O Papa Leão XIV decidiu deixar para trás o Fiat 500L usado por Francisco I e usar um carro maior e elétrico para as suas deslocações oficiais.
Os carros usados pelo Papa são sempre especiais. São veículos baseados em modelos de produção, mas adaptados às necessidades do Santo Padre. São conhecidos coloquialmente como papamóvel e, de vez em quando, aparece um novo. E agora, com a proclamação do Papa Leão XIV, temos um novo papamóvel que deixa para trás o Fiat 500L usado pelo Papa Francisco I.
Leia também: O último pedido automóvel do Papa Francisco
Jorge Mario Bergoglio utilizou diferentes veículos desde a sua proclamação, mas o Fiat 500L branco é o mais reconhecido de todos eles. Este utilitário simples, um carro sem qualquer tipo de luxo ou exclusividade, foi um dos mais utilizados pelo Papa Francisco. No entanto, com a chegada do novo Papa, o veículo oficial também mudou.
Robert Francis Prevost não parece que vai continuar a usar o Fiat do seu antecessor no cargo. O Papa Leão XIV vai usar um novo veículo, como já se viu em algumas ocasiões, um carro que é sem dúvida maior e, o mais importante de tudo, é elétrico.
No entanto, não espere um Tesla ou um Renault 5 E-Tech. Na verdade, o novo Papa não optou por um carro elétrico puro, apesar de este segmento de mercado estar a experimentar um grande boom nos últimos meses, com uma quota de mercado cada vez maior.
Apesar disso, o novo Papa escolheu um carro híbrido plug-in para as suas primeiras viagens no cargo. Trata-se de uma Volkswagen Multivan e-Hybrid, uma carrinha de tamanho médio com um trem elétrico que pertence à frota do Vaticano.
A carrinha, com acabamento em um preto metálico sóbrio, mas elegante, é um veículo com sete lugares no interior, onde o Papa Leão XIV pode viajar com espaço e conforto suficientes.
Estamos a falar de um veículo com 4,97 metros de comprimento, 1,94 metros de largura e 1,90 metros de altura, bem como uma plataforma que lhe confere 3,12 metros de distância entre eixos e até 3,5 metros quadrados de espaço de carga.
Embora a Volkswagen Multivan nunca tenha sido concebida como um veículo comercial para transporte de mercadorias. É antes a opção para quem procura um carro para vários passageiros, tal como a Volkswagen Caravelle. Baseia-se na sétima geração (T7) da famosa carrinha da Volkswagen, um veículo que encontramos tanto com motor diesel como com versão híbrida plug-in. O sistema de propulsão é composto por um motor a gasolina de 1,5 litros e quatro cilindros, que com 177 CV de potência atua como base do trem motor.
A este junta-se um motor elétrico que produz 85 kW (115 CV) de potência. O resultado é um rendimento combinado de 245 CV com 350 Nm de binário, gerido por uma caixa automática DSG de dupla embraiagem e seis velocidades.