10 carros utilitários que menos gastam em 2025 - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


10 carros utilitários que menos gastam em 2025

Esqueça os SUV: estes carros urbanos/utilitários provam que menor consumo significa mais dinheiro na sua carteira!

Vitor Mendes by Vitor Mendes
05/08/2025
in Atualidade, Destaques
A A
carros urbanos

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Com os custos de combustível, seguros e manutenção em alta, poupar no automóvel nunca foi tão crucial. Neste guia, reunimos os 10 carros urbanos mais económicos de Portugal – modelos que priveligiam eficiência energética e tecnologia híbrida para garantir máxima economia.

1. Toyota Yaris Hybrid
Consumo: 3.8L/100km | Preço: €24.330

O líder absoluto em eficiência é a escolha ideal para quem busca fiabilidade Toyota e tecnologia híbrida madura. Para muitos, o preço mais elevado é um salto justificado: fiabilidade, robustez global e competência e, na versão Comfort Plus, um consumo médio oficial de apenas 3,8 l/100 km, o que implica um custo por utilização de 6,0 €/100 km e uma autonomia média de quase 950 km por cada depósito (36 litros de capacidade).

Related Post

pequeno elétrico TELO

TELO: um pequeno elétrico com grandes objetivos

26/09/2025
sistema de segurança nos carros

Sistema de segurança nos carros ficará inútil por decisão política

26/09/2025
conduzir

Conduzir está a fazer-nos mal, diz estudo. O que estamos a fazer errado?

26/09/2025
Opel aposta num Mokka capaz de tirar café

Opel aposta num Mokka capaz de tirar café

26/09/2025

2. Mazda2 Hybrid
Consumo: 3.8L/100km | Preço: €26.126

Mazda 2

Irmão gémeo do Yaris, mas com design Mazda. Mesmo consumo recorde, porém com preço mais elevado que o Mazda2 a gasolina (€20.996). Neste caso específico, falamos de um carro que é um autêntico conta-gotas andante, como confirma o consumo médio de 3,8 l/100 km a partir de uma mecânica híbrida. Este e outros fatores derivam num baixo custo de utilização e numa elevada autonomia, em concreto com uma eficiência 20% superior à do Mazda2 a gasolina.

3. Renault Clio
Consumo (Diesel): 4.1L/100km | Híbrido: 4.2L/100km

Único com opção Diesel económico (autonomia: 951 km). A versão híbrida (€26.100) cobre 80% de trajetos urbanos sem emissões. Assim, enquanto uma segue a tendência atual de eletrificação, o híbrido auto-recarregável de 145 CV, com o qual consegue cobrir até 80% dos percursos urbanos sem recorrer à combustão (homologa um consumo médio de 4,2 l/100 km), a outra é a cada vez menos procurada mecânica Diesel. Sim, o Clio mantém uma opção a gasóleo na gama, única neste dossier. Com ela, consegue o terceiro melhor valor de consumo na categoria: 4,1 l/100 km. Trata-se do 1.5 dCi de 100 CV combinado com caixa manual de 6 velocidades, propulsor que lhe permite uma soberba autonomia oficial de 951 km e um custo por 100 km de 6,50 € (a um preço médio do gasóleo de 1,50 €/litro).

4. Mitsubishi Colt HEV
Consumo: 4.3L/100km | Preço: €29.010

Baseado no Clio, mas com equipamento superior. Assim sendo, existe um frugal Colt híbrido auto-recarregável que o converte no quarto utilitário mais poupado, a partir de um consumo misto oficial de apenas 4,3 l/100 km. Face ao Clio, o nosso protagonista apresenta um equipamento de série superior, com elementos como jantes de 17” (aumentam uma décima o consumo daquele). Em termos de autonomia, no papel consegue 906 km de uma só vez, com um custo por cada 100 km de 7,30 €. O Colt híbrido está disponível apenas com o acabamento Ralliart, desde 29.010 €.

5. MG3 Hybrid+
Consumo: 4.4L/100km | Preço: €22.260

carros urbanos

Um degrau abaixo do seu principal rival: o Toyota Yaris. O MG3 é o primeiro modelo da marca a contar com mecânica híbrida Hybrid+, posteriormente incorporada noutros MG, como o SUV ZS Hybrid+. Trata-se de um propulsor aspirado (sem turbo) de 1.5 litros e 4 cilindros que desenvolve 102 CV e combina dois motores elétricos: um propulsor, de 136 CV, e outro gerador, de 61. O resultado é um total de 194 CV e 425 Nm de binário máximo que garantem um desempenho competente (acelera de 0 a 100 km/h em 8 segundos e atinge uma velocidade máxima de 170 km/h) em troca de um consumo médio de 4,4 l/100 km. É verdade que são 0,6 litros a mais que o Yaris, mas com uma potência elétrica e combinada superiores. Além disso, este MG3 conta com 6 programas de condução e permite uma velocidade máxima de 100 km/h em modo sem emissões, claro, quando a bateria auto-recarregável o permite.

