Teste – VW Touareg 3.0 TSI 380 CV V6 E-Hybrid – Prova de maturidade - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Teste – VW Touareg 3.0 TSI 380 CV V6 E-Hybrid – Prova de maturidade

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
30/09/2024
in Atualidade, Destaques
A A
Teste – VW Touareg 3.0 TSI 380 CV V6 E-Hybrid – Prova de maturidade

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

O VW Touareg passou por uma atualização e surge com gama simplificada, baseada em duas versões híbridas de bateria recarregável. Testámos a versão menos potente, equipada com V6 a gasolina associado a um motor elétrico: 380 CV à disposição!

O Touareg, comercialmente, soma e segue, resistindo bem à erosão do tempo. Cerca de cinco anos depois do lançamento da terceira geração, o SUV topo da gama da VW continua a diferenciar-se pela qualidade e credenciais dinâmicas, por combinar ótimos níveis de conforto e uma aptidão para o fora de estrada que não encontramos em muitos dos rivais diretos. Ainda assim, para manter-se competitivo, o modelo foi alvo da modernização de meio de ciclo.

Esteticamente, o renovado Touareg apresenta, à frente, grelha, faróis e capô redesenhados, enquanto na traseira a mudança mais importante encontra-se na linha horizontal em LED a toda a largura do automóvel, no meio da qual surge o emblema da marca iluminado a vermelho.

VERDADEIRO TOPO DE GAMA

Related Post

BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

16/06/2025
Renault e Nissan reajustam a sua aliança

5 anos bastaram. Luca de Meo deixa o Grupo Renault

15/06/2025
Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025

Quando entramos no habitáculo, percebemos de imediato a qualidade elevada, tanto na construção, como nos materiais, como seria de esperar num SUV de luxo, assim como o enorme cuidado que a marca alemã teve em proporcionar elevados níveis de conforto aos passageiros – à semelhança, aliás, das outras gerações do modelo.

É muito fácil encontrar a melhor posição de condução graças aos bancos dianteiros ajustáveis eletricamente e ao suporte lombar regulável. A posição é elevada, o que, combinado com a vasta superfície vidrada, garante visibilidade em todas as direções.

À frente do condutor encontra-se o novo Innovision Cockpit, que combina o ecrã tátil do sistema de multimédia com 15” (agora com maior número de atalhos virtuais e mais intuitivo) e um painel de instrumentos digital de 12“ de muito fácil leitura e altamente personalizável.

Nos lugares traseiros, três passageiros usufruem de bastante espaço em todas as direções, beneficiando de ajuste individual das costas dos bancos e longitudinal do assento, que permite «jogar» entre carga na bagageira ou comprimento para as pernas dos passageiros. Há um pequeno ressalto no chão à frente do passageiro do meio, mas não é exagerado.

Além disto, o Touareg oferece 665 litros de bagageira e a possibilidade de rebater os bancos traseiros na proporção 40:20:40, numa operação executável a partir de mala. A fechar o capítulo da funcionalidade, acrescente-se o funcionamento elétrico do portão traseiro (incluindo a chapeleira) e a capacidade de ajustar a altura do plano de carga, cortesia da suspensão pneumática.

DESEMPENHO CONVINCENTE

No que toca às prestações e ao desempenho dinâmico, o SUV da VW prima por uma experiência de condução versátil. A tecnologia de compensação ativa de rolamento da carroçaria, baseada em barras estabilizadoras com regulação eletromecânica, ajuda a otimizar maneabilidade e dinamismo a todas as velocidades. Depois, com tração integral, altura ao solo até 258 mm (a passagem a vau é de 500 mm!) e modos de condução que variam entre Eco, Comfort, Normal, Sport, Individual, Offroad e Snow, o Touareg adapta-se facilmente às diferentes condições da estrada, sentindo-se à vontade tanto em asfalto como em pisos de terra batida, longas retas ou traçados sinuosos. A suspensão pneumática proporciona muito bom equilíbrio entre conforto e estabilidade/agilidade, mesmo em terrenos irregulares, enquanto a tração integral permanente garante condução sem sustos.

Seguindo esta tendência, nas prestações o Touareg também não dececiona. Com 380 CV e 450 Nm resultantes da combinação de propulsor a gasolina e motor elétrico, o utilizador tem debaixo do pé direito recurso de luxo para cumprir o registo 0-100 km/h em impressionantes 5,9 segundos e recuperar de forma lesta. A caixa automática, suave e sem grandes hiatos, ajuda na desenvoltura. A velocidade máxima está limitada eletronicamente a 250 km/h.

