A chinesa Foton chega ao mercado nacional de mangas arregaçadas, apresentando um carro de trabalho bem equipado quanto os modernos SUV, mas com capacidades todo-o-terreno que estes só podem sonhar em alcançar. E tudo isto com um motor Diesel de 163 CV.
O estilo aventureiro nos automóveis veio para ficar, graças à moda dos SUV. As pick-ups também adotaram estas linhas exteriores que inspiram aventura e um estilo de vida mais ativo, com a vantagem de oferecerem capacidades reais para condução em todo-o-terreno. Estas características fazem delas veículos versáteis, ideais para quem precisa de espaço de carga, trabalha no campo ou pratica atividades desportivas ou lúdicas que envolvem o transporte de material volumoso. E a prova de que continuam a ter mercado é que as marcas não param de lançar versões atrativas, carregadas de equipamento e esteticamente apelativas.
A mais recente proposta vem do Oriente, mais precisamente da China. Chama-se Tunland G7 e impõe-se desde logo pela sua presença robusta. O design exterior é marcado por uma grelha frontal preta com o logo cromado da Foton em destaque, num conjunto com mais de 5 metros de comprimento. E as dimensões avantajadas traduzem-se num interior igualmente generoso, com espaço para cinco pessoas viajarem com conforto razoável.
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Equipamento de topo
Os acessos são bons para todos os lugares, embora seja necessário levantar um pouco a perna para subir aos “aposentos”. Esta versão mais “aburguesada” da pick-up da Foton reflete bem o salto qualitativo nesta categoria de automóveis: volante multifunções, consola central iluminada, painel de bordo com desenho sofisticado e revestimentos de qualidade superior, almofadados nas portas, são alguns mimos.
O sistema de infotainment inclui um ecrã tátil de 10,25 polegadas, compatível com smartphones, e na extensa lista de equipamentos de série não faltam sistemas ADAS, como alerta de colisão frontal, deteção de ângulo morto ou travagem automática de emergência, além de câmaras 360º, muito úteis nas manobras urbanas, dificultadas pelo limitado raio de viragem. A posição de condução também é boa para um carro tão alto.
Ainda em matéria de dimensões, destaque para a boa área de carga: a caixa tem 1.520 mm de comprimento e 44 cm de altura, sendo capaz de suportar quase uma tonelada de peso, enquanto a capacidade de reboque é de até 3 toneladas, ideal para quem procura na Foton um verdadeiro “mouro de trabalho”.
Pau para toda a obra
Em serviço ou lazer, a verdade é que debaixo do capô há músculo para quase todas as tarefas. A Tunland G7 recorre a uma mecânica possante de 2.0 litros a gasóleo, com 163 CV e 390 Nm de binário, capaz de prestações muito satisfatórias, bem ajudada pela caixa manual de 6 velocidades. O arranque é brusco e potente, antecipando força suficiente para enfrentar condições de terreno complicadas, sobretudo se ativarmos as quatro rodas motrizes (4H) no comando rotativo na consola central. Este botão permite ainda acionar a caixa de redutoras (4L), um modo em que se torna quase impossível ficar “entalado”. A elevada altura ao solo (21 cm), o bloqueio diferencial mecânico e os bons ângulos de ataque (28º) e de saída (19º) fazem o resto.
Por outro lado, em alcatrão, o comportamento é… o esperado. Quem procura este tipo de veículos TT tem outras prioridades, nomeadamente robustez e fiabilidade “à prova de bala”. A condução exige maior esforço e pressão nos pedais, volante e seletor da caixa, à boa maneira das pick-up, com o seletor a ser um pouco impreciso.
Não é defeito, é feitio…
O motor turbodiesel também se faz ouvir sem grandes filtros. Quanto a consumos, é relativamente fácil atingir médias de 8,5 l/100 km, isto no melhor dos cenários. Tanto nos trilhos TT com 4×4 ativado como em autoestrada, a fatura aumenta.
Ainda assim, aplauda-se o equilíbrio da dinâmica, fruto da correta capacidade de processamento das suspensões, sobretudo no eixo posterior que, mantendo o arcaico esquema de eixo rígido com molas de lâminas, consegue manter a traseira bem agarrada à estrada, favorecendo a sensação de segurança. No entanto, o conforto fica algo comprometido quando o veículo está vazio. Já o sistema de travagem, ao contrário, não mostra dificuldades para imobilizar um veículo tão pesado. Uma agradável surpresa!
Texto Vítor Mendes
Fotos Paulo Calisto
CONCLUSÃO
A chinesa Foton entra em Portugal pela mão do Grupo JAP, com uma gama diversificada de veículos comerciais. Esta Tunland G7, pelo preço competitivo, apresenta-se repleta de bons argumentos, desde a imagem aos conteúdos, passando por uma mecânica Diesel competente e muito bem aproveitada por uma transmissão manual de 6 relações. O conjunto revela ímpeto forte e desempenho interessante. Trata-se de uma pick-up à séria, para o bem e… para o mal.
FICHA TÉCNICA
FOTON TUNLAND G7
TIPO DE MOTOR Diesel, 4 cilindros em linha, turbo
CILINDRADA 1.968 cm3
POTÊNCIA 163 CV às 3.600 rpm
BINÁRIO MÁXIMO 390 Nm entre as 1.800 e as 2.600 rpm
TRANSMISSÃO 4×4 inserível, caixa manual 6 velocidades
V.MÁXIMA 160 km/h (limitada)
ACELERAÇÃO 8,8 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP) 7,4 l/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP) 220 g/km (misto)
DIMENSÕES (C/L/A) 5.340 / 1.940 / 1.870 mm
PNEUS 265/60 R18
PESO 2.005 kg
ZONA DE CARGA 1.520 / 1.580 / 440 mm
PREÇO 40.652 €
GAMA DESDE 40.652 €
I.CIRCULAÇÃO (IUC) 446,95 €
LANÇAMENTO Fevereiro de 2025