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Teste – Dacia Bigster Journey Hybrid 155: Mais e melhor

Virgilio Machado by Virgilio Machado
21/10/2025
in Atualidade, Ensaios
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Dacia Bigster Journey Hybrid 155

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No atual panorama automóvel, sobrecarregados de tecnologia e preços inflacionados, o maior SUV da Dacia (4,6 metros) não promete milagres – apenas espaço inteligente e o preço mais racional do segmento. Estreia a versão híbrida auto-recarregável de 155 CV, a mais avançada e eficiente da gama, uma solução que lhe assenta na perfeição!

Dacia Bigster Journey Hybrid 155

Há quem diga que tamanho não é documento. A Dacia, claramente, discorda. O novo Bigster – o nome não deixa margem para dúvidas – é um Duster que cresceu, mas não apenas em centímetros. Cresceu em ambição, em eficiência, e sobretudo naquilo que realmente importa para o cliente da marca romena: a “arte” de oferecer o essencial sem que este pareça básico.

O segredo está nas proporções. Com mais 23 centímetros que o Duster, o Bigster alonga-se sem perder o carácter robusto. Na verdade, parece até que ganhou músculo. A dianteira vertical, a grelha preta brilhante com o icónico Dacia link e os acabamentos em Starkle (um material reciclado e não pintado) reforçam a sua personalidade aventureira. Mas há detalhes que elevam o tom: o tejadilho bicolor opcional, as jantes de 19 polegadas no topo de gama e o novo Azul Indigo, uma cor metálica que acrescenta sofisticação sem perder a simplicidade.

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Dacia Bigster Journey Hybrid 155
Dacia Bigster Journey Hybrid 155
Dacia Bigster Journey Hybrid 155
Dacia Bigster Journey Hybrid 155

Minimalismo com propósito

Esta filosofia de ‘menos é mais’ estende-se ao interior. Sim, há superfícies duras, dispensam-se os luxos exagerados e as tecnologias que ninguém vai usar, ficando claro que o Bigster foi pensado não para impressionar, mas para resolver problemas reais de quem vive o dia-a-dia com um carro. O painel de bordo elevado e vertical liberta espaço generoso para pernas e ombros nos lugares dianteiros, enquanto a posição de condução ligeiramente mais alta oferece uma visão desimpedida para todos os ângulos da estrada. Nos bancos traseiros, os 70 cm de espaço para as pernas (mais 3 cm que o Duster) e os 96 cm de altura livre colocam-no no topo do segmento, embora os 134 cm de largura entre portas revelem limitações quando se transportam três adultos.

Dacia Bigster Journey Hybrid 155
Dacia Bigster Journey Hybrid 155

Quanto ao equipamento, também serve o sentido prático. Nesta “nossa” versão Journey, o destaque vai para o cruise control adaptativo, o primeiro teto de abrir panorâmico da Dacia, com 120 cm de comprimento (abre até 35 cm), o porta-bagagens elétrico e o banco do condutor com ajustes elétricos. Já os ADAS – como travagem de emergência, alerta de mudança de faixa e reconhecimento de sinais – podem ser personalizados através da função My Safety.

O ecrã tátil Media Nav Live de 10,1″ com navegação conectada (atualizável por oito anos) e o painel digital de 10” coexistem com soluções engenhosas como o sistema YouClip – pontos de ancoragem estratégicos para tablets, cabides ou até uma lanterna de emergência. O “Organizador de Bagageira”, acessível através do mesmo ecrã central, transforma o espaço de carga numa arrumação lógica e eficiente.

Dacia Bigster Journey Hybrid 155
Dacia Bigster Journey Hybrid 155
Dacia Bigster Journey Hybrid 155
Dacia Bigster Journey Hybrid 155

A bagageira, verdadeiro trunfo do Bigster, mantém volumes generosos (546 litros) mesmo nesta versão híbrida, onde a bateria rouba apenas o estritamente necessário.

