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Se a parte central do volante é ocupada por um ecrã tátil ou por botões rotativos e de pressão que combinam diferentes funções é outro assunto.

Mas é essa a vantagem que o fabricante alemão de equipamentos ZF, um dos principais intervenientes no setor automóvel, destaca nesta inovação. Afinal, encontrou uma forma de deslocar o airbag para o topo da coluna de direção.

Em caso de acidente, o airbag fica alojado entre o cubo e a metade superior do aro do volante, pelo que funciona da mesma forma que atualmente. Isto liberta espaço para mais botões ou botões maiores. A ZF está também a pensar num pequeno ecrã no qual poderão ser apresentadas informações essenciais para o condutor. O que é que vai acontecer com esta inovação?

O airbag do condutor que equipa atualmente todos os automóveis novos surgiu nos anos 70 na General Motors, que equipou alguns modelos para o mercado americano. Na Europa, foi a Mercedes que o instalou pela primeira vez no Classe S, em 1981. Este airbag foi desenvolvido em colaboração com a Bosch, um dos outros grandes fornecedores alemães.

Na Europa, os airbags não são obrigatórios em todos os automóveis novos, embora nenhum construtor venda um automóvel sem pelo menos um airbag. Nos Estados Unidos, o governo federal exige que todos os automóveis novos sejam equipados com dois airbags frontais. Uma das razões para tal é o facto de os cintos de segurança não terem sido obrigatórios em muitos estados durante muito tempo. Atualmente, apenas New Hampshire continua a não exigir cintos de segurança.

Ricardo Carvalho

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