A Volvo revelou finalmente, o novo EX60, que a marca diz ser concebido para redefinir os padrões de autonomia, desempenho, carregamento e segurança naquele que é o segmento mais competitivo do mercado automóvel mundial.

O novo SUV da Volvo, visto como o modelo elétrico mais importante da marca sueca até o momento foi concebido a pensar nas famílias, alia conforto e espaço a uma autonomia líder na categoria. A versão P12 AWD Electric pode atingir até 810 km com uma única carga.
Para isso beneficia de um sistema elétrico de 800 volts e compatibilidade com carregamento rápido até 400 kW, o que possibilita anunciar a possibilidade de recuperar até 340 km de autonomia em apenas 10 minutos.
No total, a Volvo oferece o EX60 com três opções de motorização e sete níveis de acabamento: o P12 AWD Electric com até 810 km de autonomia; o P10 AWD Electric, até 660 km e o P6 Electric, de tração traseira, com uma autonomia anunciada de até 620 km.

A marca oferece uma garantia de 10 anos para sua tecnologia de baterias, um ponto importante, tendo em conta que o EX60 apresenta uma plataforma complemente nova, a SPA3, a arquitetura de veículos elétricos de última geração da Volvo Cars, e está equipado com o HuginCore, o sistema central da marca. A integração direta da bateria na estrutura do veículo, através da tecnologia cell-to-body, aliada ao desenvolvimento interno dos motores elétricos, permite ao EX60 alcançar uma maior eficiência energética e reduzir o peso total do conjunto.
Toda esta inovação é traduzida em menos peso, maior eficiência, melhor produção e, principalmente, menor custo para o consumidor. Além disso, as novas soluções contribuem ainda para que o EX60 apresente a menor pegada de carbono de sempre num Volvo totalmente elétrico, igualando a do mais compacto EX30, e reforçam o posicionamento do modelo como uma escolha mais sustentável e responsável do ponto de vista ambiental.

Em termos de design, o EX60 apresenta uma frente baixa, a linha do tejadilho inclinada e as laterais afiladas da carroçaria aumentam a eficiência aerodinâmica geral. Como resultado, o EX60 apresenta um coeficiente de resistência aerodinâmica de 0.26,
No interior, o novo SUV elétrico da Volvo oferece versatilidade e praticidade. A longa distância entre eixos e o piso plano criam mais espaço para as pernas na parte traseira, bem como um grande compartimento de bagagem e múltiplos espaços de armazenamento inteligentes para objetos pessoais.
Nota ainda para o teto panorâmico com proteção UV de 99,9% amplia a luminosidade e a sensação de espaço. Na versão eletrocrómica, é possível ajustar a transparência do vidro ao toque de um botão, reduzindo o brilho ou aumentando a privacidade conforme necessário.
O EX60 incorpora ainda um sistema de áudio Bowers & Wilkins premium de 28 altifalantes. Pela primeira vez num automóvel Volvo, este sistema inclui altifalantes nos encostos de cabeça dos quatro bancos principais. Além disso, o EX60 será também o primeiro Volvo com Apple Music pré-instalado com Dolby Atmos, proporcionando uma experiência de áudio espacial envolvente.
O Volvo EX60 já se encontra disponível para encomenda nos mercados europeus. Em Portugal, o preço do novo SUV elétrico da Volvo arranca nos 50 650 euros + IVA, e a marca sueca já anunciou que as primeiras entregas das versões P6 e P10 estão previstas para o verão, seguindo-se a variante P12.






















