Teste – Dacia Spring Extreme Electric 65 – Saldos de Primavera - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Teste – Dacia Spring Extreme Electric 65 – Saldos de Primavera

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
09/04/2025
in Destaques, Ensaios
A A
Dacia Spring

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

O novo Spring Electric ganhou imagem mais moderna e novas tecnologias, aumentou a lista de ajudas à condução e também cresceu na capacidade da mala. Só encolheu mesmo no preço. Nunca esteve tão acessível!

Spring em inglês significa primavera, estação do ano que é o começo de um novo ciclo. No caso da Dacia, chegou mais cedo, com a renovação daquele que é um dos seus modelos de maior sucesso, desde o lançamento, em 2021. O modelo urbano criado com o objetivo de democratizar a mobilidade elétrica recebeu uma renovação fundamental, numa altura em que o mercado se prepara para receber uma nova vaga de elétricos a preços mais em conta.

Dacia Spring

Na prática, um novo ciclo para o Spring, que mantém as dimensões exteriores compactas mas ganha um visual mais SUV, com uma dianteira totalmente redesenhada, a nova assinatura luminosa da marca romena e o logótipo em grande destaque ao centro. As barras negras à frente e atrás, colocadas entre as óticas, também lhe conferem imagem mais robusta. Porém, onde cresceu foi mesmo na volumetria útil da bagageira, que estica até aos 288 litros (+ 6%), ou 1.004 com os bancos traseiros rebatidos. Além disso, há um compartimento sob o capô dianteiro com mais 35 litros de espaço de arrumação. Nas restantes medidas interiores, espaço à justa para quatro adultos.

Related Post

Lamborghini Temerario desafia Ducati Panigale V4

Lamborghini Temerario desafia Ducati Panigale V4

21/05/2025
Fiat Panda 4×4 está de regresso com eixo traseiro eletrificado

Fiat Panda 4×4 está de regresso com eixo traseiro eletrificado

21/05/2025
Renault

Nova Renault 4L Elétrica: Carta de amor a um ícone

20/05/2025
Mais de 50% dos condutores esperam ter um carro elétrico até 2034, diz estudo

Mais rápido nem sempre é melhor. Carregamento lento pode trazer grandes vantagens para o carro elétrico

20/05/2025

Leia também: Teste – Dacia Duster Extreme Hybrid 140 4×2 – Um novo capítulo

Dacia Spring

Tecnologia e cafés

Os progressos mais evidentes na tecnologia de bordo, melhorada com a adoção de novos ecrãs de 7” para a instrumentação e 10” para o sistema de infoentretenimento, que permite integração sem fios com smartphone através do Android Auto e do Apple CarPlay e acrescenta a navegação conectada com informações de trânsito em tempo real e atualizações remotas “over-the-air”.

Dacia Spring

Na segurança, destaque para o reforço das ajudas à condução, desde a introdução do sistema avançado de travagem de emergência (urbano/extraurbano com deteção de veículos, peões, ciclistas e motociclos), ao reconhecimento de sinais de trânsito com alerta de excesso de velocidade e ao assistente de ajuda ao estacionamento traseiro; com a Dacia a incluir o botão “My Safety” para um acesso rápido às definições pré-estabelecidas por cada utilizador. Por sua vez, o carregamento bidirecional (V2L) permite ao Spring alimentar aparelhos elétricos de baixa potência com adaptador, de série no nível Extreme do nosso teste, como por exemplo um grelhador no campismo ou uma máquina de café para uma qualquer eventualidade…

Dacia Spring

A apresentação também acompanhou este upgrade, embora se mantenha uma conceção simplista que, em muitos aspetos, está uns furos abaixo dos melhores citadinos. É fácil torcer o nariz à qualidade de alguns plásticos, forros e materiais, assim como à pequeníssima regulação do banco que nos obriga a conduzir numa posição sempre algo elevada, ou à localização pouco prática dos comandos elétricos dos vidros dianteiros no centro do tablier e não nas portas.

Dacia Spring

Preço-canhão

Apesar da atualização, a Dacia baixou o preço de lançamento do novo Spring até aos 16.900 €, o que representa uma proposta ainda imbatível entre aquilo que custa e o que oferece, embora este preço-canhão diga respeito à versão base, com 45 CV de potência, que é exclusiva do acabamento Essential. A “nossa” versão Extreme, topo de gama, equipa um motor elétrico mais potente: 65 CV que lhe dão outra desenvoltura no meio do trânsito e em estrada aberta. Recupera melhor e também melhora consideravelmente na aceleração face ao Spring Electric 45: 0-100 km/h em 13,7 s contra os 19,1 s do menos potente. A velocidade máxima está limitada aos 125 km/h.

