Utilizadores preferiam que os elétricos produzissem som de carro a combustão - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Utilizadores preferiam que os elétricos produzissem som de carro a combustão

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
12/06/2024
in Atualidade, Destaques
A A
Utilizadores preferiam que os elétricos produzissem som de carro a combustão

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

O som produzido pelo automóvel tem sido um grande tema de debate para os fabricantes, aparentemente desde que o inventaram. Quer se trate de domar um motor de grande capacidade para manter o seu habitáculo silencioso em aplicações de luxo ou de garantir que os sons guturais de um muscle car V8 penetrem no peito, a conceção do som tem sido uma questão muito importante para os engenheiros.

É um cenário ligeiramente diferente quando se trata de veículos elétricos, até porque o zumbido quase silencioso de um motor elétrico não tem a mesma nuance que os sons muito mecânicos da combustão. Mas os VE têm de emitir algum ruído por razões de segurança.

A National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) determinou em 2018 que os novos EVs devem emitir sons de advertência ao viajar a velocidades de até 30 km/h, sendo que na Europa acontece exatamente a mesma coisa. A agência projetou que estes regulamentos custariam à indústria automóvel cerca de 40 milhões de dólares por ano para altifalantes externos à prova de água, mas poupariam até 320 milhões de dólares ao reduzir os ferimentos dos peões.

Related Post

Eis as primeiras imagens do Nissan Ariya 2026

Eis as primeiras imagens do Nissan Ariya 2026

10/10/2025
MG estreia-se no segmento dos autocarros elétricos

MG estreia-se no segmento dos autocarros elétricos

10/10/2025
Toyota GR Supercar chega a 13 de outubro mas já há pormenores

Toyota GR Supercar chega a 13 de outubro mas já há pormenores

10/10/2025
Porsche confirma que os seus carros terão “sempre” um botão de volume

Porsche confirma que os seus carros terão “sempre” um botão de volume

10/10/2025

Desde então, os veículos elétricos têm vindo a ser equipados com uma variedade de sons diferentes, sendo o desafio equilibrar os ruídos sintéticos percetíveis com o gosto das pessoas. Um desafio adicional é a exigência do governo de ter também alguma informação de alta frequência.

No entanto, de acordo com um inquérito recente, os sons de alta frequência podem ser irritantes e contribuir para a fadiga auditiva. Em vez disso, os inquiridos preferiam ruídos semelhantes ao vento, à água e ao ruído branco, em comparação com outros que eram rotulados como sendo de natureza mais “sci-fi”. O estudo publicado pela agência de branding sónico Listen e pela empresa de estudos de mercado CloudArmy incluiu mais de 400 adultos americanos, metade dos quais já possuía um veículo elétrico.

Ao serem mais inclinados para sons “whooshing”, notou-se que prevalecia uma preferência pelos sons tradicionais dos automóveis. Os participantes avaliaram 10 sons, divididos entre categorias tonais e não tonais. Os sons não tonais obtiveram uma pontuação mais elevada em termos de simpatia e foram considerados mais parecidos com os automóveis, embora os sons tonais tivessem uma ligeira vantagem em termos de perceção.

Em declarações à Auto News, Paul Amitai, Diretor Executivo de Estratégia da Listen, explicou o apelo destes sons naturalistas: “Se pensarmos em muitos dos sons que o nosso automóvel emite, eles são mais do tipo textural”, afirmou. Para os inquiridos, este som não sonoro parece mais autêntico e semelhante ao de um automóvel, alinhando-se com os ruídos tradicionalmente ouvidos nos veículos a gasolina.

Tags: carros elétricosMotores CombustãoSom
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Eis as primeiras imagens do Nissan Ariya 2026
Atualidade

Eis as primeiras imagens do Nissan Ariya 2026

by Ricardo Carvalho
10/10/2025
MG estreia-se no segmento dos autocarros elétricos
Atualidade

MG estreia-se no segmento dos autocarros elétricos

by Ricardo Carvalho
10/10/2025
Toyota GR Supercar chega a 13 de outubro mas já há pormenores
Atualidade

Toyota GR Supercar chega a 13 de outubro mas já há pormenores

by Ricardo Carvalho
10/10/2025
Next Post
Xpeng G6 é o novo rival do Tesla Model Y

Xpeng G6 é o novo rival do Tesla Model Y

Mercedes-AMG SL 63 em edição especial MANUFAKTUR Golden Coast

Mercedes-AMG SL 63 em edição especial MANUFAKTUR Golden Coast

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Eis as primeiras imagens do Nissan Ariya 2026

Eis as primeiras imagens do Nissan Ariya 2026

10/10/2025
MG estreia-se no segmento dos autocarros elétricos

MG estreia-se no segmento dos autocarros elétricos

10/10/2025
Toyota GR Supercar chega a 13 de outubro mas já há pormenores

Toyota GR Supercar chega a 13 de outubro mas já há pormenores

10/10/2025
Porsche confirma que os seus carros terão “sempre” um botão de volume

Porsche confirma que os seus carros terão “sempre” um botão de volume

10/10/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hyundai KIA Lamborghini Lexus Marcas Mazda Mercado Mercedes Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version