Híbrido descomplicado

A Dacia transformou a contenção de custos numa virtude. Sem o peso (literalmente) das suas complexidades técnicas, o Bigster recorre à plataforma CMF-B, partilhada com outros modelos da marca (à exceção do Spring). Nas curvas, surpreende pela compostura. A suspensão, mais firme que a do Duster, absorve as irregularidades sem transmitir desconforto excessivo aos ocupantes. Por outro lado, essa firmeza adicional trouxe um benefício claro: um controlo de massas notável para um SUV deste tamanho, especialmente em autoestrada.

Aliás, a partilha de componentes com o Duster poderia sugerir uma experiência de condução sem novidades, mas a Dacia soube onde mexer: a direção, embora leve em cidade, ganha peso progressivamente com a velocidade, oferecendo feedback suficiente para inspirar confiança. E se o Bigster nunca será um desportivo (o centro de gravidade elevado lembra-o discretamente nas curvas mais apertadas), a sua agilidade é digna de nota. A insonorização, visivelmente melhorada em relação ao Duster, é outro ponto a favor, embora os passageiros traseiros ainda detetem algum ruído residual.

Dacia Bigster Journey Hybrid 155

Já a motorização HYBRID 155 revela a abordagem pragmática o construtor romeno à eletrificação. O coração deste sistema é um propulsor 1.8 a gasolina de 107 CV que trabalha em harmonia com dois motores elétricos – um dedicado à tração (50 CV) e outro que atua como arranque/gerador. A bateria de 1,4 kWh pode parecer modesta à primeira vista, mas revela-se perfeitamente dimensionada para o seu propósito: permitir que circule sem emissões até 80% do tempo em ambiente urbano. A caixa automática (possui quatro mudanças para o motor a combustão e duas para os elétricos, eliminando a necessidade de embraiagem) opera com discrição e sem grandes hiatos, enquanto os 9,7 segundos dos 0-100 km/h colocam-no num patamar de vivacidade surpreendente para um SUV com este tamanho… e preço.

O consumo médio de 4,6 l/100 km traduz na prática como o HYBRID 155 está à vontade no meio urbano, onde o modo elétrico brilha em silêncio e eficiência, enquanto nas autoestradas o motor térmico assume o comando. Bom compromisso.

Texto Vítor Mendes Fotos Paulo Calisto

Dacia Bigster Journey Hybrid 155

Conclusão

O Bigster Journey Hybrid 155 não é o SUV mais luxuoso, nem o mais desportivo do seu segmento. Mas é, seguramente, um dos mais racionais. Aliás, nisso, é imbatível!

Combina espaço, eficiência e equipamento a um preço que desafia a concorrência, mantendo a essência “sem complicações” da marca.

Ficha Técnica

Dacia Bigster Journey Hybrid 155

TIPO DE MOTOR                         Gasolina, 4 cilindros em linha, atmosférico

CILINDRADA                               1.793 cm³

POTÊNCIA                                   107 CV

BINÁRIO MÁXIMO                      172 Nm

TRANSMISSÃO                            Dianteira, caixa automática multimodo

 

SISTEMA ELÉTRICO

TIPO DE MOTOR                          Dois motores elétricos (tração/gerador)

POTÊNCIA                                    49 CV/20 CV

BINÁRIO                                       205 Nm/50 Nm

BATERIA                                        Iões de lítio, 1,4 kWh, 230 V

 

SISTEMA HÍBRIDO

TIPO DE MOTOR                           Elétrico-gasolina

POTÊNCIA (TOTAL)                       155 CV

BINÁRIO (TOTAL)                          N.D.

 

VELOCIDADE MÁXIMA                180 km/h

ACELERAÇÃO                               9,7 s (0 a 100 km/h)

CONSUMO (WLTP)                      4,6 l/100 km (misto)

EMISSÕES CO2 (WLTP)               104 g/km

DIMENSÕES (C/L/A)                   4.570 / 1.813 / 1.662 mm

PNEUS                                        215/60 R18

PESO                                          1.562 kg

BAGAGEIRA                                546-1.851 l

PREÇO                                        32.500 €

GAMA DESDE                             29.150 €

I.CIRCULAÇÃO (IUC)                   221,37 €

LANÇAMENTO                           Janeiro de 2025

Tags: BigsterDaciaDusterEspaçoHybrid 155JourneyMotorSUV
Virgilio Machado

Virgilio Machado

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