6. Suzuki Swift
Consumo: 4.4L/100km | Preço: €19.912

Suzuki Swift
Suzuki Swift
Suzuki Swift
Suzuki Swift
Suzuki Swift
Suzuki Swift

Leve (menos de 1 tonelada) e com opção de tração integral. Híbrido leve de 12V reduz consumo em 5%. Um dos parâmetros que possibilita valores tão ajustados é o seu peso reduzido: na versão básica S1, pesa menos de uma tonelada. Outro elemento não menos importante que o diferencia dos restantes utilitários à venda é a possibilidade de ser adquirido com tração integral, uma verdadeira raridade que oferece muitas vantagens aos utilizadores que vivem em zonas particularmente chuvosas ou com neve. Em termos de preço, o S1 de que lhe falámos arranca nos 19.912 €.

7. Fiat Grande Panda
Consumo: 5.1L/100km

Fiat Grande Panda
Fiat Grande Panda

Regresso marcante do Panda, com frugal motor 1.2 Hibrído de 110 CV, associado à caixa DCT. Design único, autonomia de 977 km e motor elétrico dedicado para baixas velocidades. Um cinco portas com um estilo quadrado, ligeiramente SUV, que não só recorda a forma do histórico Panda de 1980, como também pretende oferecer muito espaço com pouco volume, medindo apenas 3,99 metros de comprimento.

8. Opel Corsa Hybrid 110cv
Consumo: 4.5L/100km | Preço: €23.475

Opel Corsa
Opel Corsa

40 anos de história. Versão de 110cv é a mais económica, com modo 100% elétrico em manobras. Também recorre à eletrificação total, um E-Corsa 100% elétrico, agora com valores superiores de autonomia. Junto a este, surgem os Corsa Hybrid de 110 e 145 CV. Destes, o primeiro apresenta o consumo mais contido: 4,5 l/100 km. Tal como o segundo, combina um motor a gasolina 1.2 Turbo de 100 CV e outro elétrico de 29, mais uma bateria de 48 volts. Como particularidade, o conjunto elétrico pode mover sozinho o conjunto em situações específicas, como manobras ou a velocidades muito reduzidas, em engarrafamentos… Deste modo, reduz a ação do motor de combustão em mais de 50%. 

9. Peugeot 208 Hybrid
Consumo: 4.5L/100km | Preço: €23.585

Peugeot E-208

Poupa €1/100km vs. versão a gasolina. Outro modelo do Grupo Stellantis desenvolvido sob a plataforma CMF-B, disponível em versões de 110 e 145 CV. Trata-se de um propulsor a gasolina de três cilindros turbo de 1.2 litros e 100 CV combinado com outro elétrico de 29, localizado na caixa de velocidades (automática, de dupla embraiagem e 6 relação), alimentado por uma bateria em rede de 48 volts. Em comparação com a mecânica a gasolina de 100 CV, este híbrido poupa 0,7 litros, o que traduzido em custos económicos significa uma poupança de um euro por cada 100 km percorridos. A este propósito referir que no total permite 977 km com um único depósito, pelo que a poupança ascende a quase 8 € por reabastecimento.

10. Honda Jazz Hybrid
Consumo: 4.6L/100km | Preço: €29.500

Espaço interior líder (Magic Seat) e foco em propulsão elétrica. Os 4,6 l/100 km de média homologada correspondem a um esquema híbrido elétrico que, no seu último restyling, incrementou a potência. Assim, o bloco de quatro cilindros atmosférico a gasolina, de 1,5 litros, passou de 98 para 107 CV, enquanto o motor elétrico passou de 109 para 122 CV, correspondendo à potência máxima deste modelo. Especificamente, o Jazz Hybrid prioriza a ação da unidade elétrica. Com tudo isso, o ganho do desempenho aumentou apenas uma décima no consumo de combustível. Ao mesmo tempo, a Honda também introduziu melhorias na caixa de velocidades automática para obter um funcionamento mais suave. A estas virtudes acrescenta-se um custo por utilização de 7,40 €/100 km e uma autonomia de 869 km. 

 

Tags: AMG 53Carros NovosHondalistaPeugeotRenaultToyota
Vitor Mendes

Vitor Mendes

Related Posts

pequeno elétrico TELO
Atualidade

TELO: um pequeno elétrico com grandes objetivos

by Vitor Mendes
26/09/2025
sistema de segurança nos carros
Atualidade

Sistema de segurança nos carros ficará inútil por decisão política

by Vitor Mendes
26/09/2025
conduzir
Atualidade

Conduzir está a fazer-nos mal, diz estudo. O que estamos a fazer errado?

by Vitor Mendes
26/09/2025
Next Post
Duplo rim BMW ou estrela

Duplo rim BMW ou estrela radiante: Quem muda para melhor?

Farizon

Farizon já tem 12 pontos de venda em Portugal

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
pequeno elétrico TELO

TELO: um pequeno elétrico com grandes objetivos

26/09/2025
sistema de segurança nos carros

Sistema de segurança nos carros ficará inútil por decisão política

26/09/2025
conduzir

Conduzir está a fazer-nos mal, diz estudo. O que estamos a fazer errado?

26/09/2025
Opel aposta num Mokka capaz de tirar café

Opel aposta num Mokka capaz de tirar café

26/09/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hyundai KIA Lamborghini Lexus Marcas Mazda Mercado Mercedes Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version