A chinesa Foton chega ao mercado nacional de mangas arregaçadas, apresentando um carro de trabalho bem equipado quanto os modernos SUV, mas com capacidades todo-o-terreno que estes só podem sonhar em alcançar. E tudo isto com um motor Diesel de 163 CV.
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Os acessos são bons para todos os lugares, embora seja necessário levantar um pouco a perna para subir aos “aposentos”. Esta versão mais “aburguesada” da pick-up da Foton reflete bem o salto qualitativo nesta categoria de automóveis: volante multifunções, consola central iluminada, painel de bordo com desenho sofisticado e revestimentos de qualidade superior, almofadados nas portas, são alguns mimos.
Em serviço ou lazer, a verdade é que debaixo do capô há músculo para quase todas as tarefas. A Tunland G7 recorre a uma mecânica possante de 2.0 litros a gasóleo, com 163 CV e 390 Nm de binário, capaz de prestações muito satisfatórias, bem ajudada pela caixa manual de 6 velocidades. O arranque é brusco e potente, antecipando força suficiente para enfrentar condições de terreno complicadas, sobretudo se ativarmos as quatro rodas motrizes (4H) no comando rotativo na consola central. Este botão permite ainda acionar a caixa de redutoras (4L), um modo em que se torna quase impossível ficar “entalado”. A elevada altura ao solo (21 cm), o bloqueio diferencial mecânico e os bons ângulos de ataque (28º) e de saída (19º) fazem o resto.
Por outro lado, em alcatrão, o comportamento é… o esperado. Quem procura este tipo de veículos TT tem outras prioridades, nomeadamente robustez e fiabilidade “à prova de bala”. A condução exige maior esforço e pressão nos pedais, volante e seletor da caixa, à boa maneira das pick-up, com o seletor a ser um pouco impreciso.
O motor turbodiesel também se faz ouvir sem grandes filtros. Quanto a consumos, é relativamente fácil atingir médias de 8,5 l/100 km, isto no melhor dos cenários. Tanto nos trilhos TT com 4×4 ativado como em autoestrada, a fatura aumenta.
Ainda assim, aplauda-se o equilíbrio da dinâmica, fruto da correta capacidade de processamento das suspensões, sobretudo no eixo posterior que, mantendo o arcaico esquema de eixo rígido com molas de lâminas, consegue manter a traseira bem agarrada à estrada, favorecendo a sensação de segurança. No entanto, o conforto fica algo comprometido quando o veículo está vazio. Já o sistema de travagem, ao contrário, não mostra dificuldades para imobilizar um veículo tão pesado. Uma agradável surpresa!
Fotos Paulo Calisto
CONCLUSÃO
A chinesa Foton entra em Portugal pela mão do Grupo JAP, com uma gama diversificada de veículos comerciais. Esta Tunland G7, pelo preço competitivo, apresenta-se repleta de bons argumentos, desde a imagem aos conteúdos, passando por uma mecânica Diesel competente e muito bem aproveitada por uma transmissão manual de 6 relações. O conjunto revela ímpeto forte e desempenho interessante. Trata-se de uma pick-up à séria, para o bem e… para o mal.
FICHA TÉCNICA
FOTON TUNLAND G7
TIPO DE MOTOR Diesel, 4 cilindros em linha, turbo
CILINDRADA 1.968 cm3
POTÊNCIA 163 CV às 3.600 rpm
BINÁRIO MÁXIMO 390 Nm entre as 1.800 e as 2.600 rpm
TRANSMISSÃO 4×4 inserível, caixa manual 6 velocidades
V.MÁXIMA 160 km/h (limitada)
ACELERAÇÃO 8,8 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP) 7,4 l/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP) 220 g/km (misto)
DIMENSÕES (C/L/A) 5.340 / 1.940 / 1.870 mm
PNEUS 265/60 R18
PESO 2.005 kg
ZONA DE CARGA 1.520 / 1.580 / 440 mm
PREÇO 40.652 €
GAMA DESDE 40.652 €
I.CIRCULAÇÃO (IUC) 446,95 €
LANÇAMENTO Fevereiro de 2025