fbpx




A Kia Corporation revelou as primeiras imagens do design exterior e interior do EV6, o seu primeiro veículo elétrico a bateria (BEV) com plataforma dedicada.

Apresentando um design muito característico, inspirado nos crossovers, e tendo como base a nova Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP), o EV6 é o primeiro BEV com plataforma específica da Kia a ser inspirado pela nova filosofia de design, que incorpora a mudança de foco da Kia em direção à eletrificação.

O design exterior do EV6 é uma representação do conceito de “Potência para Progredir”.

Na parte dianteira, as caraterísticas luzes de circulação diurna conferem uma aparência afilada e moderna, fazendo parte do “Rosto de Tigre Digital” deste modelo, uma evolução de design que transpõe o espírito da “Grelha Nariz de Tigre” da Kia para esta nova era eletrificada.

O perfil apresenta uma estética inspirada nos crossovers, que se revela moderna, elegante e desportiva, desenvolvendo-se em contrastes com as linhas acentuadas e os pormenores de alta tecnologia, gerando uma sensação de tensão no design. O para-brisas de inclinação acentuada confere mais dinamismo e funcionalidade, ao mesmo tempo que os ousados arcos de roda posteriores oferecem mais volume. Uma linha definidora prolonga visualmente todo o perfil, estendendo-se pela parte inferior das portas e elevando-se ao aproximar-se das cavas das rodas traseiras.

Assumindo-se como um produto inequívoco da era VE, o design interior foi libertado pela plataforma E-GMP da Kia (concebida especificamente para veículos elétricos), que oferece mais espaço em comparação com os VE anteriores da marca, todos eles baseados na arquitetura de modelos já existentes. O design interior do EV6 revela assim uma utilização inovadora do espaço, criando uma experiência de bordo e de condução única.

Um dos elementos mais surpreendentes do habitáculo é um ecrã curvo AVN (Audio, Vídeo, Navigation) de alta-definição e dotado de alta tecnologia. A linguagem de formas muito simples deste amplo ecrã e do elegante tablier oferecem uma sensação de amplitude. Estendendo-se desde o volante até ao centro do veículo, o painel de instrumentos surge em frente ao condutor, situando-se os comandos dos sistemas de infotainment e de navegação acima da consola central. A largura do ecrã cria uma experiência imersiva para o condutor, ao mesmo tempo que o reduzido número de botões físicos oferece uma experiência de condução descomplicada e relaxante.

Sob o ecrã AVN, os passageiros encontram os comandos dos sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado (com botões táteis) e, imediatamente abaixo, o tablier inclina-se na direção da parte dianteira, oferecendo uma sensação de espaço e abertura aos ocupantes dos bancos da frente.

Os bancos são leves e contemporâneos, e encontram-se revestidos com tecidos modernos, visualmente apelativos e robustos, criados a partir de plástico reciclado, gerando uma sensação de amplitude ainda maior no habitáculo.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade