TomTom analisa os novos desafios dos veículos elétricos - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


TomTom analisa os novos desafios dos veículos elétricos

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
13/11/2020
in Atualidade, Destaques
A A
TomTom analisa os novos desafios dos veículos elétricos

Share on FacebookShare on Twitter

Related Post

Renault e Nissan reajustam a sua aliança

5 anos bastaram. Luca de Meo deixa o Grupo Renault

15/06/2025
Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025
FacebookXRedditEmailWhatsApp

A TomTom (TOM2), especialista líder em tecnologias de localização, está intimamente ligada ao futuro da condução através do seu compromisso com a eficácia e segurança.

O trânsito e as emissões dos veículos são um dos desafios mais importantes que existem nos centros urbanos, onde termos como espaços verdes, contaminação acústica e qualidade do ar são mais importantes do que nunca. As emissões por parte de transportes rodoviários são responsáveis por 17% do total de emissões de CO2 do ser humano.

Os veículos totalmente elétricos reduzem este impacto ambiental em cerca de 70%. Por isso, existem soluções que aliviam este problema de forma significativa. Mas o que impede os consumidores de optarem por veículos elétricos?

A falta de estações de carregamento é um dos elementos que mais dissuadem os compradores a adquirir este tipo de veículos. Habituámo-nos a abastecer o carro em qualquer bomba de gasolina ou estação de serviço sempre que necessário, sem pensarmos demasiado na gestão que temos de fazer até ficarmos sem combustível.

Isto acontece porque há muitos postos de combustível espalhados por todo o território nacional. Mas o mesmo não acontece com postos de carregamento para elétricos. Deparamo-nos com frequência com o risco de não existir nenhum posto de carregamento na rota que escolhemos fazer.

Este fenómeno denomina-se range anxiety, ou seja, o medo de que um veículo elétrico perca a bateria. A autonomia é uma das características que os compradores mais analisam, mas é sempre necessário recarregar. Haverá uma estação de carregamento quando precisamos dela?

Ferramentas como os mapas em tempo real da TomTom ajudam os condutores a gerir este tipo de situações. Não só porque mostram a localização das estações de carregamento e permitem planear a rota antecipadamente, mas também porque fornecem informação sobre a estrada, os limites de velocidade, graus de inclinação, desvios e o estado do trânsito em tempo real.

Toda esta informação serve para que os veículos sejam capazes de gerir a sua bateria. Por exemplo, se o condutor se dirigir a uma estação de carregamento rápida, o veículo pode preparar a bateria antecipadamente para aumentar a velocidade da recarga. Da mesma forma, um veículo híbrido pode consumir mais energia numa subida se souber que logo a seguir há uma descida onde pode recarregar a bateria. Os sistemas de navegação modernos são capazes de ter em conta fatores como o estilo de condução do condutor para tomar decisões totalmente personalizadas que afetam a eficiência energética do veículo.

A importância dos mapas em alta definição, como os da TomTom, resulta não só na possibilidade de os condutores o consultarem, decidir as suas rotas e planificar trajetos, mas também fornecer informação ao veículo para melhorar a segurança e eficiência, otimizando os recursos, poupando energia e reduzindo a pegada ecológica.
Como está o mercado dos veículos elétricos em Portugal?


Embora seja dos países da Europa com menos incentivos à compra de veículos elétricos, Portugal é o país com a 5ª maior percentagem de venda de carros elétricos da Europa, de acordo com o relatório “Mission (almost) accomplished”, da Federação Europeia de Transporte e Ambiente.

No primeiro semestre de 2020, 11% de todos os carros vendidos em Portugal eram elétricos. Nos primeiros lugares da lista, estão os Países Baixos (13%), a Finlândia (15%), a Suécia (26%) e a Noruega, em primeiro lugar, com 68%, sendo o único país na Europa onde os elétricos representam mais de metade do total de carros vendidos.

Os veículos elétricos são o futuro dos automóveis e um dos pilares na hora de reduzir a poluição nas nossas cidades. Os cidadãos estão consciencializados, mas é certo que existem demasiadas incertezas e obstáculos que impedem a sua implementação. É necessário que haja investimentos para incentivar a compra, mas também que exista uma infraestrutura que permita que os motoristas destes automóveis circulem com a garantia de que serão bem cuidados e terão um serviço comparável ao que agora têm com os carros movidos a combustíveis fósseis.

Tags: AnáliseElétricosTom Tom
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Renault e Nissan reajustam a sua aliança
Atualidade

5 anos bastaram. Luca de Meo deixa o Grupo Renault

by Vitor Mendes
15/06/2025
Restyling do Tesla Model S e X está pronto
Atualidade

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?
Atualidade

O que muda no BMW XM para 2025?

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
Next Post
Peugeot 405 T16 foi o antecessor do novo 508 Sport Engineered

Peugeot 405 T16 foi o antecessor do novo 508 Sport Engineered

Nova Renault Loures acolhe centro de reparação de baterias de elétricos

Nova Renault Loures acolhe centro de reparação de baterias de elétricos

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Renault e Nissan reajustam a sua aliança

5 anos bastaram. Luca de Meo deixa o Grupo Renault

15/06/2025
Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version