Se recebeu uma multa sem ter passado na portagem, pode ser um erro do sistema ou clonagem de matrícula. Eis o que fazer:
1. Verifique se a matrícula foi clonada
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Compare a foto da multa da portagem com o seu veículo (cor, modelo, detalhes).
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Se o carro na imagem não é o seu, pode ser clonagem.
2. Passos a seguir em caso de clonagem
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Denuncie à polícia (PSP ou GNR) – Obtenha um auto de ocorrência, essencial para provar que não foi você a passar a portagem.
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Conteste a multa – Envie a queixa à entidade que emitiu a multa (Brisa, Ascendi, etc.), juntando:
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Cópia do boletim de ocorrência.
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Documentos do veículo (livrete e seguro).
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Prova de onde o seu carro estava no dia (ex.: portagens noutro local, estacionamento pago, testemunhas).
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Exija a anulação da dívida – Se provar a clonagem, a multa deve ser cancelada.
3. Se foi erro do sistema (matrícula lida mal)
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Verifique se há erros de leitura (ex.: 0 confundido com O, ou 5 com S).
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Apresente recurso com documentos do carro e, se possível, provas de que não passou no local.
4. Evite problemas futuros
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Consulte regularmente o Portal das Contraordenações Rodoviárias para ver multas em seu nome.
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Se suspeitar de clonagem, coloque um adesivo distintivo no carro (ajuda a diferenciar em câmeras).
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