Dacia Spring

Poupadinho na cidade

É verdade que as prestações não entusiasmam, e ativando o modo ECO ainda limita mais a velocidade para poupar energia. Em cidade e trajetos curtos, quase não se nota essa inibição, mas ela torna-se bem evidente em autoestrada. Os consumos baixos continuam a ser uma grande mais-valia, para o qual o peso contido do conjunto é peça-chave. Na prática, e apesar dos reforços de equipamento, o novo Spring pesa pouco mais de uma tonelada, o que ajuda explicar as médias entre os 12 e os 13,5 kWh/100 km. Contas feitas, a pequena bateria (26,8 kWh) consegue superar os 200 km de autonomia sem grandes problemas.

Quanto à dinâmica, esta reflete a arquitetura da carroçaria, estreita e alta, com o vento a fazer-se sentir nas laterais. Ainda assim, o Spring é sempre fácil de guiar e a suspensão melhorou o seu desempenho em mau piso, embora continue a faltar progressividade ao travão e o rolamento não esteja isento de ruídos.

Dacia Spring
Dacia Spring
Dacia Spring
Dacia Spring
Dacia Spring
Dacia Spring

Texto Vítor Mendes
Fotos Paulo Calisto

CONCLUSÃO

Não há dúvida que a Dacia melhorou muito a imagem simpática do Spring, agora ainda mais aproximado ao formato de pequeno SUV urbano. Ao mesmo tempo que se afastou mais da imagem de produto de baixo custo, nomeadamente através da promoção da qualidade e do conforto no seu interior e do reforço tecnológico evidente. E a mais não é obrigado. O Spring cumpre com aquilo a que se propõe: tornar a mobilidade elétrica mais fácil e acessível a todos.

FICHA TÉCNICA
DACIA SPRING EXTREME ELECTRIC 65

TIPO DE MOTOR                        Elétrico, síncrono de íman permanente, dianteiro

POTÊNCIA                                    65 CV (48 kW)

BINÁRIO MÁXIMO                     113 Nm

TRANSMISSÃO                            Dianteira, caixa automática de relação única

BATERIA                                        Iões de lítio, 26,8 kWh

AUTONOMIA (WLTP)                228 km (336 km em cidade)

TEMPO DE CARGA                     5h a 7,4 kW AC (0-100%)

45 min. a 30 kW CC (20-80%)

VELOCIDADE MÁXIMA                 125 km/h

ACELERAÇÃO                              13,7 s (0 a 100 km/h)

CONSUMO (WLTP)                    13,3 kWh/100 km (misto)

EMISSÕES CO2 (WLTP)               0 g/km

DIMENSÕES (C/L/A)                   3.701 / 1.583 / 1.485 mm

PNEUS                                           165/65 R15

PESO                                              1.050 kg

BAGAGEIRA                                 288-1.004 l

PREÇO                                           19.900 €

GAMA DESDE                              16.900 €

I.CIRCULAÇÃO (IUC)                   0 €

LANÇAMENTO                            Julho de 2024

Tags: Dacia Spring ExtremeTeste
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Lamborghini Temerario desafia Ducati Panigale V4
Atualidade

Lamborghini Temerario desafia Ducati Panigale V4

by Ricardo Carvalho
21/05/2025
Fiat Panda 4×4 está de regresso com eixo traseiro eletrificado
Atualidade

Fiat Panda 4×4 está de regresso com eixo traseiro eletrificado

by Ricardo Carvalho
21/05/2025
Renault
Atualidade

Nova Renault 4L Elétrica: Carta de amor a um ícone

by Vitor Mendes
20/05/2025
Next Post
Citroën C5 Aircross

Esta é a primeira imagem oficial do novo Citroën C5 Aircross

Mercedes-Benz Classe S 2025 surge ainda mais refinado

Mercedes-Benz Classe S 2025 surge ainda mais refinado

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Lamborghini Temerario desafia Ducati Panigale V4

Lamborghini Temerario desafia Ducati Panigale V4

21/05/2025
Fiat Panda 4×4 está de regresso com eixo traseiro eletrificado

Fiat Panda 4×4 está de regresso com eixo traseiro eletrificado

21/05/2025
Renault

Nova Renault 4L Elétrica: Carta de amor a um ícone

20/05/2025
Mais de 50% dos condutores esperam ter um carro elétrico até 2034, diz estudo

Mais rápido nem sempre é melhor. Carregamento lento pode trazer grandes vantagens para o carro elétrico

20/05/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version