Peugeot e-208 quer ser o herdeiro de 25 milhões de citadinos da marca do leão - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Peugeot e-208 quer ser o herdeiro de 25 milhões de citadinos da marca do leão

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
21/03/2022
in Atualidade, Destaques
A A
Peugeot e-208 quer ser o herdeiro de 25 milhões de citadinos da marca do leão

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Ao democratizar a mobilidade elétrica, o Peugeot e-208 iniciou uma nova era para os veículos urbano da marcar, 50 anos depois da criação do segmento no construtor.

Foi em 1972 que a Peugeot lançou o 104, o seu primeiro automóvel moderno pensado para a cidade. Desde então, nada menos do que dez gerações e 25 milhões de mini leões fizeram-se à estrada. Com vários modelos sagrados.

Os citadinos da Série 200

Peugeot 205 (1983-1998): Um grande número, pois claro…

Related Post

Renault e Nissan reajustam a sua aliança

5 anos bastaram. Luca de Meo deixa o Grupo Renault

15/06/2025
Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025

O 205 conduziu a Peugeot à era moderna. O seu estilo, o seu desempenho e a variedade de versões (motores a gasolina e a gasóleo, com 3 ou 5 portas e versões descapotável e de mercadorias) eram a garantia de que conseguia responder a todo o tipo de necessidades. O 205 também definiu as dimensões dos automóveis no seu segmento durante muito tempo: 3,70 metros.

Em meados dos anos 80, o seu sucesso comercial salvou a Peugeot de uma situação financeira crítica e relançou a marca do leão. As suas versões GTI (de 105, 115 e 130 cv) deixaram uma impressão muito forte em todos os entusiastas da alta performance. Já os seus sucessos nos ralis e em rally-raids fazem parte da história do desporto motorizado.

– Comprimento: 3,71 m (3 e 5 portas)
– Gama de potência: 45 a 200 cv
– 5.278.050 unidades produzidas

Peugeot 206 (1998-2012): O automóvel francês mais vendido de sempre!

E se o número sagrado fosse o Peugeor 206? Com mais de 8 milhões de unidades vendidas, é o automóvel francês mais vendido na história do setor. O seu estilo arrojado e o comportamento dinâmico em estrada foram um sucesso. Ao associar duas propostas inovadoras na gama, a carrinha SW e o CC, coupé-cabriolet, a Peugeot acertou em cheio e bateu novos recordes.

Se o Peugeot 205 tinha brilhado no Campeonato do Mundo de Ralis (dois títulos, em 1985 e 1986), o 206 fez ainda melhor, com três títulos consecutivos de 2000 a 2002. O 206 é, também, o personagem de um lendário filme publicitário onde um escultor indiano constrói o seu próprio 206, a partir de pedaços e materiais usados.

– Comprimento: de 3,83 m (3 e 5 portas) a 4,03 m (SW)
– Gama de potência: 60 a 177 cv
– 8.332.416 unidades produzidas

Peugeot 207 (2006-2014): O pequeno cresce

O lançamento do 207 marcou o início da evolução da gama francesa no segmento dos veículos urbanos. Com um comprimento de 4,03 m (era 20 cm mais longo do que o 206) oferecia mais espaço e habitabilidade. Para além disso, os acabamentos e o conforto viram-se significativamente melhorados, numa gama que permanece particularmente rica em termos de motores e de estilos de carroçaria, mantendo na gama a carrinha e o coupé-cabriolet.

– Comprimento: 4,03 m (3 e 5 portas) ou 4,16 m (SW)
– Gama de potência: 70 a 175 cv
– 2.573.523 unidades produzidas

Peugeot 208 I (2012-2020): A introdução do i-Cockpit

A primeira geração do 208 destaca-se por um regresso a dimensões mais compactas, mas com mais espaço a bordo do que o de um Peugeot 207 – e por uma rutura no design com os modelos 206/207. As alterações foram particularmente marcantes no habitáculo, onde o  208 inaugura o novo conceito i-Cockpit, dedicado ao prazer de condução. E para satisfazer completamente os entusiastas da condução, o  208 GTI tornar-se-ia no primeiro citadino da Peugeot de grande produção a exceder 200 cavalos de potência.

– Comprimento: 3,97 m (3 e 5 portas)
– Gama de potência: 68 a 208 cv
– 2.158.177 unidades produzidas

Peugeot 208 II (2019-…): Arrojado e elétrico

Com esta segunda geração do Peugeot 208, a Pmarca francesa marcou claramente a sua entrada na década de 2020. O seu design arrojado fá-lo sobressair na estrada, no espírito do 508 e do 3008, com alguns elementos reminiscentes do  205 (símbolos das versões nos pilares traseiros e desenho das janelas).

