Sabia que a Audi quis lançar um R8 Diesel? - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Sabia que a Audi quis lançar um R8 Diesel?

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
21/06/2024
in Atualidade, Destaques
A A
Sabia que a Audi quis lançar um R8 Diesel?

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Hoje em dia, o gasóleo foi relegado para segundo plano, mas em tempos foi o combustível preferido da grande maioria dos condutores. Em 2008, a Audi teve a “brilhante” ideia de desenvolver um R8 a gasóleo, um projeto que acabou por não se ver a luz do dia.

Na última década, a indústria automóvel mudou tanto que um combustível como o gasóleo, que costumava ser muito popular entre a maioria dos condutores, representa atualmente menos de 10% das vendas e já quase não consta nos catálogos da maioria das marcas.
Mas, houve um dia em que a Audi planeou lançar um R8 a gasóleo… sim, leu bem.


Poucos imaginariam um supercarro movido a gasóleo, mas nos anos 2000, quando o combustível estava no seu auge, não era assim tão rebuscado.
Pelo menos para a Audi . Um dos fabricantes que contribuiu para a sua popularização no final dos anos 80, com o desenvolvimento da tecnologia TDI no lendário Audi 100.

Temos de recuar a 2008, quando a Audi apresentou um espetacular protótipo do Audi R8 equipado com um motor V12 TDI no Salão Automóvel de Detroit. Nessa altura, o R8 era um modelo recém-lançado num segmento em que a marca alemã se estava a estrear, ao lado de Ferrari, Lamborghini e Porsche.

Related Post

BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

16/06/2025
Renault e Nissan reajustam a sua aliança

5 anos bastaram. Luca de Meo deixa o Grupo Renault

15/06/2025
Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025

A Audi queria continuar a dominar as 24 Horas de Le Mans, onde nesse mesmo ano obteve a sua terceira vitória consecutiva com o Audi R10 TDI (viria a conquistar uma quarta em 2009), alcançando um marco na história da corrida francesa e das corridas em geral ao tornar-se o primeiro carro a gasóleo a vencer a prova de resistência.


Assim, desenvolveu duas versões do R8 a gasóleo que apresentou no Salão Automóvel de Detroit de 2008: o Audi R8 TDI Concept e o R8 TDI Le Mans Concept. Na realidade, os dois eram o mesmo carro e as únicas diferenças eram puramente estéticas. Até então, o maior motor Diesel do Grupo Volkswagen era o do Touareg, com um V10 TDI de 313 CV. O R8 TDI Concept contava com um V12 TDI de 6,0 litros que produzia 500 CV e uns extraordinários 1.000 Nm de binário.

Acoplado a uma caixa manual de dupla embraiagem de seis velocidades, conseguia uma aceleração de 0-100 km/h em 4,2 segundos e uma velocidade máxima de 300 km/h. Para colocar estes registos em perspetiva, o R8 V8 a gasolina de 420 CV acelerava ligeiramente mais devagar, em 4,6 segundos até aos 100 km/h, mas atingia uma velocidade máxima idêntica.


Esta configuração colocou grandes problemas técnicos aos engenheiros da Audi, especialmente no que diz respeito ao posicionamento do enorme bloco e à gestão do seu enorme binário, que sufocava as caixas de velocidades da época.
A solução era desenvolver uma caixa de velocidades específica, mas isso implicava custos muito elevados que não cobriam as estimativas de venda. Assim, a marca decidiu abandonar a ideia de colocar em produção um Audi R8 a gasóleo. No entanto, associado aos resultados em Le Mans, o marketing da sua tecnologia diesel foi extraordinário.

Tags: Audi R8 DieselAudi R8 V10 TDI
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono
Atualidade

BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
Renault e Nissan reajustam a sua aliança
Atualidade

5 anos bastaram. Luca de Meo deixa o Grupo Renault

by Vitor Mendes
15/06/2025
Restyling do Tesla Model S e X está pronto
Atualidade

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
Next Post
Audi Sport consegue volta mais no Nurburgring para um carro do segmento compacto

Audi Sport consegue volta mais no Nurburgring para um carro do segmento compacto

Mitsubishi ASX renova-se e chega a Portugal em julho

Mitsubishi ASX renova-se e chega a Portugal em julho

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

16/06/2025
Renault e Nissan reajustam a sua aliança

5 anos bastaram. Luca de Meo deixa o Grupo Renault

15/06/2025
Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version