Nova tecnologia da Ford afasta motoristas dos ângulos mortos - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Nova tecnologia da Ford afasta motoristas dos ângulos mortos

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
04/11/2020
in Atualidade, Destaques
A A
Nova tecnologia da Ford afasta motoristas dos ângulos mortos

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

É um cenário com o qual muitos condutores estão familiarizados: verificar os espelhos retrovisores antes de iniciar uma mudança de faixa, mas encontrar outro veículo que apareceu por detrás ou de lado – aparentemente vindo do nada.

A mudança de faixa é uma manobra habitual para os utentes regulares das autoestradas, mas mesmo os condutores mais atentos podem, por vezes, não detetar situações potencialmente perigosas, particularmente nos seus ângulos mortos. Um olhar menos atento ou uma perceção errada da velocidade ou direção de outro condutor na estrada foi um dos fatores em mais de metade dos acidentes rodoviários na Grã-Bretanha em 2018.*

A Ford apresentou uma nova tecnologia concebida para ajudar os condutores a evitar colisões relacionadas com os ângulos mortos enquanto viajam em estradas com várias faixas de rodagem.

O novo sistema Lane-Keeping com Assistência Pontos Cegos faz a sua estreia global no novíssimo Ford Kuga SUV. A tecnologia monitoriza o ângulo morto do condutor para veículos que se aproximam por detrás, e pode aplicar contra-direcções para avisar o condutor e desencorajar uma manobra de mudança de faixa se for detetada uma potencial colisão.

Related Post

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

16/06/2025
Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

16/06/2025
Xiaomi

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

16/06/2025
BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

16/06/2025

“Muitos condutores já terão sido apanhados de surpresa a dada altura quando outro veículo “apareceu do nada'”, disse Glen Goold, engenheiro chefe do programa Kuga. “O sistema Lane-Keeping com Assistência Pontos Cegos é como ter um par de olhos extra na parte de trás da cabeça, ajudando a evitar que o lapso de julgamento de apenas um segundo se transforme em algo mais sério”.

Sempre atento: Assistência ângulo morto

Há mais de uma década que a Ford oferece a tecnologia BLIS (Blind Spot Information System) que pode alertar os condutores para a presença de veículos no seu ângulo morto, utilizando uma luz de aviso no espelho da porta.

O novo Sistema de Manutenção de Faixas de Rodagem com Assistência Pontos Cegos vai um passo mais além – capaz de aplicar uma força suave ao volante para desencorajar os condutores a mudar de faixa de rodagem para a via de outro utilizador da estrada e guiar o veículo para longe do perigo.

Os sensores de radar do Kuga Assistente Pontos Cegos verificam se há veículos nas faixas paralelas até uma distância traseira de 28 metros, 20 vezes por segundo, enquanto conduz a velocidades de 65 km/h a 200 km/h. Uma intervenção pode ser ativada automaticamente se o sistema de controlo detetar uma mudança de faixa de rodagem através da monitorização das marcações na estrada utilizando a câmara frontal, e a tecnologia calcular que os dois veículos estão em rota de colisão.

O Sistema de Manutenção de Faixa com Assistência Pontos Cegos pode intervir para ajudar a evitar colisões com veículos que se aproximam com uma diferença de velocidade de cerca de 30 km/h.

Olhando o futuro: Assistência à Intersecção

Fazendo também a sua estreia global no novo Ford Kuga, a tecnologia Intersection Assist utiliza a câmara frontal do veículo, combinada com um radar, para monitorizar potenciais colisões com veículos em sentido contrário em faixas paralelas.

A tecnologia pode acionar automaticamente os travões quando segue a uma velocidade de até 30 km/h, para ajudar a prevenir ou mitigar os efeitos de acidentes em cenários em que um condutor está a atravessar-se no caminho de um veículo em sentido contrário, como é comum em cruzamentos ou pequenas rotundas.

Um estudo concluiu que mais de um em cada dez acidentes graves em cruzamentos na Europa envolvia carros que colidiam com outros veículos, carrinhas ou camiões em cruzamentos.**

O Intersection Assist funciona sem a necessidade de detetar marcas de faixas de rodagem ou passeios e pode mesmo intervir em parques de estacionamento, locais de obras ou outros locais sem marcas claras ou prioridades de tráfego.

Ambas as tecnologias podem funcionar de dia ou de noite, com os faróis ativados.

Tags: Ângulo mortoAssistência à IntersecçãoFord
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito
Atualidade

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda
Atualidade

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
Xiaomi
Atualidade

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
Next Post
Volkswagen destapa véu sobre o novo Golf R

Volkswagen destapa véu sobre o novo Golf R

Renault mostra Trafic Combi e SpaceClass renovadas

Renault mostra Trafic Combi e SpaceClass renovadas

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

16/06/2025
Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

16/06/2025
Xiaomi

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

16/06/2025
BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

16/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version