EMPURRÃO ELÉTRICO

A VW anuncia um muito otimista valor médio de consumo: 2,1 l/100 km. Ora, isso é inexequível no mundo real, sendo muito mais realista pensarmos num registo em torno dos 8,5 l/100 km em condução normal, sem preocupações com poupanças. Com um pouco mais de tato no acelerador, a cifra poderá descer até aos 7 l/100 km. Um bom valor acrescentado é a possibilidade de percorrer 51 km em modo totalmente elétrico, embora esta autonomia possa já pecar por escassa, quando há rivais a fazer quase o dobro em modo EV. Mais, se tivermos em conta que a velocidade máxima de carregamento da bateria é de apenas 7,4 kW, são precisas cerca de duas horas e meia para alcançar os 100%.

Texto Vítor Mendes
Fotos Paulo Calisto

CONCLUSÃO
O mais exclusivo da muito expandida gama SUV da VW viu o seu comportamento dentro e fora de estrada melhorado. Também ficou mais refinado, exibindo uma qualidade de construção e materiais/acabamentos apenas comuns no segmento premium. Pena que a vertente elétrica desta versão e-Hybrid deixe a desejar, com números “curtos” para a autonomia. Ainda assim, excelente combinação entre espaço, conforto, dinâmica, prestações e tecnologia de ponta. Convence plenamente como carro de família – ainda que lhe falte uma terceira fila de bancos.

FICHA TÉCNICA

VOLKSWAGEN TOUAREG 3.0 TSI 380 CV V6 E-HYBRID

TIPO DE MOTOR                           Gasolina, 6 cilindros em linha, turbo

CILINDRADA                                   2.995 cm3

POTÊNCIA                                       380 CV entre as 5.200 e as 6.400 rpm

BINÁRIO MÁXIMO                        450 Nm entre as 1.340 e 5.300 rpm

TRANSMISSÃO                               Caixa automática de 8 velocidades

SISTEMA ELÉTRICO

TIPO DE MOTOR                           Síncrono de íman permanente, dianteiro

POTÊNCIA                                       136 CV

BINÁRIO                                           370 Nm

BATERIA                                           Iões de lítio, 17,9 kWh (14,3 úteis)

AUTONOMIA (WLTP)                   51 km

SISTEMA HÍBRIDO

TIPO DE MOTOR                           Gasolina-elétrico, PHEV

POTÊNCIA (TOTAL)                       380 CV

BINÁRIO (TOTAL)                          450 Nm

VELOCIDADE MÁXIMA              250 km/h

ACELERAÇÃO                                 5,9 s (0 a 100 km/h)

CONSUMO (WLTP)                       2,1 l/100 km (misto)

EMISSÕES CO2 (WLTP)                 48 g/km (misto)

DIMENSÕES (C/L/A)                     4.902 / 1.984 / 1.705 mm

PNEUS                                              285/40 R21 (fre.)

285/40 R21 (tras.)

PESO                                                 2.537 kg

BAGAGEIRA                                    655-1.800 l

PREÇO                                              88.764 €

GAMA DESDE                                 87.461 €

I.CIRCULAÇÃO (IUC)                     576,14 €

LANÇAMENTO                               Janeiro de 2024

Tags: Volkswagen Touareg V6 Hybrid
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono
Atualidade

BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
Renault e Nissan reajustam a sua aliança
Atualidade

5 anos bastaram. Luca de Meo deixa o Grupo Renault

by Vitor Mendes
15/06/2025
Restyling do Tesla Model S e X está pronto
Atualidade

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
Next Post
Hyundai e Škoda vão cooperar no âmbito do hidrogénio . Mas não é a Skoda que pensa.

Hyundai e Škoda vão cooperar no âmbito do hidrogénio . Mas não é a Skoda que pensa.

BYD atinge 9 milhões de viaturas movidas a novas energias produzidas

BYD atinge 9 milhões de viaturas movidas a novas energias produzidas

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

16/06/2025
Renault e Nissan reajustam a sua aliança

5 anos bastaram. Luca de Meo deixa o Grupo Renault

15/06/2025
Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version