Teste – BMW X1 sDrive 18i – Como um relógio - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Teste – BMW X1 sDrive 18i – Como um relógio

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
10/10/2023
in Destaques, Ensaios
A A
Teste – BMW X1 sDrive 18i – Como um relógio

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Somos nós que lhe dizemos: não vale a pena evoluir para a opção acima neste novo X1 a gasolina, para desfrutar de um automóvel topo de gama. Não é barato, mas também não tem um preço proibitivo, rubrica consumos moderados e tem uma resposta muito coerente. O melhor será mesmo dizer que vale cada euro pedido por ele.

Não foi assim há tantos meses que publicamos o ensaio ao novo BMW X1 equipado com motor Diesel (o único na gama, o 18d) e, nessa altura, a impressão que deixou pela redação foi a mais positiva: a marca fez um bom trabalho de casa com um dos seus modelos comercialmente mais relevantes. Agora voltamos à carga com o seu equivalente, mas a gasolina que, tal como estão as coisas, acaba por ficar mais em conta que o Diesel e tem um rendimento semelhante.
Posiciona-se no segmento da moda C-SUV, logicamente numa posição mais premium, e acaba por se encaixar acima dos seus concorrentes clássicos da Audi ou da Mercedes-Benz pelo facto de ser tecnologicamente mais moderno. Mas não é único. Os seus 4,5 m de comprimento ganham presença: parece maior do que aquilo que realmente é e proporciona um interior com um aspeto que “enche o olho”, como veremos adiante.

Related Post

Mercedes prepara V8 eletrificado para manter legado na AMG

Mercedes prepara V8 eletrificado para manter legado na AMG

27/08/2025
Aqui está ele: o novo Volkswagen T-Roc

Aqui está ele: o novo Volkswagen T-Roc

27/08/2025
Land Rover Classic lança edição limitada do Defender V8

Land Rover Classic lança edição limitada do Defender V8

27/08/2025
Mazda BT-50 não vai ter versão elétrica

Mazda BT-50 não vai ter versão elétrica

27/08/2025

Corretamente equipado

Tem um preço de entrada de 42 800 euros que dão acesso a uma dotação de série muito correta, na qual encontramos desde o cruise control ao assistente de estacionamento, passando pelos faróis em LED, portão da mala elétrico, etc. Todavia, se precisar de mais elementos, o catálogo de extras é quase infinito: Head-up display, condução semiautónoma avançada, pack M Sport…
Disponibiliza um soberbo painel digital com duplo ecrã (instrumentação e infotainment sob uma superfície curva), do mais avançado que a marca alemã oferece e equiparável às mais recentes evoluções de X5/X6 e X7 ou até do iX. Mas há mais, conta com o mesmo sistema operativo, avançado, por apps, rendimento e conetividade; permite atualizações via OTA.

Super modulável

Passando para o habitáculo, disponibiliza uma modularidade ao estilo de um monovolume. Aglutina soluções do mais recente Série 2 Active Tourer, que é 11 cm mais curto e é mais barato também. Falamos da fila de bancos traseira com as costas reclináveis e banco ajustável longitudinalmente (faz parte do Pack Travel por 1760 euros ), para “jogar” com o espaço se for precisa mais bagageira ou mais lugar para as pernas dos ocupantes. É, de facto, muito amplo porque é cúbico, e generoso no aspeto longitudinal: adultos de estatura elevada conseguem acomodar-se muito bem. A bagageira chega aos 540 litros, do melhor do segmento.
Avancemos então para o ensaio propriamente dito deste X1 sDrive 18i, a versão de acesso deste SUV da marca de Munique que debita 136 CV e que é um velho conhecido do mercado com valências mais do que demonstradas. E é o melhor exemplo de como as motorizações térmicas alcançaram uma maturidade invejável. No teste da versão Diesel, escrevemos que era a melhor opção da gama, mas depois de andarmos com este, e mesmo tendo em conta o preço mais elevado da gasolina, estamos em condições de lhe dizer que esta versão acaba por se destacar, com qualidades em tudo idênticas às do Diesel.

