Utilizadores preferiam que os elétricos produzissem som de carro a combustão - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Utilizadores preferiam que os elétricos produzissem som de carro a combustão

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
12/06/2024
in Atualidade, Destaques
A A
Utilizadores preferiam que os elétricos produzissem som de carro a combustão

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

O som produzido pelo automóvel tem sido um grande tema de debate para os fabricantes, aparentemente desde que o inventaram. Quer se trate de domar um motor de grande capacidade para manter o seu habitáculo silencioso em aplicações de luxo ou de garantir que os sons guturais de um muscle car V8 penetrem no peito, a conceção do som tem sido uma questão muito importante para os engenheiros.

É um cenário ligeiramente diferente quando se trata de veículos elétricos, até porque o zumbido quase silencioso de um motor elétrico não tem a mesma nuance que os sons muito mecânicos da combustão. Mas os VE têm de emitir algum ruído por razões de segurança.

A National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) determinou em 2018 que os novos EVs devem emitir sons de advertência ao viajar a velocidades de até 30 km/h, sendo que na Europa acontece exatamente a mesma coisa. A agência projetou que estes regulamentos custariam à indústria automóvel cerca de 40 milhões de dólares por ano para altifalantes externos à prova de água, mas poupariam até 320 milhões de dólares ao reduzir os ferimentos dos peões.

Related Post

Renault

Nova Renault 4L Elétrica: Carta de amor a um ícone

20/05/2025
Mais de 50% dos condutores esperam ter um carro elétrico até 2034, diz estudo

Mais rápido nem sempre é melhor. Carregamento lento pode trazer grandes vantagens para o carro elétrico

20/05/2025
Baja Bug está de regresso

Baja Bug está de regresso

20/05/2025
VW ID Buzz

Volkswagen vai mudar os nomes dos elétricos. Porquê?

20/05/2025

Desde então, os veículos elétricos têm vindo a ser equipados com uma variedade de sons diferentes, sendo o desafio equilibrar os ruídos sintéticos percetíveis com o gosto das pessoas. Um desafio adicional é a exigência do governo de ter também alguma informação de alta frequência.

No entanto, de acordo com um inquérito recente, os sons de alta frequência podem ser irritantes e contribuir para a fadiga auditiva. Em vez disso, os inquiridos preferiam ruídos semelhantes ao vento, à água e ao ruído branco, em comparação com outros que eram rotulados como sendo de natureza mais “sci-fi”. O estudo publicado pela agência de branding sónico Listen e pela empresa de estudos de mercado CloudArmy incluiu mais de 400 adultos americanos, metade dos quais já possuía um veículo elétrico.

Ao serem mais inclinados para sons “whooshing”, notou-se que prevalecia uma preferência pelos sons tradicionais dos automóveis. Os participantes avaliaram 10 sons, divididos entre categorias tonais e não tonais. Os sons não tonais obtiveram uma pontuação mais elevada em termos de simpatia e foram considerados mais parecidos com os automóveis, embora os sons tonais tivessem uma ligeira vantagem em termos de perceção.

Em declarações à Auto News, Paul Amitai, Diretor Executivo de Estratégia da Listen, explicou o apelo destes sons naturalistas: “Se pensarmos em muitos dos sons que o nosso automóvel emite, eles são mais do tipo textural”, afirmou. Para os inquiridos, este som não sonoro parece mais autêntico e semelhante ao de um automóvel, alinhando-se com os ruídos tradicionalmente ouvidos nos veículos a gasolina.

Tags: carros elétricosMotores CombustãoSom
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Renault
Atualidade

Nova Renault 4L Elétrica: Carta de amor a um ícone

by Vitor Mendes
20/05/2025
Mais de 50% dos condutores esperam ter um carro elétrico até 2034, diz estudo
Atualidade

Mais rápido nem sempre é melhor. Carregamento lento pode trazer grandes vantagens para o carro elétrico

by Vitor Mendes
20/05/2025
Baja Bug está de regresso
Atualidade

Baja Bug está de regresso

by Ricardo Carvalho
20/05/2025
Next Post
Xpeng G6 é o novo rival do Tesla Model Y

Xpeng G6 é o novo rival do Tesla Model Y

Mercedes-AMG SL 63 em edição especial MANUFAKTUR Golden Coast

Mercedes-AMG SL 63 em edição especial MANUFAKTUR Golden Coast

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Renault

Nova Renault 4L Elétrica: Carta de amor a um ícone

20/05/2025
Mais de 50% dos condutores esperam ter um carro elétrico até 2034, diz estudo

Mais rápido nem sempre é melhor. Carregamento lento pode trazer grandes vantagens para o carro elétrico

20/05/2025
Baja Bug está de regresso

Baja Bug está de regresso

20/05/2025
VW ID Buzz

Volkswagen vai mudar os nomes dos elétricos. Porquê?

20/05/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version