Carros elétricos com tubos de escape? Faz mais sentido do que pensa - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Carros elétricos com tubos de escape? Faz mais sentido do que pensa

Vitor Mendes by Vitor Mendes
07/02/2025
in Atualidade, Destaques
A A
F595 é a nova série especial da Abarth

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Parece contraditório, uma vez que os carros elétricos não produzem quaisquer gases de escape, mas o Grupo Stellantis terá patenteado um sistema de tubo de escape para os seus veículos exclusivamente a bateria.

Qual a lógica? Segundo a empresa, pode estar aqui a solução para um dos maiores receios em torno dos EV: os incêndios.

A patente registada na United States Patent and Trademark Office (USPTO), no passado dia 16 de janeiro, como relata o Green Car Reports, mostra o funcionamento de um sistema de baterias que poderia ajudar a extinguir os fogos ocorridos nestes veículos de forma mais rápida.

Related Post

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025
GTI

Afinal o primeiro GTi elétrico é o Peugeot 208

13/06/2025

Menos frequentes, mas mais difíceis

Vários estudos demonstraram que os veículos elétricos não sofrem mais incêndios do que os carros a gasolina ou Diesel. Na verdade, as probabilidades de que ardam são menores. O problema está na dimensão. Quando ocorre um incêndio, é muito mais difícil de apagar do que no caso de um modelo de combustão.

E explicam as entidades de segurança que o tipo de fogo é diferente. Costuma ocorrer, como mencionámos acima, devido a uma fuga térmica, que liberta os gases contidos na bateria, um processo que pode durar horas e não é fácil de controlar.

É aqui que entra esta surpreendente solução.

Quando as baterias sobreaquecem ou sofrem uma fuga térmica, existe a possibilidade de libertarem gases inflamáveis. O problema é que estes ficam expostos a temperaturas muito elevadas, resultantes do sobreaquecimento das células, o que pode fazer com que entrem em combustão.

Os gases que se produzem nestas situações são muito diversos: hidrogénio, metano, butano, etileno, acetileno, propano, entre outros. E os engenheiros da Stellantis defendem que, se esses gases não estivessem presentes, poderia evitar-se que a fuga térmica se transformasse num incêndio. É por isso que este sistema de escape teria precisamente o objetivo de evacuação de gases, antes que estes pudessem representar um problema.

Na patente, explica-se ainda numa legenda que os gases passariam por “uma pluralidade de zonas de tratamento para tratar quimicamente o fluxo de gases, de modo a eliminar ou, pelo menos, reduzir o número de diversas espécies químicas do fluxo”. Soa familiar…?

Fonte: Green Car Reports

Tags: carros elétricos
Vitor Mendes

Vitor Mendes

Related Posts

Restyling do Tesla Model S e X está pronto
Atualidade

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?
Atualidade

O que muda no BMW XM para 2025?

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver
Atualidade

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
Next Post
Novo Audi A5 Sedan e Avant já tem preços para Portugal

Combustão, sempre! Novo Audi A5 arranca nos 43.990 €

Xiaomi mostra novo SUV YU7

Nova Tesla vem dos telefones e quer fazer carros mais rápido

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025
GTI

Afinal o primeiro GTi elétrico é o Peugeot 208

13/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version