A Ford anunciou que vai lançar um sistema de assistência ao condutor de Nível 3 em 2028, permitindo que os automóveis circulem sem intervenção humana em algumas autoestradas, e que vai introduzir novos recursos com inteligência artificial para seus clientes atuais a partir deste ano.

A marca norte-americana, revelou que a tecnologia de condução autónoma de Nível 3 vai estar disponível inicialmente na nova plataforma de veículos elétricos da Ford, que está a ser desenvolvida por uma equipa especializada na Califórnia, nos EUA, e que adota uma abordagem semelhante à de fabricantes de veículos totalmente elétricos como a Tesla, Rivian, bem como algumas construtoras chinesas, que oferecem veículos elétricos acessíveis e tecnologicamente avançados.
O primeiro modelo a integrar a nova plataforma é uma pick-up, com lançamento previsto para 2027 que vai estar disponível com sistemas de software avançados desenvolvidos pela Ford, para reduzir custos, fornecer atualizações mais rápidas aos clientes e melhorar a qualidade.
A marca da oval azul adiantou que o futuro sistema de condução autónoma Nível 3 vai utilizar sensores LiDAR, semelhante aos que são utilizados pela Rivian, prometendo uma deteção de obstáculos mais precisa em condições de baixa visibilidade. No entanto, o novo sistema da Ford não será de série, mas um opcional, cujo valor ainda não foi definido pela marca, nem se será um serviço por assinatura.
Recorde-se que a Ford já conta com um sistema de condução autónoma de Nível 2, o Ford BlueCruise, uma tecnologia que se baseia no Cruise Control Adaptativo Inteligente com Stop-and-Go, na Assistência à Manutenção na Faixa e no Reconhecimento de Sinais de Velocidade disponíveis.
O Ford BlueCruise permite que o condutor opere o veículo em modo verdadeiramente mãos-livres em secções pré-qualificadas de autoestradas com faixas de rodagem separadas, denominadas BlueZones.
A câmara virada para o condutor no painel de instrumentos monitoriza o olhar e a posição da cabeça para ajudar a manter os olhos do condutor na estrada. Uma série de câmaras de alta tecnologia garante que o veículo se mantém centrado na sua faixa, enquanto lida com o trânsito para-arranca com confiança e conforto.
A tecnologia BlueCruise, surgiu em 15 países europeus, incluindo em Portugal, em 2024, no Mustang Mach-E, após ter recebido luz verde, para o efeito, por parte das autoridades de Bruxelas (o sistema já havia sido introduzido na América do Norte no segundo semestre de 2021 e aprovado, tanto na Alemanha, como no Reino Unido, em 2023).
Este ano, mais três modelos da marca da oval azul poderão oferecer a condução “mãos livres” de Nível 2, desde que equipados com o chamado Driver Assistance Pack: Puma, Kuga e Ranger.
