Acima de tudo, este 208 marca a entrada dos automóveis urbanos na era da mobilidade elétrica acessível a todos. Desde o seu lançamento, o Peugeot e-208 representa 16% do total de produção, complementando as versões equipadas com motores a gasolina e Diesel, numa nova geração que também oferece uma avançada conectividade multimédia. Um caso de sucesso que foi recompensado com o prestigiado título de “Car of The Year 2020”.

– Comprimento: 4,05 m (5 portas)
– Gama de potência: 75 a 136 cv
– 777.410 unidades produzidas até à data

Os citadinos da Série 100

Peugeot 104 (1972-1988): Um grande leão em formato pequeno

“3,58 metros de Peugeot!” O slogan publicitário da época era simples e conciso. Pela primeira vez, um pequeno veículo de quatro portas oferecia conforto, espaço, segurança e desempenho digno de um modelo de segmento superior. A Peugeot propunha ainda uma versão mais curta de 3 portas. Mais do que um modelo urbano era, assim, um Peugeot

– Comprimento: 3,30 m (3 portas) ou 3,58 m (4 portas)
– Gama de potência: 46 a 93 cv
– 1.624.992 unidades produzidas

Peugeot 106 (1991-2003): Urbano e, também, elétrico

Com um estilo moderno e um espaço interior generoso, combinado com um comprimento significativamente menor do que o do 205, com o qual partilhou o segmento durante vários anos, o 106 tornou-se num grande sucesso junto dos habitantes das cidades. Com uma vasta gama de motores a gasolina e Diesel, chegou mesmo a contar com uma versão elétrica em 1995, equipada com uma bateria de níquel-cádmio que lhe permitia uma autonomia de 90 km. Um grande feito considerando a tecnologia da época, um quarto de século antes do  e-208.

– Comprimento: 3,58 m (3 portas) ou 3,68 m (5 portas)
– Gama de potência: 45 a 120 cv
– 2.798.246 unidades produzidas

Peugeot 1007 (2004-2009): Demasiado inovador?

O 1007 resultou de uma combinação de inovações. Em primeiro lugar, com as suas duas portas laterais deslizantes de acionamento elétrico, uma novidade mundial. Depois, com a sua arquitetura de mini monovolume, oferecendo um espaço interior excecional num pequeno conjunto. Por último, oferecendo uma vasta gama de opções de personalização para o interior, muito antes disso se tornar uma tendência. Contudo, provou estar demasiado à frente do seu tempo, não tendo tido o sucesso que dele se esperava.

– Comprimento: 3,73 m (3 portas)
– Gama de potência: 70 a 110 cv
– 124.200 unidades produzidas

Peugeot 107 (2005-2014): “small is beautiful”

O Peugeot 107 é, antes de mais, um produto bem-sucedido em design, dotado de faróis sobredimensionados que lhe garantem um visual agradável à secção dianteira, para além de uma porta traseira original, composta por uma simples janela com vidro fumado, que a torna elegante. O 107 é, também, o mais pequeno dos Peugeot, ainda que estivesse disponível com cinco portas e quatro lugares. Em suma, contava com todos os ingredientes para se assumir como um automóvel de cidade de sucesso.

– Comprimento: 3,43 m (3 e 5 portas)
– Gama de potência: 54 ou 68 cv
– 819.062 unidades produzidas

Peugeot 108 (2014-…): A idade adulta

O Peugeot 108 é, no fundo, um 107 mais crescido. É claro que, na verdade, quase não cresceu em tamanho, mas continua a ser um prazer conduzi-lo na cidade. Mas evoluiu em termos de posicionamento fruto, entre outros, de um design mais sofisticado e de um acabamento interior mais refinado, apresentando-se até numa versão descapotável. Um sinal dos tempos: o 108 deixou no passado os motores a gasóleo.

– Comprimento: 3,46 m (3 e 5 portas)
– Gama de potências: 69 a 82 cv
– 427.968 unidades produzidas até à data

Tags: Peugeot 104Peugeot 106Peugeot 107Peugeot 108Peugeot 205
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Renault e Nissan reajustam a sua aliança
Atualidade

5 anos bastaram. Luca de Meo deixa o Grupo Renault

by Vitor Mendes
15/06/2025
Restyling do Tesla Model S e X está pronto
Atualidade

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?
Atualidade

O que muda no BMW XM para 2025?

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
Next Post
Maserati mostra primeiro super desportivo elétrico

Maserati mostra primeiro super desportivo elétrico

Toyota apresenta visão “Beyond Zero” em campanha de marca

Toyota apresenta visão "Beyond Zero" em campanha de marca

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Renault e Nissan reajustam a sua aliança

5 anos bastaram. Luca de Meo deixa o Grupo Renault

15/06/2025
Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version