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A próxima geração de híbridos da MG promete dar muito que falar. É revolucionária e ameaça a hegemonia da Toyota.

A marca chinesa, embora de origem britânica, já não aponta apenas às marcas de baixo custo, como a Dacia, mas agora também às outras marcas tradicionais. Está até voltada para o segmento premium, após a apresentação da sua nova divisão IM (Intelligent Mobility) no Salão Automóvel de Genebra, com a qual vai lançar modelos com acabamentos mais luxuosos. Apresentou ainda outros modelos mais baratos e adaptados a todo o tipo de carteiras.


Estamos a falar do MG3 Hybrid, um veículo de 4,12 metros de comprimento que chegará brevemente no mercado, equipado com um sistema de propulsão híbrido não plug-in, uma estreia para o construtor chinês.
E é aqui que reside a principal caraterística do novo modelo, a sua revolucionária tecnologia híbrida. Mas onde se destaca esta tecnologia híbrida? Para começar, é na potência. Essencialmente, o novo sistema Hybrid Plus é composto por cinco elementos-chave: motor, transmissão, bateria, motor elétrico e gerador.

Assim, o MG3 Hybrid+ possui uma mecânica composta por um motor a gasolina de 1,5 litros e por um motor elétrico de 80 kW (107 CV), bem como um gerador separado que permite uma vasta gama de modos de funcionamento de toda a cadeia cinemática. O sistema disponibiliza uma potência combinada de 195 CV, a mais elevada da sua classe, permitindo-lhe acelerar de 0-100 km/h em 8 segundos e atingir 170 km/h, e recuperar de 80-120 km/h em 5 segundos, de acordo com a marca.


A MG reivindica ainda um consumo médio de combustível de 4,4 litros/100 km, com emissões de CO2 de 100 g/km, embora todos estes valores ainda estejam pendentes de homologação. O MG3 Hybrid promete desempenho, mas também eficiência. E tudo isto graças a uma bateria de elevada capacidade para um automóvel híbrido não plug-in. Tem uma capacidade de 1,83 kWh, o que lhe permite tirar maior partido do motor elétrico.

Com esta bateria, a marca afirma que este 3 Hybrid consegue atingir uma velocidade máxima de 95 km/h e uma autonomia de até 40 quilómetros em modo totalmente elétrico, o que é incrível para um híbrido auto-recarregável que normalmente só pode percorrer alguns quilómetros sem utilizar o motor de combustão interna.

Além disso, de acordo com o fabricante, pode ser conduzido a velocidades sustentadas entre 40 e 80 km/h utilizando o motor a gasolina como gerador de eletricidade, o que permitirá ao motor elétrico funcionar de forma mais eficiente.

Finalmente, o MG3 Hybrid tem até cinco modos de condução, cada um selecionado automaticamente pelo sistema Hybrid Plus: EV: funciona apenas com energia elétrica durante o tempo que a carga permitir; Série: o gerador alimenta o motor elétrico para propulsão; Série e carga: a condução em série e a recarga da bateria quando a carga é baixa.; Tração e carga: o motor acciona as rodas e carrega a bateria através do gerador; Paralelo: tanto o motor como o motor elétrico accionam as rodas.

Ricardo Carvalho

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