Raramente falamos sobre carros vendidos exclusivamente na China, mas estamos dispostos a abrir uma exceção ocasionalmente se houver um motivo convincente.
Com aproximadamente o mesmo tamanho de um Toyota Camry, este grande sedan é chamado de Galaxy A7, um nome que imediatamente lembra o smartphone homónimo da Samsung de alguns anos atrás. Nota: a Samsung realmente fabricou carros na Coreia através de uma joint-venture com a Renault.
Além da inesperada ligação com a Samsung, o Galaxy A7 também evoca o Audi A7. Na China, a Audi oferece duas versões do seu carro de luxo: o familiar A7 Sportback, um liftback de cinco portas fabricado pela FAW, e o menos conhecido A7L sedan.
Este último é fabricado pela outra parceira local da Audi, a SAIC. O A7 da Geely parece sofisticado o suficiente para competir com carros que ostentam os lendários quatro anéis. É vendido como Geely Galaxy, uma submarca lançada recentemente com foco em híbridos plug-in e veículos elétricos.
Embora o nosso chinês esteja um pouco enferrujado, um detalhe sobre o carro chamou a nossa atenção: uma autonomia de mais de 2.100 quilómetros com o depósito cheio e a bateria totalmente carregada.
É um número impressionante, embora seja importante notar que se baseia no rigoroso China Light-Duty Vehicle Test Cycle (CLTC). O Galaxy A7 é um híbrido plug-in que combina um pequeno motor a gasolina de 1,5 litros naturalmente aspirado com um motor elétrico.
Ele preenche quase todos os requisitos das tendências automóveis para 2025: barras de luzes dianteiras e traseiras, um enorme ecrã central e controles físicos mínimos. O Galaxy A7 vem com jantes de 17 a 19 polegadas e pesa até 1.735 kg na sua configuração mais pesada.
O Galaxy A7 será produzida pela empresa que detém várias marcas, incluindo Volvo, Polestar, Lotus, Lynk & Co, Zeekr e Farizon. A Geely também detém metade da Smart, 49,9% da Proton, 17% da Aston Martin e uma participação de 9,69% na Mercedes, através do seu fundador e presidente, Li Shufu.