencionais adaptados com ligeiras modificações.

A Geely já registou mais de 300 patentes neste campo e defende que esta via pode alcançar uma transição energética muito mais inclusiva, económica e rápida. Li Shufu defende há anos que o carro elétrico não é a panaceia nem o único caminho: o metanol oferece uma alternativa sustentável, acessível e tecnologicamente viável, além de poder aproveitar a infraestrutura atual de reabastecimento.

Mas sem deixar de lado a combustão, lembremos também que a Geely detém 45% da Horse, a empresa que, juntamente com o Grupo Renault (45%) e a petrolífera saudita Aramco (10%), trabalha em motores de combustão interna, mas com a grande novidade apresentada no Salão de Xangai sob o nome Future Hybrid, que permitirá às marcas que fabricam veículos elétricos transformá-los facilmente em híbridos, graças a um sistema tudo em um fácil de integrar.

Além disso, a Geely já deu um passo inédito na indústria automóvel, a menos que procuremos paralelos espaciais com Elon Musk: lançou a sua própria constelação de satélites. Hoje, mais de 30 satélites já permitem que os seus veículos estejam conectados em 90% do planeta, com a meta ambiciosa de chegar a 5.765 satélites. Essa rede não só melhorará a experiência de condução, mas será fundamental para a implantação da condução autónoma, uma das grandes promessas da mobilidade do futuro.

Enquanto o mundo automóvel aposta cegamente na eletrificação, Li Shufu persiste na sua visão alternativa. Para muitos, continua a ser um «louco»; para outros, o empresário mais lúcido da nova mobilidade. O tempo dará ou tirará razão a Shufu.

 

 

 

Tags: ChinaGeelyMetanol
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

carro elétrico iPhone
Atualidade

Firefly chega a Portugal com elétrico barato inspirado no iPhone

by Vitor Mendes
19/06/2025
Tesla Model Y
Atualidade

Novo Tesla Model Y com 6 lugares numa base 15 cm mais longa

by Vitor Mendes
19/06/2025
Bentley garagem
Atualidade

Luxo: Bentley reinventa o conceito de garagem… no 61º andar!

by Vitor Mendes
19/06/2025
Next Post
China promete um supercarro “melhor” que o Ferrari SF90

China promete um supercarro "melhor" que o Ferrari SF90

Renault Captur e Symbioz ganham híbrido de 160 CV

Renault Captur e Symbioz ganham híbrido de 160 CV

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
carro elétrico iPhone

Firefly chega a Portugal com elétrico barato inspirado no iPhone

19/06/2025
Tesla Model Y

Novo Tesla Model Y com 6 lugares numa base 15 cm mais longa

19/06/2025
Bentley garagem

Luxo: Bentley reinventa o conceito de garagem… no 61º andar!

19/06/2025
Citroen

Citroën 2CV 2025: Já há quem sonhe com o regresso da lenda

19/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version