Ford Focus Active 1.0 EcoBoost: boas maneiras - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Ford Focus Active 1.0 EcoBoost: boas maneiras

Henrique Lopes by Henrique Lopes
17/02/2020
in Destaques, Ensaios
A A
Ford Focus Active 1.0 EcoBoost: boas maneiras

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Na versão Active, o aspeto mais irreverente e algumas mexidas técnicas cirúrgicas garantem suaves aventuras fora de estrada sem beliscar o rigor e as boas maneiras características da gama Focus.

Não são propriamente uma novidade, mas a verdade é que a onda SUV tem vindo a potenciar o seu aparecimento. Falamos das berlinas com aspirações a SUV, embora, em nossa opinião, seja muito mais correto dizer que se tratam de alternativas diferentes ou um pouco mais arrojada face ao modelo original.

Especificidades

Serve esta pequena introdução para apresentar o Focus Active. Parte integrante da família do compacto da Ford, este Active identifica-se por uma estética mais aventureira, graças a um desenho próprio dos para-choques e a várias proteções plásticas da carroçaria. Porém, o seu principal segredo está na maior altura ao solo (mais 30 mm à frente e 34 mm atrás), devidamente acompanhada por uma suspensão traseira independente com molas e amortecedores específicos, bem como as barras estabilizadoras. Tudo junto dá azo a um raio de ação mais alargado para além do asfalto, embora nunca se possa apelidar de veículo de todo-o-terreno, nem é isso que se pretende.
No fundo, o Active permite-nos andar em estradões de terra sem problemas e com bastante maior eficácia do que as versões ditas normais, mas não deixa de ser um tração dianteira e de utilizar uns pneus mais direcionados para o asfalto. Seja como for, a Ford introduziu dois modos de condução específicos para a ocasião: Slippery e Trail (mantém-se os habituais Normal, Sport e Eco). O primeiro destina-se a pisos de lama ou neve, reduzindo a patinagem das rodas em andamento direito, enquanto o segundo está mais focado para zonas de areia e terra. Nota para o facto de o Slippery poder servir também como um importante auxílio em termos de segurança ativa quando circulamos no alcatrão em condições de menor aderência.

Grande chassis!

Tal como a restante gama, o Focus Active recebe de braços abertos um bloco a gasolina que, não sendo um foguete, permite chegar aos 100 km/h em pouco mais de 10 segundos e levar a família até bem perto dos 200 km/h de velocidade máxima. Suave no trato, mas decidido na forma como se relaciona com a estrada, o três cilindros 1.0 Ecoboost de 125 CV aproveita os 170 Nm (200 Nm com função overboost) de binário para oferecer uma condução envolvente e divertida, bastando uma pequena distração para o ponteiro galgar para velocidades pouco próprias. A única questão é que todo este entusiasmo tem um custo chamado consumos, pois apesar do Focus recorrer a uma caixa manual de seis velocidades bem escalonada e de a marca anunciar uma média de 4,9 l/100 km, não é nada fácil aproximarmo-nos desse valor no dia-a-dia.

Related Post

Xavier Lázaro não foi feliz na final em Cremona

Xavier Lázaro não foi feliz na final em Cremona

06/07/2025
Mercedes está espantada com a quantidade de encomendas do novo CLA

Mercedes está espantada com a quantidade de encomendas do novo CLA

06/07/2025
carro elétrico estudo

O verdadeiro inimigo da bateria do seu carro elétrico (e não é o Ar Condicionado)

05/07/2025
renault

Como a Renault quer usar DRONES como heróis a partir de carros elétricos

05/07/2025

Ao volante, e fazendo uso do referido modo de condução Sport, o modelo norte-americano prova que tem um dos melhores chassis do segmento, ao ponto de ser preciso provoca-lo em excesso para descobrirmos que o centro de gravidade deste Active é mais elevado. A competência da suspensão traseira multibraços e o correto tato da direção ajudam a ganhar confiança a cada quilómetro, proporcionando um salutar equilíbrio entre dinâmica e conforto.
Como referência, salientar que o Focus Active 1.0 Ecoboost é proposto com um preço de 24.281 €, o que significa um acréscimo de apenas cerca de 80 euros face à versão normal de cinco portas com o nível de equipamento desportivo ST Line.

Texto Miguel Rodrigues / Fotos Paulo Calisto

Ford Focus Active 1.0 EcoBoost

FICHA TÉCNICA

TIPO DE MOTORGasolina, 3 cilindros em linha, turbo
CILINDRADA999 cm3
POTÊNCIA125 CV às 6.000 rpm
BINÁRIO MÁXIMO170 Nm entre as 1.400 e as 4.500 rpm
V. MÁXIMA196 km/h
ACELERAÇÃO10,3 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP)4,9 l/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP)110 g/km
DIMENSÕES (C/L/A)4.397 / 1.825 / 1.502 mm
PNEUS215/50 R18
PESO1.322 kg
BAGAGEIRA375-1.354 l
PREÇO24.281 €
GAMA DESDE24.281 €
IUC134,12
LANÇAMENTOJaneiro de 2019
Henrique Lopes

Henrique Lopes

Related Posts

Xavier Lázaro não foi feliz na final em Cremona
Atualidade

Xavier Lázaro não foi feliz na final em Cremona

by Ricardo Carvalho
06/07/2025
Mercedes está espantada com a quantidade de encomendas do novo CLA
Atualidade

Mercedes está espantada com a quantidade de encomendas do novo CLA

by Ricardo Carvalho
06/07/2025
carro elétrico estudo
Atualidade

O verdadeiro inimigo da bateria do seu carro elétrico (e não é o Ar Condicionado)

by Vitor Mendes
05/07/2025
Next Post
Nissan LEAF Dream Drive embala o seu bebé

Nissan LEAF Dream Drive embala o seu bebé

Kia deixa “cair” as imagens do novo Sorento

Kia deixa “cair” as imagens do novo Sorento

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Xavier Lázaro não foi feliz na final em Cremona

Xavier Lázaro não foi feliz na final em Cremona

06/07/2025
Mercedes está espantada com a quantidade de encomendas do novo CLA

Mercedes está espantada com a quantidade de encomendas do novo CLA

06/07/2025
carro elétrico estudo

O verdadeiro inimigo da bateria do seu carro elétrico (e não é o Ar Condicionado)

05/07/2025
renault

Como a Renault quer usar DRONES como heróis a partir de carros elétricos

05/07/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version