Renault R5 TURBO 3E promete andar sempre em "drift" - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Renault R5 TURBO 3E promete andar sempre em “drift”

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
22/09/2022
in Atualidade, Destaques
A A
Renault R5 TURBO 3E promete andar sempre em “drift”

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

A Renault continua a aproveitar o espírito e a imagem do Renault 5 GT Turbo para mostrar a sua apetência como marca também desportiva, assim no concurso Chantilly Arts et Élégance 2022 (Oise, France), a 25 de setembro, vai revelar o R5 TURBO 3E.

Este automóvel 100% elétrico, lançado no âmbito das comemorações dos 50 anos do Renault 5, presta uma homenagem contemporânea às suas mais lendárias versões desportivas, os Renault 5 Turbo e Turbo 2. Tem logicamente o nome de R5 TURBO 3E, com a opção pelo “3” por surgir depois do Turbo 2 e pelo “E” por vincar a motorização elétrica.

Pensado para os circuitos, o R5 TURBO 3E é um “drifter” por excelência. Elétrico puro com tração traseira, interpreta como ninguém os códigos da deriva controlada à base de aceleração e controlo direcional. Tal como o seu fantástico antepassado, tem apenas dois lugares, sendo o espaço correspondente aos lugares traseiros ocupados pela motorização: dois motores elétricos para cada uma das rodas traseiras, estando as baterias colocadas ao centro, debaixo do piso.

O automóvel é montado num chassis tubular, sendo o fundo plano e a estrutura de proteção constituída por barras aprovadas pela Federação Internacional do Automóvel (FIA). Os motores do R5 TURBO 3E têm uma potência total de 280 kW (380 cv) e 700 Nm de binário, instantaneamente disponível.

Related Post

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

11/08/2025
Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

11/08/2025
Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

11/08/2025
911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

11/08/2025

Esta nova geração da “bombinette” dos anos 70 acelera dos 0 aos 100 em apenas 3,5 segundos (3,9 segundos em modo Drift), para uma velocidade máxima de 200 km/h. A bateria, com uma capacidade de 42 kWh, permite conduzir sem constrangimentos numa sessão de curvas em drift ou gincana. Neste último caso, o torneamento dos obstáculos é facilitado por um ângulo de direção das rodas superior a 50 °.

Para facilitar a gravação do desempenho a bordo, o R5 TURBO 3E tem 12 suportes de montagem de câmara, dentro e fora do carro. Por exemplo, nos faróis na frente, e nos espelhos exteriores. Locais perfeitos para obter as melhores imagens das sessões de drift.
À frente, tem uma grelha com grandes entradas de ar que servem tanto para o arrefecimento como para o efeito de solo. A divisão vertical em três partes é descendente direta do Renault 5 Turbo 2. Existem também faróis de nevoeiro “tal como na época” quadrados. Agora são quatro, cada um composto por 16 LED.

Na frente e na traseira, outros LED cor-de-rosa, azuis e amarelos iluminam-se e piscam quando o carro se atravessa e desliza, com uma atmosfera inspirada no mundo dos videojogos e nos anos 80 e 90. Os videojogos “retro” também serviram de inspiração para os autocolantes da decoração do automóvel. Finalmente, os vidros em Plexiglass são adornados em tons rosa e na janela traseira esquerda, enquanto um autocolante “La Vie en Rose” traz um pouco de suavidade a este automóvel-espetáculo.

No interior do R5 TURBO 3E encontramos um ambiente moderno e lúdico, onde se misturam referências ao mundo das corridas de automóveis, aos videojogos e, claro, aos Renault 5 e Renault 5 Turbo 2 e à sua época.

Sendo um automóvel que se conduz bem, o R5 TURBO 3E também vem adaptado aos novos tempos e o seu duplo digital vai evoluir no mundo dos jogos virtuais a partir da “Web3”, a Internet descentralizada onde serviços e plataformas online usam um modelo baseado em blockchains. Tambem será lançada uma coleção de NFT (Token Não Fungível) inspirados neste protótipo. Os proprietários destes ativos digitais beneficiarão de prémios e benefícios exclusivos.

Depois do concurso de elegância Chantilly Arts et Élégance 2022, o R5 TURBO 3E estará em exposição no stand da Renault, no Salão automóvel de Paris 2022 (17 a 23 de outubro). Na ocasião serão divulgados mais elementos sobre a afirmação deste automóvel como símbolo da marca.

ESPECIFICAÇÕES – R5 TURBO 3E

Comprimento: 4.06 m (incluíndo aileron)
Largura: 2,02 m
Altura: 1,32 m
Distância entre eixos: 2,54 m
Projeção dianteira: 625 mm
Projeção traseira: 740 mm

Chassis: tubular (+fundo plano+arco de segurança aprovado pela FIA)
Peso: 980 kg (+520 kg de baterias)

Pneus dianteiros: 225×35 R19
Pneus traseiros: 325×25 R20

Motorização: 100% elétrico
Potência: 280 kW (380 cv)
Binário: 700 Nm
Bateria: iões de lítio 42 kWh
Carga completa: 2 horas em carregador de 380V / 32A
Velocidade máxima: 200 km/h
0-100 km/h: 3,5 seg (3,9 seg em modo drift)

Tags: Renault 5 Turbo
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6
Atualidade

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla
Atualidade

Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV
Atualidade

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
Next Post
Tigrotto e Leoncino são duas séries especiais da Iveco Daily

Tigrotto e Leoncino são duas séries especiais da Iveco Daily

Peugeot e-208 fica mais potente e com maior autonomia

Peugeot e-208 fica mais potente e com maior autonomia

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

11/08/2025
Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

11/08/2025
Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

11/08/2025
911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

11/08/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version