fbpx




Inventado por uma jovem chamada Mary Anderson, o limpa para-brisas foi registado como patente em 1903 e, desde então, evoluiu ao longo das décadas para um sistema que limpa o vidro dianteiro, é aerodinamicamente concebido para funcionar a altas velocidades e é até capaz de pulverizar água sobre o vidro.

Hoje vamos tentar eliminar aqueles ruídos irritantes que por vezes fazem os limpa para-brisas quando estão em funcionamento. O som em questão pode assemelhar-se a um rangido ou a algo muito mais desagradável, o ruído que um corpo estranho faria ao arranhar o vidro.


Em primeiro lugar, se fizer um ruído assim que os limpa para-brisas forem ativados, especialmente se o vidro não estiver muito molhado e não tiver sido utilizado durante algum tempo, é normal e deve desaparecer quando as escovas do limpa para-brisas e o vidro dianteiro estiverem completamente molhados.

Mas se o som persistir após várias passagens e mesmo durante a condução numa tempestade, algo está errado. Uma das principais causas é o facto das escovas do limpa para-brisas não estarem bem colocadas. Isto vai-se notar se o som começar a ouvir-se depois de ter mudado os limpa para-brisas.
Se for este o caso, verifique se nada está solto e se todos os componentes do sistema do limpa para-brisas estão no lugar. Embora a substituição das escovas do limpa para-brisas seja normalmente uma tarefa simples, por vezes pode ser frustrante. Não hesite em mandar substituí-las numa oficina para evitar possíveis erros de instalação.

Outra razão possível para os limpa para-brisas ruidosos pode ser o facto das escovas estarem demasiado gastas. Neste caso, a primeira coisa a fazer é inspecionar estas peças de borracha.

Verifique se há deformação ou falta de material. Uma parte da lâmina de borracha que está sempre em contacto com o vidro pode mesmo soltar-se. Isto pode ser causado pelo desgaste ou pelas condições climatéricas, especialmente o sol, que seca o material e facilita a sua degradação.

Pode também notar que as escovas do limpa para-brisas já não são tão eficazes na limpeza do vidro como antes. Deixam secções por limpar ou não evacuam a água como antigamente. Este é também um sinal de desgaste e mais um indício de que está na altura de substituir as escovas do limpa-vidros.

Finalmente, a terceira razão para o som desagradável do limpa para-brisas pode ser o facto de o vidro da frente estar demasiado sujo. Pode haver cera, detritos de árvores ou qualquer outra coisa que provoque o mau funcionamento dos limpa para-brisas e, consequentemente, o ruído.

Neste caso, o melhor a fazer é limpar bem o para-brisas, removendo qualquer sujidade que possa estar presente. Lembre-se que existem produtos concebidos para a limpeza de vidros e janelas de automóveis, que são bastante eficazes em casos extremos como o que mencionámos.
Além disso, não se esqueça que as escovas dos limpa para-brisas do seu carro também requerem alguma manutenção e que é aconselhável realizá-la pelo menos uma vez por mês se quiser manter estas peças nas melhores condições possíveis.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade