Skoda 130 RS comemora 50 anos - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Skoda 130 RS comemora 50 anos

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
08/03/2025
in Atualidade, Destaques
A A
Skoda 130 RS comemora 50 anos

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

No ano em que celebra o seu 130.º aniversário, a Škoda Auto assinala também meio século desde a estreia pública do Škoda 130 RS no circuito de Most.

Com uma série de sucessos internacionais em provas de rali e em circuito, este lendário modelo de competição conquistou um lugar permanente na história do desporto motorizado. O seu legado mantém-se vivo até aos dias de hoje, com a designação RS a figurar nos modelos mais dinâmicos da atual gama da Škoda.

O Škoda 130 RS é um dos modelos mais icónicos na história do fabricante sediado em Mladá Boleslav. Na sua época, conquistou inúmeros títulos tanto em ralis internacionais como em circuito. Baseando-se nos pontos fortes dos seus antecessores, o Škoda 180 RS e o 200 RS, o Škoda 130 RS rapidamente se tornou num rival temido para os concorrentes mais instituídos, graças à sua excecional dinâmica. As suas múltiplas vitórias em eventos prestigiados granjearam-lhe a reputação de ser uma potência no desporto motorizado da Checoslováquia. Para assinalar o 50.º aniversário da sua estreia, três exemplares do Škoda 130 RS estão atualmente em exposição na secção de protótipos e carros desportivos do Museu Škoda, em Mladá Boleslav, onde permanecerão até 27 de abril.

Apenas um mês após a sua estreia pública no circuito de Most, em abril de 1975, o recém-desenvolvido coupé Škoda 130 RS – designado Type 735 – obteve um resultado impressionante na sua primeira prova competitiva. Na corrida do Campeonato Europeu de Carros de Turismo em Brno, dois Škoda 130 RS terminaram em terceiro e quarto lugar na categoria até 2000 cm³. Este feito inicial abriu caminho para uma carreira de grande sucesso no desporto motorizado para o 130 RS. O modelo conquistou troféus tanto no Bloco de Leste como em competições internacionais, onde enfrentou forte concorrência de marcas ocidentais de renome.

Related Post

Xiaomi

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

16/06/2025
BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

16/06/2025
Renault e Nissan reajustam a sua aliança

5 anos bastaram. Luca de Meo deixa o Grupo Renault

15/06/2025
Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025

Entre os seus triunfos, o Škoda 130 RS garantiu a vitória na sua classe no lendário Rali de Monte Carlo em 1977, terminando na 12.ª posição da classificação geral. Outras prestações de destaque incluem o oitavo lugar na classificação geral do Rali da Acrópole em 1979. Em 1981, repetiu este feito notável, demonstrando mais uma vez a sua capacidade para superar adversários significativamente mais potentes.

O Škoda 130 RS também deixou a sua marca em circuito, conquistando o título absoluto no Campeonato Europeu de Carros de Turismo de 1981 – o seu maior sucesso nas pistas – após ter terminado consistentemente entre os três primeiros nas temporadas anteriores.

O Škoda 130 RS era impulsionado por um motor OHV de quatro cilindros, refrigerado a água e montado na traseira, com uma cilindrada de 1,3 litros. Ao longo do tempo, a sua potência aumentou dos 113 cv iniciais para 142 cv na versão de circuito. Graças à utilização de painéis em liga de alumínio e componentes em fibra de vidro, o carro de competição pesava apenas 720 kg, permitindo-lhe atingir uma velocidade máxima de 220 km/h.

Contudo, o verdadeiro trunfo do carro de competição construído em Mladá Boleslav residia na sua manobrabilidade e agilidade. O seu design equilibrado inspirava confiança em todas as condições de condução, permitindo-lhe responder de forma fiável sob pressão. Na sua especificação original de fábrica, foram produzidas cerca de 200 unidades do Škoda 130 RS, com dezenas de outras construídas de forma privada utilizando componentes fornecidos pela fábrica.

Foi o Škoda 130 RS que introduziu a designação RS – Rally Sport –, que desde então se tornou um símbolo icónico dos modelos de alta performance da Škoda. Este legado desportivo mantém-se vivo nos modelos selecionados da atual gama da marca.

No panorama internacional do desporto motorizado, o Škoda Fabia RS Rally2 continua a defender o nome RS na categoria WRC2.

Tags: Coupé 130 RSŠkoda
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Xiaomi
Atualidade

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono
Atualidade

BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
Renault e Nissan reajustam a sua aliança
Atualidade

5 anos bastaram. Luca de Meo deixa o Grupo Renault

by Vitor Mendes
15/06/2025
Next Post
Como deve ser um tablier de um automóvel moderno?

Como deve ser um tablier de um automóvel moderno?

McLaren W1 pode andar com duas relações de caixa engrenadas ao mesmo tempo

McLaren W1 pode andar com duas relações de caixa engrenadas ao mesmo tempo

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Xiaomi

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

16/06/2025
BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

16/06/2025
Renault e Nissan reajustam a sua aliança

5 anos bastaram. Luca de Meo deixa o Grupo Renault

15/06/2025
Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version