A história da Peugeot e da Gendarmerie Française - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


A história da Peugeot e da Gendarmerie Française

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
04/04/2022
in Atualidade, Destaques
A A
A história da Peugeot e da Gendarmerie Française

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Após ter adquirido, em 2021, os Peugeot 5008, a Gendarmerie Nationale francesa acaba de encomendar 395 unidades do 3008 Hybrid plug-in, dando, assim, continuidade a uma longa história entre a marca francesa e a Gendarmerie, que iniciou logo após a Segunda Guerra Mundial.

No final dos anos 40 do século passado, no turbilhão do período pós-guerra, a Gendarmerie Nationale francesa iniciou, o melhor que pôde, o processo de recuperação do seu material circulante, ora requisitando viaturas da Resistência, ou reutilizando o que restava da frota automóvel do exército francês. Naturalmente, os primeiros modelos Peugeot (202, 302 e 402) apareceram nas brigadas, em quantidades limitadas e, na maioria das vezes, em preto! Na verdade, a agora famosa – e temida – cor azul da Gendarmerie só viria a generalizar-se nos anos de 1969/1970.

A partir dos anos 50, a Gendarmerie Nationale estruturou as suas compras de equipamentos e começou a fazer encomendas em grande escala dos seus veículos. Tinha, assim, início uma longa história com a Peugeot, em particular com as carrinhas da Marca.

É a carrinha 203 que surge em primeiro lugar na Gendarmerie, especialmente nas brigadas encarregadas da então recém-criada brigada de trânsito, numa França que entrava nos anos de expansão. A cada década, a Gendarmerie viria a contar com a sua quota de carrinhas: 403, 404, 204, 304, 305, 504, 505 e 306, até à chegada de uma nova geração de veículos que combinavam um espaço interior ainda mais prático e generoso com uma eficiente maneabilidade no trânsito: a Gendarmerie opta pelos Peugeot Expert, antecessores dos 5008 adquiridos em 2021, a que se seguirá, muito em breve, o 3008 Hybrid.

Related Post

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

16/06/2025
Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

16/06/2025
Xiaomi

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

16/06/2025
BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

16/06/2025

As berlinas dos policias

Além destes veículos de “maior capacidade”, a história entre a Peugeot e a Gendarmerie engloba, naturalmente, muitos outros modelos, a começar pelas estrelas 205 e 206, muitas das quais equiparam as suas brigadas de trânsito, tal como o 306, particularmente apreciado pelas brigadas das autoestradas. Sem esquecer todas as berlinas 203, 403, 305 ou 505, um privilégio reservado a oficiais como veículos de serviço, que não eram na cor azul da Gendarmerie, mas em preto ou cinzento.

Os modelos especiais

Responsável pela segurança do território em toda a sua diversidade (estradas, autoestradas, zonas de montanha, zonas rurais, etc.) e todos os seus componentes (metrópole, territórios ultramarinos), a Gendarmerie teve, assim, de adaptar a sua frota automóvel, e de adquirir alguns modelos especiais, às vezes bastante atípicos.

Os automobilistas dos anos 80 e 90 recordam-se, não sem alguma emoção associada, dos 405 T16 (200 cv) e 306 S16 (167 cv) das Brigadas de Intervenção Rápida que operavam nas autoestradas francesas.

Outros veículos bem conhecidos do público eram as carrinhas 203, 403, 404, 504 e, mais tarde, 505 da Garde Républicaine (Guarda Republicana), encarregados da segurança dos ciclistas participantes na Volta a França. Menos célebres, mas igualmente úteis, foram os 12 monovolumes 806 usados nos anos 90 para escolta de comboios nucleares.

Para poder intervir em todos os tipos de terrenos, incluindo os mais difíceis, a Gendarmerie Nationale também contou sempre com uma frota de veículos 4X4. Na década de 80, optou, tal como o exército francês, pelos P4, jipes atribuídos, principalmente, aos esquadrões da Gendarmerie Mobile. Nos departamentos ultramarinos, as carrinhas 504 e 505 4X4 preparadas pela Dangel permitiam aos gendarmes circular pelos piores trilhos. Finalmente, em 2004, alguns exemplares raros do modelo 206 com tração às quatro rodas, preparados pela FAM, foram entregues a algumas brigadas.

Desde os anos 40 que os diferentes modelos Peugeot transportam mulheres e homens, mas também os animais da Gendarmerie. Convertidos em furgões, os modelos J7 e, logo depois, os Expert permitiam o transporte dos cavalos da Garde Républicaine, enquanto as brigadas caninas puderam contar com as versões carrinha dos modelos Peugeot 203 e 504, antes de se poder optar pelos furgões Partner, Boxer ou Bipper, considerados mais práticos do que uma carrinha tradicional.

Um longo historial. Os gendarmes dos anos 50 que varreram as estradas com as suas valorosas carrinhas Peugeot 203 (42 cv, caixa manual de 4 velocidades, 120 km/h de velocidade máxima e consumo de 8 l/100 km), ficariam, certamente, surpreendidos com as prestações do atual PEUGEOT 3008 Hybrid 225 eAT8 (225 cv, caixa automática de 8 velocidades, 225 km/h de velocidade máxima e consumo de 1,4 l/100 km).

Pode saber mais sobre a relação de proximidade entre a Peugeot e a Gendarmerie Nationale através do excelente livro “Les voitures de la Gendarmerie Nationale”, de Pascal Meunier e Laurent Jacquot, publicado pela E-T-A-I.

 

Tags: Gerdarmerie FrançaisePeugeot
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito
Atualidade

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda
Atualidade

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
Xiaomi
Atualidade

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
Next Post
Lexus revela novo RZ dia 20 de abril

Lexus revela novo RZ dia 20 de abril

Jaguar Land Rover anuncia objetivos de sustentabilidade para 2030

Jaguar Land Rover anuncia objetivos de sustentabilidade para 2030

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

16/06/2025
Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

16/06/2025
Xiaomi

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

16/06/2025
BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

16/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version