Ford Focus Active 1.0 EcoBoost: boas maneiras - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Ford Focus Active 1.0 EcoBoost: boas maneiras

Henrique Lopes by Henrique Lopes
17/02/2020
in Destaques, Ensaios
A A
Ford Focus Active 1.0 EcoBoost: boas maneiras

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Na versão Active, o aspeto mais irreverente e algumas mexidas técnicas cirúrgicas garantem suaves aventuras fora de estrada sem beliscar o rigor e as boas maneiras características da gama Focus.

Não são propriamente uma novidade, mas a verdade é que a onda SUV tem vindo a potenciar o seu aparecimento. Falamos das berlinas com aspirações a SUV, embora, em nossa opinião, seja muito mais correto dizer que se tratam de alternativas diferentes ou um pouco mais arrojada face ao modelo original.

Especificidades

Serve esta pequena introdução para apresentar o Focus Active. Parte integrante da família do compacto da Ford, este Active identifica-se por uma estética mais aventureira, graças a um desenho próprio dos para-choques e a várias proteções plásticas da carroçaria. Porém, o seu principal segredo está na maior altura ao solo (mais 30 mm à frente e 34 mm atrás), devidamente acompanhada por uma suspensão traseira independente com molas e amortecedores específicos, bem como as barras estabilizadoras. Tudo junto dá azo a um raio de ação mais alargado para além do asfalto, embora nunca se possa apelidar de veículo de todo-o-terreno, nem é isso que se pretende.
No fundo, o Active permite-nos andar em estradões de terra sem problemas e com bastante maior eficácia do que as versões ditas normais, mas não deixa de ser um tração dianteira e de utilizar uns pneus mais direcionados para o asfalto. Seja como for, a Ford introduziu dois modos de condução específicos para a ocasião: Slippery e Trail (mantém-se os habituais Normal, Sport e Eco). O primeiro destina-se a pisos de lama ou neve, reduzindo a patinagem das rodas em andamento direito, enquanto o segundo está mais focado para zonas de areia e terra. Nota para o facto de o Slippery poder servir também como um importante auxílio em termos de segurança ativa quando circulamos no alcatrão em condições de menor aderência.

Grande chassis!

Tal como a restante gama, o Focus Active recebe de braços abertos um bloco a gasolina que, não sendo um foguete, permite chegar aos 100 km/h em pouco mais de 10 segundos e levar a família até bem perto dos 200 km/h de velocidade máxima. Suave no trato, mas decidido na forma como se relaciona com a estrada, o três cilindros 1.0 Ecoboost de 125 CV aproveita os 170 Nm (200 Nm com função overboost) de binário para oferecer uma condução envolvente e divertida, bastando uma pequena distração para o ponteiro galgar para velocidades pouco próprias. A única questão é que todo este entusiasmo tem um custo chamado consumos, pois apesar do Focus recorrer a uma caixa manual de seis velocidades bem escalonada e de a marca anunciar uma média de 4,9 l/100 km, não é nada fácil aproximarmo-nos desse valor no dia-a-dia.

Related Post

Renault e Nissan reajustam a sua aliança

5 anos bastaram. Luca de Meo deixa o Grupo Renault

15/06/2025
Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025

Ao volante, e fazendo uso do referido modo de condução Sport, o modelo norte-americano prova que tem um dos melhores chassis do segmento, ao ponto de ser preciso provoca-lo em excesso para descobrirmos que o centro de gravidade deste Active é mais elevado. A competência da suspensão traseira multibraços e o correto tato da direção ajudam a ganhar confiança a cada quilómetro, proporcionando um salutar equilíbrio entre dinâmica e conforto.
Como referência, salientar que o Focus Active 1.0 Ecoboost é proposto com um preço de 24.281 €, o que significa um acréscimo de apenas cerca de 80 euros face à versão normal de cinco portas com o nível de equipamento desportivo ST Line.

Texto Miguel Rodrigues / Fotos Paulo Calisto

Ford Focus Active 1.0 EcoBoost

FICHA TÉCNICA

TIPO DE MOTORGasolina, 3 cilindros em linha, turbo
CILINDRADA999 cm3
POTÊNCIA125 CV às 6.000 rpm
BINÁRIO MÁXIMO170 Nm entre as 1.400 e as 4.500 rpm
V. MÁXIMA196 km/h
ACELERAÇÃO10,3 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP)4,9 l/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP)110 g/km
DIMENSÕES (C/L/A)4.397 / 1.825 / 1.502 mm
PNEUS215/50 R18
PESO1.322 kg
BAGAGEIRA375-1.354 l
PREÇO24.281 €
GAMA DESDE24.281 €
IUC134,12
LANÇAMENTOJaneiro de 2019
Henrique Lopes

Henrique Lopes

Related Posts

Renault e Nissan reajustam a sua aliança
Atualidade

5 anos bastaram. Luca de Meo deixa o Grupo Renault

by Vitor Mendes
15/06/2025
Restyling do Tesla Model S e X está pronto
Atualidade

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?
Atualidade

O que muda no BMW XM para 2025?

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
Next Post
Nissan LEAF Dream Drive embala o seu bebé

Nissan LEAF Dream Drive embala o seu bebé

Kia deixa “cair” as imagens do novo Sorento

Kia deixa “cair” as imagens do novo Sorento

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Renault e Nissan reajustam a sua aliança

5 anos bastaram. Luca de Meo deixa o Grupo Renault

15/06/2025
Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version