Rendimento de topo 

O seu rendimento sobressai. Tem apenas três cilindros, 1,5 litros e turbo, mas o binário de 230 Nm e um peso total de 1600 kg acabam por ajudar bastante. A resposta, apoiada na forma como a caixa automática “trabalha” (dupla embraiagem e sete velocidades), é resolutiva, sem abdicar de um consumo que, com cuidado, consegue ser inferior aos 6 l/100 km.
Para já nada de eletrificação e o depósito de 45 litros, pode ter mais 10 litros pagando pelo extra. E a dinâmica? Os comandos precisos, tal como a direção, acabam por resultar numa condução muito apelativa, qualquer que seja o ritmo e a circunstância. É um BMW da cabeça aos pés, sempre firme nas curvas em apoio ou superando lombas e buracos na estrada estoicamente. Mas, acima de tudo, é um BMW confortável. A insonorização foi muito bem trabalhada. Apenas quando se acelera com mais força a partir de parado se consegue perceber a natureza tricilindrica do motor, neste caso muito suavizado.

Texto E. Cano
Fotos Paulo Calisto

CONCLUSÃO

Na verdade, não é preciso mais do que isto: este sDrive 18i é mais do que suficiente. É refinado do que propriamente um poço de força, e se quer fazer uma ultrapassagem com carga, o melhor será fazê-la sem pressa. Em troca, e perante uma condução mais “sossegada”, é possível sentir que debaixo do pé direito existe “potência”, sem nunca influenciar os consumos. A partir daqui qualidade 100% BMW num conjunto muito ágil, moderno e versátil, que convence desde o primeiro minuto.

FICHA TÉCNICA

BMW X1 SDRIVE18I

MOTOR                                  Gasolina, 3 cilindros em linha, turbo

CILINDRADA                           1.499 cm3

POTÊNCIA                               136 CV entre as 4.400 e as 6.500 rpm

BINÁRIO MÁXIMO                  230 Nm entre as 1.500 e as 4.000 rpm

TRANSMISSÃO                       Dianteira, caixa auto. 7 vel. (dupla embraiagem)

VELOCIDADE MÁXIMA 208 km/h

ACELERAÇÃO                         9,2 s (0 a 100 km/h)

CONSUMO (WLTP)                 7,1-6,3 l/100 km (misto)

EMISSÕES CO2 (WLTP)          160-143 g/km

DIMENSÕES (C/L/A)               4.500 / 1.845 / 1.642 mm

PNEUS                                    205/65 R17

PESO                                       1.575 kg

BAGAGEIRA                            540-1.600 L

PREÇO                                    42.800 €

GAMA DESDE                         42.800 €

I. CIRCULAÇÃO (IUC) 144,05 €

LANÇAMENTO                        Junho de 2019

 

Tags: BMW X1sDrive18i
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Mercedes prepara V8 eletrificado para manter legado na AMG
Atualidade

Mercedes prepara V8 eletrificado para manter legado na AMG

by Ricardo Carvalho
27/08/2025
Aqui está ele: o novo Volkswagen T-Roc
Atualidade

Aqui está ele: o novo Volkswagen T-Roc

by Ricardo Carvalho
27/08/2025
Land Rover Classic lança edição limitada do Defender V8
Atualidade

Land Rover Classic lança edição limitada do Defender V8

by Ricardo Carvalho
27/08/2025
Next Post
Go.Charge é a recente solução para a mobilidade do Grupo Salvador Caetano

Go.Charge é a recente solução para a mobilidade do Grupo Salvador Caetano

Carlsson anuncia fim de atividade e encerramento

Carlsson anuncia fim de atividade e encerramento

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Mercedes prepara V8 eletrificado para manter legado na AMG

Mercedes prepara V8 eletrificado para manter legado na AMG

27/08/2025
Aqui está ele: o novo Volkswagen T-Roc

Aqui está ele: o novo Volkswagen T-Roc

27/08/2025
Land Rover Classic lança edição limitada do Defender V8

Land Rover Classic lança edição limitada do Defender V8

27/08/2025
Mazda BT-50 não vai ter versão elétrica

Mazda BT-50 não vai ter versão elétrica

27/08/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version