Bateria do Hyundai Ioniq 5 mantém 88% de capacidade após 580.000 km - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Bateria do Hyundai Ioniq 5 mantém 88% de capacidade após 580.000 km

Vitor Mendes by Vitor Mendes
03/05/2025
in Atualidade, Destaques
A A
hyundai Ioniq 5

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

A durabilidade das baterias dos carros elétricos tem sido um tema de debate entre consumidores e especialistas, mas um caso recente na Coreia do Sul vem desafiar as preocupações mais comuns. Lee Young-Heum, um antigo vendedor ambulante, percorreu mais de 580.000 quilómetros em apenas 2 anos e 9 meses com o seu Hyundai Ioniq 5, e, mesmo após essa utilização intensiva, a bateria do veículo mantinha 87,7% da sua capacidade original.

Carregamento rápido, e então?

O mais surpreendente é que Lee utilizou frequentemente carregamento rápido, um método que, em teoria, pode acelerar a degradação das baterias. No entanto, quando a Hyundai-Kia Research Institute inspecionou o veículo, descobriu que o sistema de propulsão elétrica continuava em excelente estado. A marca decidiu substituir a bateria e o motor sem custos, para analisar os componentes usados e melhorar os seus futuros desenvolvimentos.

Related Post

Lada

Lada Azimut: Do Google russo aos motores do tempo da guerra

19/06/2025
Aston Martin

Pagou 3,5 milhões por um V12, mas vai processar a Aston Martin por causa do barulho…

18/06/2025
Ford vai a Pikes Peak com “monstro” elétrico de mais de 1400 CV

Ford vai a Pikes Peak com “monstro” elétrico de mais de 1400 CV

18/06/2025
Forthing lança monovolume para sete a gasolina e a GPL

Forthing lança monovolume para sete a gasolina e a GPL

18/06/2025

Yoon Dal-Young, representante da Hyundai, explicou que este tipo de análise é crucial para validar os modelos de previsão de durabilidade das baterias. “Geralmente, usamos táxis para estes testes, mas o Ioniq 5 do Sr. Lee foi o caso com maior quilometragem que já vimos”, afirmou.

Poupanças em combustível e manutenção
Além da longevidade impressionante da bateria, Lee destacou as vantagens económicas do veículo elétrico. Quando utilizava um carro a combustão, tinha de mudar o óleo a cada 15 dias devido à elevada quilometragem, além de substituir frequentemente peças do motor e da transmissão. Com o Ioniq 5, apenas teve de trocar componentes básicos de desgaste, como pneus e pastilhas de travão.

Contas da própria Hyundai revelam que, num SUV convencional como o Tucson 1.6 Turbo, Lee teria gasto:

-66 mudanças de óleo

-8 substituições de velas de ignição

-13 renovações de líquido de travões

-11 trocas de óleo da transmissão

No total, a manutenção de um carro a gasolina teria custado entre 8.000 e 8.700 euros, enquanto o Ioniq 5 exigiu apenas cerca de mil euros em reparações.

Quanto ao combustível, a diferença foi ainda maior: 53.000 euros em gasolina (num Tucson), contra 33.000 euros gastos em eletricidade (no Ioniq 5).

Ou seja, uma poupança de cerca de €20.000 em apenas três anos.

Único problema: carregador lento avariado
O único contratempo ocorreu após 650.000 km, quando o carregador lento do veículo deixou de funcionar – um componente que a Hyundai considerou ter tido uma “morte natural” devido ao uso extremo. Apesar disso, o Ioniq 5 continuou a circular sem problemas, ultrapassando 671.000 km.

Atualmente, Lee reduziu a sua quilometragem devido a uma mudança de emprego, mas o seu caso serve como um testemunho relevante para a fiabilidade dos veículos elétricos, mesmo em condições de utilização intensiva.

Leia também: Peugeot 3008 vs. Citroën C5 Aircross: Qual o melhor SUV francês para si

 

Tags: Bateriascarros elétricosHyundai
Vitor Mendes

Vitor Mendes

Related Posts

Lada
Atualidade

Lada Azimut: Do Google russo aos motores do tempo da guerra

by Vitor Mendes
19/06/2025
Aston Martin
Atualidade

Pagou 3,5 milhões por um V12, mas vai processar a Aston Martin por causa do barulho…

by Vitor Mendes
18/06/2025
Ford vai a Pikes Peak com “monstro” elétrico de mais de 1400 CV
Atualidade

Ford vai a Pikes Peak com “monstro” elétrico de mais de 1400 CV

by Ricardo Carvalho
18/06/2025
Next Post
Renault-4-E-Tech-electric-8-1

Nem França, nem Espanha. O novo Renault 4 vai apresentar-se nesta região em Portugal

Mazda abandona o motor maior do MX-5 na Europa

Mazda MX-5 elétrico já existe no papel

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Lada

Lada Azimut: Do Google russo aos motores do tempo da guerra

19/06/2025
Aston Martin

Pagou 3,5 milhões por um V12, mas vai processar a Aston Martin por causa do barulho…

18/06/2025
Ford vai a Pikes Peak com “monstro” elétrico de mais de 1400 CV

Ford vai a Pikes Peak com “monstro” elétrico de mais de 1400 CV

18/06/2025
Forthing lança monovolume para sete a gasolina e a GPL

Forthing lança monovolume para sete a gasolina e a GPL

18/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version