Stellantis quer vender "kei cars" na Europa... e está a ler bem - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Stellantis quer vender “kei cars” na Europa… e está a ler bem

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
20/06/2025
in Atualidade, Destaques
A A
Stellantis quer vender “kei cars” na Europa… e está a ler bem

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Conhece os “kei cars”? São carros de dimensões reduzidas, produzidos e comercializados no Japão, onde continuam a ter grande sucesso comercial.

Pequenos e adequados para a cidade, com preços acessíveis, que na Europa (por razões que explicaremos a seguir) não são vendidos. No entanto, segundo John Elkann, presidente da Stellantis, o Velho Continente precisa urgentemente deles para revitalizar o mercado automóvel.

Kei car
Pequeno é melhor
“A Europa deveria definitivamente ter ‘E-Cars’. Se o Japão tem os ‘kei cars’, que granjeiam 40% do mercado, não há razão para a Europa renunciar a este tipo de modelos”
Foi o que comentou Elkann no Congresso da Automotive News Europe, realizado em Turim (Itália). O executivo voltou a insistir na sua opinião sobre o assunto, reiterando o que já havia mencionado semanas atrás numa conversa com Luca de Meo, diretor do Grupo Renault.
“É importante que a União Europeia e os principais países fabricantes de automóveis, como Itália, Alemanha, França e Espanha, estejam realmente conscientes de como podem usar a regulamentação de forma inteligente e de como poderiam criar uma nova categoria de veículos, os «E-Cars», que também beneficiariam o ambiente”.

Leia também: Os keicar possibilitam modelos bem engraçados. E este Toyota Roomy?

Related Post

DS elétrico autonomia

750 km sem carregar: DS N°8 já está em Portugal

20/06/2025
carro elétrico iPhone

Firefly chega a Portugal com elétrico barato inspirado no iPhone

19/06/2025
Tesla Model Y

Novo Tesla Model Y com 6 lugares numa base 15 cm mais longa

19/06/2025
Bentley garagem

Luxo: Bentley reinventa o conceito de garagem… no 61º andar!

19/06/2025

Kei Car
“Kei cars”, o que são?
O termo «kei car» refere-se a uma categoria de automóveis produzidos no Japão que devem cumprir certas regras em termos de dimensões e potência. Mais concretamente, não podem exceder 3,4 metros de comprimento e 1,48 metros de largura, e o limite de potência é de 64 CV, com uma cilindrada máxima de 660 cm3. Carros para a cidade, portanto, perfeitos para economizar espaço e transportar confortavelmente até quatro ocupantes. Certamente, eles fariam sentido em muitas cidades espanholas, e não apenas nas maiores, aliás.
No Japão, representam 40% das matrículas, que em 2024 foram de aproximadamente 4,4 milhões. Isso significa 1,76 milhões de ‘kei cars’ vendidos. Além das dimensões tão compactas, por que têm tanto sucesso?
O motivo é fiscal: o governo japonês aplica descontos a quem compra um ‘kei car’, tanto no que diz respeito ao ‘registration tax’ (imposto a pagar na compra do carro) quanto ao equivalente ao nosso imposto de circulação.

Porque é que os “kei cars” não chegam à Europa?
A equação seria muito acertada: carros pequenos, com diferentes tipos de motorização (gasolina, híbrida ou elétrica) e a preços acessíveis. O que impede então os fabricantes japoneses (os três primeiros lugares em vendas no país são ocupados pela Daihatsu, Suzuki e Honda) de exportar os “kei cars” para a Europa? Resposta: a homologação no Japão é diferente da europeia e o processo de transformação dos veículos custaria muito caro, o que elevaria os preços.

Kei Car

“Os «E-Cars» podem ser económicos e verdadeiramente acessíveis e fabricados na Europa. Porque, afinal, se conseguirmos a regulamentação adequada, não só podem ser construídos aqui, como também comprados”.

As palavras de Elkann sublinham assim a necessidade de criar uma cadeia de abastecimento que permita aos fabricantes europeus construir os seus próprios “kei cars”, apostando naturalmente no elétrico. Também porque, tratando-se de carros específicos para a cidade, não haveria necessidade de instalar baterias particularmente grandes, salvaguardando assim o preço final.

As dimensões importam e não basta um preço particularmente baixo para convencer os automobilistas. Além disso, seria necessária uma legislação que favorecesse a sua difusão, mas, com os tempos da União Europeia, quem sabe quanto tempo demoraria.

De qualquer forma, as vantagens seriam inúmeras: fábricas em desuso ou com linhas de produção a meio da capacidade poderiam ser reconvertidas, criando empregos e revitalizando uma cadeia de abastecimento que há muito sofre. Também ajudariam as marcas a cumprir as normas relativas às emissões de CO2.

Os “kei cars” europeus não salvariam completamente a indústria automóvel do Velho Continente, mas ajudariam a sair do impasse em que se encontra. A condição necessária seria criar um acordo entre fabricantes e políticos.

Tags: EuropaKei CarsStellantis
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

DS elétrico autonomia
Atualidade

750 km sem carregar: DS N°8 já está em Portugal

by Vitor Mendes
20/06/2025
carro elétrico iPhone
Atualidade

Firefly chega a Portugal com elétrico barato inspirado no iPhone

by Vitor Mendes
19/06/2025
Tesla Model Y
Atualidade

Novo Tesla Model Y com 6 lugares numa base 15 cm mais longa

by Vitor Mendes
19/06/2025
Next Post
DS elétrico autonomia

750 km sem carregar: DS N°8 já está em Portugal

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
DS elétrico autonomia

750 km sem carregar: DS N°8 já está em Portugal

20/06/2025
Stellantis quer vender “kei cars” na Europa… e está a ler bem

Stellantis quer vender “kei cars” na Europa… e está a ler bem

20/06/2025
carro elétrico iPhone

Firefly chega a Portugal com elétrico barato inspirado no iPhone

19/06/2025
Tesla Model Y

Novo Tesla Model Y com 6 lugares numa base 15 cm mais longa

19/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version